Show simple item record

dc.contributor.author França, Fabiane Freire
dc.contributor.author Felipe, Delton Aparecido
dc.date.accessioned 2023-05-22T02:14:43Z
dc.date.available 2023-05-22T02:14:43Z
dc.date.issued 2018-05
dc.identifier.citation FELIPE, D. A.; FRANÇA, F. F. Gênero e raça na educação escolar: diálogos com docente por uma educação para diversidade. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 39–47, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.7926. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7926. Acesso em: 18 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11005
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 39-47, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram coletados durante a realização de grupos de conversas realizados com docentes entre os anos de 2008 e 2014. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa ação participante que compreende de forma horizontal a relação entre o sujeito que ouve e o sujeito que fala, mediante a utilização dos diálogos como estratégia metodológica. Como referencial teórico optamos pelos Estudos Culturais que possibilitaram a problematização e a desconstrução de discursos normativos e biologizantes. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de um movimento contínuo e conflituoso de opiniões acerca de gênero e raça por parte dos/as professores/as durante as discussões em grupo. Concluise que tais resultados propiciam entender a ancoragem dos discursos destes/as docentes em suas histórias de vida, seus valores e crenças pessoais. pt_BR
dc.description.abstract El objetivo de este artículo consiste en analizar los discursos de género y raza e profesores y profesoras de la Educación Básica, en los años elementales y finales, del estado de Paraná-Brasil. Los datos presentados fueron recolectados durante la realización de grupos de conversaciones realizadas con docentes entre los años 2008 y 2014. Caracterizamos este análisis como una investigación acción participante que comprende de forma horizontal la relación entre el sujeto que oye y el sujeto que habla. Como referencial teórico optamos por los Estudios Culturales que posibilitaron la problematización y la deconstrucción de discursos normativos y biologizantes. Los resultados de la investigación apuntaron la ocurrencia de un movimiento continuo y conflictivo de opiniones acerca de género y raza por parte de los profesores durante las discusiones en grupo. Se concluye que tales resultados propician entender el anclaje de los discursos de estos docentes en sus historias de vida, sus valores y creencias personales. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this article is to analyze the discourses of gender and race of teachers of Basic Education in the elementary and final years in the state of Paraná-Brazil. The data presented were collected during groups of conversations with teachers between the years 2008 and 2014. We characterized this analysis as a research participant action that horizontally understands the relationship between the subject who hears and the subject who speaks. As a theoretical reference, we opted for Cultural Studies that allowed the problematization and deconstruction of normative and biologizing discourses. The results of the research pointed to the occurrence of a continuous and conflicting movement of opinions about gender and race by the teachers during the group discussions. It is concluded that such results provide an understanding of the anchoring of these teachers' discourses in their life histories, their personal values and beliefs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Formação de professores/as pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Raça pt_BR
dc.subject Educación escolar pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Raza pt_BR
dc.subject School education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Breed pt_BR
dc.title Gênero e raça na educação escolar: diálogos com docentes para a diversidade pt_BR
dc.title.alternative Género y raza en la educación escolar: diálogos con maestros para la diversidad pt_BR
dc.title.alternative Gender and race in school education: dialogues with teachers for diversity pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6il.7926 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record