Abstract:
Pretendo, neste breve artigo, tecer um panorama entre as teorias feministas africanas e
as teorias amefricanas. Buscando a possibilidade de observação entre os respectivos
estudos, visando compreender a importância que cada teoria tem a partir dos locais de
onde se desenvolve. Para isto analisei algumas obras de Lélia Gonzalez e expus um
panorama mais geral de três teóricas do feminismo em África, sendo elas: Fatou Sow,
Manthiba Phalane e Oyèrónké Oyewùmi. Algumas aproximações entre as teorias ficam
evidentes, como a interseccionalidade de opressões.
Pretendo, en este breve artículo, tejer un panorama entre las teorías feministas africanas
y las teorías amefricanas. Buscando la posibilidad de observación entre los respectivos
estudios, intentando entender la relevancia que cada teoría tiene a partir de los lugares
de donde se desarrolla. Por eso, analicé algunas obras de Lélia González y expuse un
panorama más general de tres teóricas del feminismo en África, siendo ellas: Fatou
Sow, Manthiba Phalane y Oyèrónké Oyewùmi. Algunas aproximaciones entre las
teorías quedan evidentes, como la interseccionalidad de opresiones.
I intend, in this brief article, to weave a panorama between African feminist theories and
the Amefrican theories. Seeking the possibility of observation between the respective
studies, aiming to understand the relevance that each theory has from the places where it
develops. To do so, I analyzed a few works by Lélia Gonzalez and presented a more
general panorama of three theorists of feminism in Africa: Fatou Sow, Manthiba
Phalane and Oyèrónké Oyewùmi. Some approximations between the theories are
explicit, such as the intersectionality of oppressions.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 78-87, 2018.