Show simple item record

dc.contributor.author Xavier Filha, Constantina
dc.date.accessioned 2023-05-25T00:13:02Z
dc.date.available 2023-05-25T00:13:02Z
dc.date.issued 2017-11
dc.identifier.citation FILHA, C. X. Educação para a(s) sexualidade(s): carregar água na peneira? Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 16–39, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7865. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7865. Acesso em: 18 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11016
dc.description Parte desse texto é baseada em XAVIER FILHA, Constantina. Educação para a sexualidade: entre carregar água na peneira, catar espinhos na água e a prática de despropósitos. In . Educação para a sexualidade, equidade de gênero e diversidade sexual. Campo Grande: Editora da UFMS, 2009 [no prelo]. // Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 16-39, Jul./Dez. 2017. pt_BR
dc.description.abstract O artigo tem por objetivo discutir sobre os conceitos de educação sexual, orientação sexual e educação para a sexualidade. A opção teórica é pelo termo educação(ões) para a(s) sexualidade(s). Pretendo no presente artigo, discutir essas questões, sem a pretensão de esgotálas, ressaltando as possibilidades, as dificuldades, os conflitos, os avanços, os ganhos, os desafios, os propósitos e os despropósitos... decorrentes da prática da educação para a(s) sexualidade(s) na educação de educadoras e educadores em cursos de formação inicial e continuada. Não se almeja chegar a conclusões, a respostas com tom de verdade ou definitivas. Importa, sobretudo, refletir, palpitar, questionar, problematizar, discutir, pensar sobre esses e outros assuntos, bem como tencionar discursos e provocar inquietações, algo que ao longo desses últimos vinte e poucos anos têm constituído objeto constante de meus estudos, de práticas de desacomodação na discussão da interface entre sexualidade(s), gênero(s) e educação. pt_BR
dc.description.abstract El artículo tiene como objetivo discutir sobre los conceptos de educación sexual, orientación sexual y educación para la sexualidad. Se ha optado teóricamente por el término educación(es) para la(s) sexualidad(es). Pretendo en este artículo, discutir estas cuestiones sin pretensiones de agotarlas, resaltando las posibilidades, las dificultades, los conflictos, los avances, las ventajas, los desafíos, los propósitos y los despropósitos... consecuencia de la práctica de la educación para la(s) sexualidad(es) en la educación de educadoras y educadores en cursos de formación inicial y continuada. No se pretende llegar a conclusiones, a respuestas con carácter de verdad o definitivas. Importa, principalmente, reflexionar, palpar, cuestionar, problematizar, discutir, pensar sobre estos y otros asuntos, así como proponer discursos y provocar inquietudes, algo que a lo largo de estos últimos veinte y pocos años ha sido objeto constante de mis estudios, de prácticas críticas en la discusión de las interconexiones entre sexualidad(es), género(s) y educación. pt_BR
dc.description.abstract The article aims to discuss about the concepts of sexual education, sexual orientation and education for sexuality. The theoretical option is for the term education(s) for sexuality(ies). I intend in this article to discuss these questions, without the pretension of exhaust them, highlighting the possibilities, the difficulties, the conflicts, the advances, the gains, the challenges, the purposes and impertinences... due to the practice of education for sexuality(ies) in the education of teachers in initial and continuous formation. It does not aim to reach conclusions, answers with a ring of truth or definitive ones. It matters, above all, to reflect, to sound out, to question, to problematize, to discuss, to think about this and other subjects, as well as plan speeches and cause disquiet, something that along these twenty-odd years has been the constant object of my studies, practices of discomfort in discussing the interface between sexuality(ies), gender(s) and education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject educação para a(s) sexualidade(s) pt_BR
dc.subject formação docente pt_BR
dc.subject gênero pt_BR
dc.subject educación para la(s) sexualidad(es) pt_BR
dc.subject formación docente pt_BR
dc.subject género pt_BR
dc.subject education for sexuality(ies) pt_BR
dc.subject teacher education pt_BR
dc.subject gender pt_BR
dc.title Educação para a(s) sexualidade(s): carregar água na peneira? pt_BR
dc.title.alternative Educación para la(s) sexualidad(es): ¿cargar agua en el colador? pt_BR
dc.title.alternative Education for sexuality(ies): carrying water on a sieve? pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v5i2.7865 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record