Show simple item record

dc.contributor.author Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade
dc.contributor.author Freitas, Silvia Garcia de
dc.date.accessioned 2023-05-25T00:29:06Z
dc.date.available 2023-05-25T00:29:06Z
dc.date.issued 2018-02-16
dc.identifier.citation ASSUMPÇÃO, A. P. V. de A.; FREITAS, S. G. de. Discursos entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 91–95, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7621. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7621. Acesso em: 18 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11018
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 91-95, Jul./Dez. 2017. pt_BR
dc.description.abstract A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. O objetivo deste artigo é descrever a metodologia de ensino aplicada para debater sobre esses temas transversais, direcionando @s alun@s dos 3ºs anos a pensarem sobre a construção de posições definidas como padrões historicamente ditos “normais". pt_BR
dc.description.abstract Lo importante de discutir, en clase, las temáticas relacionadas con el género, la sexualidad y la identidad ocurre por el simple hecho de que vivimos en una sociedad en la que existe mucha diversidad, mas que a menudo no es respetada, ignorando los derechos humanos y degradando la ciudadanía. Esto significa que es deber de los aparatos del Estado - Institución familiar, Institución escuela y Estado - promover acciones que posibiliten la consolidación de una sociedad democrática, la desestabilización del sexismo, de la homofobia o de cualquier otro tipo de prejuicio. El objetivo de este artículo es describir la metodología de enseñanza utilizada para promover discusiones acerca de los temas trasversales, proponiendo a los alumnos del tercer año de la enseñanza media una reflexión crítica sobre la construcción de pensamientos comprendidos como correctos y históricamente tratado como “normales”. pt_BR
dc.description.abstract The importance of discussing, in class, themes related to gender, sexuality, identity is the sample fact that we live in a society where diversity exists, but it is often disregarded. At this way, it violates the human rights and consequently demotes the citizenship. It means that it is duty of the apparatus of the State – family, school and State – to promote actions in order to allow the consolidation of a democratic society through the sexism and homophobia disestablishment as the other kinds of prejudice. The aim of this article is to describe the applied teaching methodology in order to discuss about cross-cuting themes, directing senior year students of High School to think about the construction of positions historically defined as "normal". pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Igualdade pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Igualdad pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Equality pt_BR
dc.subject Discourse pt_BR
dc.title Discursos entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de português e espanhol pt_BR
dc.title.alternative Discursos entrecruzados: género y sexualidad en las clases de portugués y español pt_BR
dc.title.alternative Entwined discourses: gender and sexuality in portuguese and spanish classes pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v5i2.7621 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record