Abstract:
A educação é feita de desafios. Hoje, mais do que nunca, se faz necessário
não só pensar/refletir, mas também agir em prol de um ensino que ultrapasse os limites
do aprendizado formal. É necessário formar sujeitos humanos capazes de sonhar e de
vencer o medo, sujeitos capazes de transformar a sociedade machista, homofóbica e
intolerante, na qual vivemos, em uma sociedade que preze pelo respeito e pela
igualdade de gênero. Movida por esse desejo, comecei a participar do GESE, em 2017.
Ao longo do ano, instigada pelas reflexões que o grupo proporciona e pela brilhante
obra de Lygia Bojunga – A bolsa Amarela –, desenvolvi com alunos do 5º ano da rede
pública municipal de ensino um trabalho que alia leitura, reflexão, tomada de posição e
produção escrita. Trabalho esse que passo a descrever neste espaço, como um relato de
experiência que faz valer a profissão que escolhi: “ser educadora”.
Educación está hecha de desafíos. Hoy, más se hace preciso no sólo
pensar/reflexionar, sino también actuar en favor de la enseñanza que traspase los
límites del aprendizaje formal. Es necesario formar sujetos humanos que puedan soñar y
vencer el miedo, sujetos que puedan transformar la sociedad machista, homofóbica y
intolerante, en que vivimos, en una sociedad que aprecie el respeto y la equidad de
género. Movida por ese deseo, comencé a participar del GESE, en 2017. A lo largo del
año, instigada por las reflexiones que el grupo proporciona y por la brillante obra de
Lygia Bojunga – La bolsa Amarilla – desarrollé con los estudiantes del quinto año de la
rede pública municipal de enseñanza un trabajo que alía la lectura, las reflexiones, el
informe de posición y la producción escrita. Trabajo que paso a describir, como un
relato de experiencia que faz valer la profesión que he elegido: “ser educadora”.
Education is made of challenges. Nowadays, more than before it is
necessary not only think/reflect about, but also act in order to have an education that
exceeds limits of a formal learning. It is necessary to form human beings, who are able
to dream and to overcome the fears, people able to transform the sexist society,
homophobic and intolerant, where we live in, into a society that appreciates the respect
and gender equity. Driven by this desire, I started to participate of GESE, in 2017.
Throughout the year, I was instigated for all reflections provided by the group and by
the brilliant work of Lygia Bojunga – The Yellow Bag. So, I developed with 5th grade
students of public school, a work that allies reading, thinking, opinion and writing. On
this work, I shall describe how an experience report could make the profession I choose
to be worth: “to be teacher”.