Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans

Silva, Fernando Guimarães Oliveira da; Maio, Eliane Rose

Abstract:

 
Este texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.
 
This text is the result of dialogues that pulsate in the seek for movements of deconstruction of the truths about the gender identity of trans girls. We point out 'truths' because we are affiliated to the idea that there is not a one way to present as a trans girl to the social world, as many believe in transgendering. Our incursion foresees how school can produce different vulnerabilities when there is a transience of identity that (un)identifies the culturally sexed gender and allows trans girls to coexist with different ways of expressing their feminities. In the cut of bibliographical research, having as a resource the systematic review of literature, we seek diverse readings that assure their space of reflection in the cultural studies, in order to analyze how school has been placed in front of the set of im/possibilities of experiencing processes of (des)identifications and (de)generators of sexed bodies.
 
Este texto es el resultado de diálogos que pulsan en la búsqueda por movimientos de desconstrucción de las verdades sobre la identidad de género de niñas trans. Señalamos 'verdades', porque nos filiamos a la idea de que no hay una manera única de presentarse como niña trans al mundo social, como muchos creen en la transgenitalización. Nuestra incursión prevé problematizar cómo la escuela puede producir diferentes vulnerabilidades cuando hay una transitoriedad identitaria que (des)identifica el género culturalmente sexuado y permite que las niñas trans convivan con diferentes maneras de expresar sus feminidades. Se buscan lecturas diversas en el recorte de la investigación bibliográfica, teniendo como recurso la revisión sistemática de literatura, que aseguran su espacio de reflexión en los estudios culturales, para analizar cómo la Escuela se ha colocado frente al conjunto de im/posibilidades de experimentar procesos de (des)identificaciones y (des)generadores de cuerpos sexuados.
 

Description:

Rev. Diversidade e Educação, v. 5, n. 1, p. 24-31, jan./jun. 2017.

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