Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Danilo Araújo de
dc.contributor.author Ferrari, Anderson
dc.date.accessioned 2023-05-28T23:06:59Z
dc.date.available 2023-05-28T23:06:59Z
dc.date.issued 2018-09
dc.identifier.citation OLIVEIRA, D. A. de.; FERRARI, A. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 18 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11030
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 21-29, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro. pt_BR
dc.description.abstract Utilizamos el concepto de interseccionalidad como tentativa para la problematización del sujeto en su relación con el saber y con el currículum. El foco de nuestro análisis es la escuela y la acción en las salas de aula. ¿Cuáles son los desafíos y las potencialidades de un aula de historia pensando el cuerpo negro? Esa es la cuestión que organizó la preparación de una clase de historia de un profesor negro y gay interesado en colocar bajo sospecha la hegemonía blanca y heterosexual en la constitución histórica de los brasileños. pt_BR
dc.description.abstract The concept of intersectionality is taken as the bet to the problematization of the subject in his relation with knowledge and curriculum. For this, it is a school and investment in the classroom that is the focus of our analysis. What are the challenges and potentialities of a class history that think about blackbody? This is a question that organized a preparation of a history lesson of a black teacher put under suspicion the white and heterosexual hegemony in the Brazilian's historical constitution. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Interseccionalidade pt_BR
dc.subject Interseccionalidad pt_BR
dc.subject Intersecionality pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Raça pt_BR
dc.subject Raza pt_BR
dc.subject Race pt_BR
dc.title Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos pt_BR
dc.title.alternative Interseccionalidad, género, sexualidad y raza: los desafíos y las potencialidades en la invención de otros currículos pt_BR
dc.title.alternative Interseccionality, gender, sexuality and race: challenge and potencialities in the invention of others curriculums pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10. 14295/de.v6i1.8234 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record