dc.contributor.author |
Oliveira, Danilo Araújo de |
|
dc.contributor.author |
Ferrari, Anderson |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-28T23:06:59Z |
|
dc.date.available |
2023-05-28T23:06:59Z |
|
dc.date.issued |
2018-09 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, D. A. de.; FERRARI, A. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 18 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11030 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 21-29, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na
problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola
e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as
potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que
organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado
em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do
brasileiro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Utilizamos el concepto de interseccionalidad como tentativa para la
problematización del sujeto en su relación con el saber y con el currículum. El foco de
nuestro análisis es la escuela y la acción en las salas de aula. ¿Cuáles son los desafíos y
las potencialidades de un aula de historia pensando el cuerpo negro? Esa es la cuestión
que organizó la preparación de una clase de historia de un profesor negro y gay
interesado en colocar bajo sospecha la hegemonía blanca y heterosexual en la
constitución histórica de los brasileños. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The concept of intersectionality is taken as the bet to the problematization
of the subject in his relation with knowledge and curriculum. For this, it is a school and
investment in the classroom that is the focus of our analysis. What are the challenges
and potentialities of a class history that think about blackbody? This is a question that
organized a preparation of a history lesson of a black teacher put under suspicion the
white and heterosexual hegemony in the Brazilian's historical constitution. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Interseccionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Interseccionalidad |
pt_BR |
dc.subject |
Intersecionality |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Raça |
pt_BR |
dc.subject |
Raza |
pt_BR |
dc.subject |
Race |
pt_BR |
dc.title |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interseccionalidad, género, sexualidad y raza: los desafíos y las potencialidades en la invención de otros currículos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interseccionality, gender, sexuality and race: challenge and potencialities in the invention of others curriculums |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10. 14295/de.v6i1.8234 |
pt_BR |