Abstract:
O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na
problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola
e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as
potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que
organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado
em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do
brasileiro.
Utilizamos el concepto de interseccionalidad como tentativa para la
problematización del sujeto en su relación con el saber y con el currículum. El foco de
nuestro análisis es la escuela y la acción en las salas de aula. ¿Cuáles son los desafíos y
las potencialidades de un aula de historia pensando el cuerpo negro? Esa es la cuestión
que organizó la preparación de una clase de historia de un profesor negro y gay
interesado en colocar bajo sospecha la hegemonía blanca y heterosexual en la
constitución histórica de los brasileños.
The concept of intersectionality is taken as the bet to the problematization
of the subject in his relation with knowledge and curriculum. For this, it is a school and
investment in the classroom that is the focus of our analysis. What are the challenges
and potentialities of a class history that think about blackbody? This is a question that
organized a preparation of a history lesson of a black teacher put under suspicion the
white and heterosexual hegemony in the Brazilian's historical constitution.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 21-29, 2018.