Abstract:
Este ensaio objetiva pensar a sexualidade a partir do cinema, em especial, os filmes Elvis e
Madona e Uma Nova Amiga, subvertendo a ideia de gênero e identidade estabelecidas socialmente:
homem/mulher, gay/lésbica... Refletindo, ainda, sobre as produções imagéticas de pensamentos e
práticas ativadoras de modos de afetação das imagens, dos filmes supracitados suscitando novas
possibilidades de pensar o ser humano, corpo e cinema. Convidando-(n/os) a perguntar: o que pode o
cinema como artefato para pensar a sexualidade na educação e no deslocamento dos gêneros? Para
tanto, serão trazidos e problematizados, além dos filmes, pequenas frases e fragmentos de textos
produzidos por três professorxs de Ciências Biológicas e umx alunx do ensino médio, que tiveram o
encontro com essas obras cinematográficas e fizeram uma relação com a sexualidade e a escola.
Traremos os teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como Alain Bergala e Jean-Luc-Godard
como uma caixa de ferramentas para possibilitar novas maneiras de ver e pensar a sexualidade com o
cinema. Serão intercessores para uma configuração do pensamento por desterritorializações,
deslocamentos.
Este ensayo tiene como objetivo pensar la sexualidad a partir del cine: en especial, de las
películas Elvis e Madona y Une nouvelle amie, subvirtiendo la idea de género e identidad
establecidas socialmente: hombre/mujer, gay/lesbiana… También reflexiona sobre las producciones
imagéticas de pensamientos y las prácticas activadoras de los modos de afectación de las imágenes,
de las películas citadas, suscitando nuevas posibilidades de pensar el ser humano, cuerpo y cine.
Convidándonos a preguntar: ¿qué poder tiene el cine como artefacto para pensar la sexualidad en la
educación y en el pesplazamiento de los géneros? Para ello, serán presentados y problematizados,
además de las películas, pequeñas frases y fragmentos de textos producidos por tres profesorxs de
Ciencias Biológicas y unx alumnx de enseñanza media, que tuvieron el encuentro con esas obras
cinematográficas e hicieron una relación con la sexualidad y la escuela. Citaremos a los teóricos
Gilles Deleuze e Féliz Guattari, así como Alain Bergala e Jean-Luc Godard como una caja de
herramientas para posibilitar nuevas formas de ver y pensar la sexualidad con el cine. Serán
intermediarios para una configuración del pensamiento por desterritorializaciones, desplazamientos.
This essay aims at thinking the sexuality from cinema, in particular the films Elvis &
Madona and Une nouvelle amie, subverting the idea of gender and identity socially established:
man/woman, gay/lesbian. Reflecting, still, about imagery productions of thoughts and practices that
activate ways of image affectation from the films mentioned above, raising new possibilities of
thinking about the human being, body and cinema. Inviting us to ask: what can the cinema as artifact
to think the sexuality in education and gender dislocation? Therefore, it will be brought and
questioned, besides the films, little sentences and text fragments produced by three teachers of
Biological Sciences and a student from high school that encountered those cinematographic works
and were able to create a connection with sexuality and school. We will bring theoreticals Gilles
Deleuze and Félix Guattari, as well as Alain Bergala and Jean-Luc-Godard as a toolbox to enable
new ways of seeing and thinking the sexuality with the cinema. They will be intercessors to a
configuration of thinking for deterritorializations, dislocations.
Description:
Rev. Diversidade e Educação, v. 5, n. 1, p. 42-50, jan./jun. 2017.