Show simple item record

dc.contributor.author Costa, Dhemersson Warly Santos
dc.contributor.author Silva, Carlos Augusto Silva
dc.date.accessioned 2023-05-29T01:21:20Z
dc.date.available 2023-05-29T01:21:20Z
dc.date.issued 2018-02-20
dc.identifier.citation COSTA, D. W. S.; SILVA, C. A. S. “Que palhaçada é essa?”: um relato sobre a sexualidade no ensino de ciências. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 96–101, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7537. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7537. Acesso em: 18 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11038
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 96-101, Jul./Dez. 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por um estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de Altamira/PA, fomentando discussões sobre o debater de questões voltadas à sexualidade na disciplina de Ciências. Parte-se do pressuposto de que a sexualidade entra na escola não para promover a multiplicidade de formas de habitar o mundo, mas para suprimi-la, discipliná-la em códigos sociais, respaldados por método científico, que acaba por provocar generalizações, bifurcações... Homem, Mulher, Masculino, Feminino, Macho, Fêmea. Binarismos impostos por uma ciência régia que congela um possível abalo do sexo. Restringindo-o apenas para procriação e explicações biológicas. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia vivida por un estudiante del curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas durante la práctica supervisada en una escuela de enseñanza fundamental ubicada en la ciudad de Altamira/PA, fomentando discusiones sobre el debate sobre cuestiones volcadas a la sexualidad la disciplina de las ciencias. Se parte del supuesto de que la sexualidad entra en la escuela no para promover la multiplicidad de formas de habitar el mundo, sino para suprimirla, disciplinarla en códigos sociales, respaldados por método científico, que acaba por provocar generalizaciones, bifurcaciones. Hombre, Mujer, Masculino, Femenino, Macho, Femenino. Binarismos impuestos por una ciencia regia que congela una posible sacudida del sexo. Restringiendo sólo para la procreación y explicaciones biológicas. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to present an experience report by a student of the Licentiate in Biological Sciences course during the supervised internship at a primary school located in the city of Altamira / PA, fostering discussions about discussing issues related to sexuality in discipline of science. It starts from the assumption that sexuality enters the school not to promote the multiplicity of ways of inhabiting the world, but to suppress it, to discipline it in social codes, backed by scientific method, that eventually provokes generalizations, bifurcations. .. Man, Woman, Male, Female, Male, Female. Binarisms imposed by a royal science that freezes a possible concussion of sex. Restricting it only for procreation and biological explanations. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Ciencias pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.title “Que palhaçada é essa?”: um relato sobre sexualidade no ensino de ciências pt_BR
dc.title.alternative "Que paloma esta?": un relato sobre sexualidad en la enseñanza de ciencias pt_BR
dc.title.alternative "What is this clown?": a report on sexuality in science teaching pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v5i2.7537 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record