dc.contributor.author |
Costa, Dhemersson Warly Santos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Carlos Augusto Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-29T01:21:20Z |
|
dc.date.available |
2023-05-29T01:21:20Z |
|
dc.date.issued |
2018-02-20 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, D. W. S.; SILVA, C. A. S. “Que palhaçada é essa?”: um relato sobre a sexualidade no ensino de ciências. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 96–101, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7537. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7537. Acesso em: 18 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11038 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 96-101, Jul./Dez. 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por um
estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio
supervisionado em uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de
Altamira/PA, fomentando discussões sobre o debater de questões voltadas à sexualidade
na disciplina de Ciências. Parte-se do pressuposto de que a sexualidade entra na escola
não para promover a multiplicidade de formas de habitar o mundo, mas para suprimi-la,
discipliná-la em códigos sociais, respaldados por método científico, que acaba por
provocar generalizações, bifurcações... Homem, Mulher, Masculino, Feminino, Macho,
Fêmea. Binarismos impostos por uma ciência régia que congela um possível abalo do
sexo. Restringindo-o apenas para procriação e explicações biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia vivida por un
estudiante del curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas durante la práctica
supervisada en una escuela de enseñanza fundamental ubicada en la ciudad de Altamira/PA, fomentando discusiones sobre el debate sobre cuestiones volcadas a la sexualidad la
disciplina de las ciencias. Se parte del supuesto de que la sexualidad entra en la escuela
no para promover la multiplicidad de formas de habitar el mundo, sino para suprimirla,
disciplinarla en códigos sociales, respaldados por método científico, que acaba por
provocar generalizaciones, bifurcaciones. Hombre, Mujer, Masculino, Femenino,
Macho, Femenino. Binarismos impuestos por una ciencia regia que congela una posible
sacudida del sexo. Restringiendo sólo para la procreación y explicaciones biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article aims to present an experience report by a student of the Licentiate in
Biological Sciences course during the supervised internship at a primary school located
in the city of Altamira / PA, fostering discussions about discussing issues related to
sexuality in discipline of science. It starts from the assumption that sexuality enters the
school not to promote the multiplicity of ways of inhabiting the world, but to suppress
it, to discipline it in social codes, backed by scientific method, that eventually provokes
generalizations, bifurcations. .. Man, Woman, Male, Female, Male, Female. Binarisms
imposed by a royal science that freezes a possible concussion of sex. Restricting it only
for procreation and biological explanations. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Science |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.title |
“Que palhaçada é essa?”: um relato sobre sexualidade no ensino de ciências |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Que paloma esta?": un relato sobre sexualidad en la enseñanza de ciencias |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"What is this clown?": a report on sexuality in science teaching |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v5i2.7537 |
pt_BR |