“Que palhaçada é essa?”: um relato sobre sexualidade no ensino de ciências

Costa, Dhemersson Warly Santos; Silva, Carlos Augusto Silva

Abstract:

 
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por um estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de Altamira/PA, fomentando discussões sobre o debater de questões voltadas à sexualidade na disciplina de Ciências. Parte-se do pressuposto de que a sexualidade entra na escola não para promover a multiplicidade de formas de habitar o mundo, mas para suprimi-la, discipliná-la em códigos sociais, respaldados por método científico, que acaba por provocar generalizações, bifurcações... Homem, Mulher, Masculino, Feminino, Macho, Fêmea. Binarismos impostos por uma ciência régia que congela um possível abalo do sexo. Restringindo-o apenas para procriação e explicações biológicas.
 
Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia vivida por un estudiante del curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas durante la práctica supervisada en una escuela de enseñanza fundamental ubicada en la ciudad de Altamira/PA, fomentando discusiones sobre el debate sobre cuestiones volcadas a la sexualidad la disciplina de las ciencias. Se parte del supuesto de que la sexualidad entra en la escuela no para promover la multiplicidad de formas de habitar el mundo, sino para suprimirla, disciplinarla en códigos sociales, respaldados por método científico, que acaba por provocar generalizaciones, bifurcaciones. Hombre, Mujer, Masculino, Femenino, Macho, Femenino. Binarismos impuestos por una ciencia regia que congela una posible sacudida del sexo. Restringiendo sólo para la procreación y explicaciones biológicas.
 
This article aims to present an experience report by a student of the Licentiate in Biological Sciences course during the supervised internship at a primary school located in the city of Altamira / PA, fostering discussions about discussing issues related to sexuality in discipline of science. It starts from the assumption that sexuality enters the school not to promote the multiplicity of ways of inhabiting the world, but to suppress it, to discipline it in social codes, backed by scientific method, that eventually provokes generalizations, bifurcations. .. Man, Woman, Male, Female, Male, Female. Binarisms imposed by a royal science that freezes a possible concussion of sex. Restricting it only for procreation and biological explanations.
 

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Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 96-101, Jul./Dez. 2017.

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