Abstract:
Esta dissertação buscou compreender como as relações de pertencimento e meio ambiente, entendidas como bem comum, são percebidas pelos futuros arte-educadores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A constituição cultural que historicamente vem separando o ser humano da natureza tem sido um dos fatores fundamentais a contribuir para a atual crise sócioambiental que ora presenciamos. Assim, entendemos que um dos objetivos da Educação Ambiental é o de buscar restabelecer a conexão necessária entre o sujeito e o meio em que vive, possibilitando situações para que esse seja percebido em sua total amplitude. Entendemos que, quando o sujeito se sente pertencente ao meio, manifesta atitudes de cuidado na direção do que lhe pertence. Para tentar entender o pertencimento, na pesquisa, recorremos aos conceitos de memória, identidade e convivência, por compreendermos que, a partir da memória, formamos nossa identidade dentro dos variados sistemas de convivência dos quais fazemos parte. O estudo traz ainda a fotografia como um instrumento que possibilita a sensibilização e o conhecimento de si e do mundo, estimulando também a narrativa de sujeitos. A coleta de dados foi realizada através de dois instrumentos. O primeiro, um questionário que teve como objetivo conhecer, inicialmente, as ideias dos estudantes sobre meio ambiente e pertencimento. O segundo, as narrativas construídas em uma oficina na qual os alunos realizaram uma ensaio visual, a partir de fotografias de objetos ou de lugares que representassem as suas relações de pertencimento. A ensaio visual serviu como instrumento de sensibilização e autoconhecimento e, ao mesmo tempo, como estímulo para a escrita das narrativas. Para a análise dos dados, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com o qual foi possível perceber o pensamento coletivizado sobre a relação entre pertencimento e meio ambiente. A análise dos questionários apontou algumas ideias centrais: mundo, minha casa e as relações com o meio como espaços de pertencimento. Essas ideias também estavam presentes nas narrativas, o que tornou possível a construção de três discursos coletivos: DSC – Minha casa, DSC – Mundo, um bem comum e DSC – Relações e vivências, todos analisados a partir dos conceitos de convivência, identidade e memória. A pesquisa evidenciou o pertencimento relativo às experiências que permeiam a constituição identitária dos sujeitos, estabelecidas através do meio e ainda o fato de o sentimento de pertencimento não estar relacionado apenas ao lugar em que o sujeito se encontra, mas sim às relações que permeiam seus sistemas de convivência, pois o sujeito só pode sentir-se parte dos espaços ou a eles pertencentes, desde que os mesmos vivenciem experiências significativas.
This work investigated how relations of belonging and environment, understood as the common good, are perceived by future art-Educators from the Visual Arts Course of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. The cultural constitution which historically has separated humans from Nature has been one of the key factors contributing to the current crisis socio-environmental witnessing now. Thus, we understand that one of the objectives of Environmental Education is to seek to restore the necessary connection between subject and the environment where he lives, allowing for situations that this is perceived in its full extent. We understand that when the subject feels belonging to the environment, he expresses caution attitudes towards to it belongs. To try to understand the belonging, in the research, we recurred to the concepts of memory, identity, and community, by understanding that, from memory, we form our identity within the different systems coexistence of which we belong. The study includes photography as an instrument that allows the awareness, and self knowledge and the knowledge of world, thus stimulating the narrative of subjects. Data collection was performed through two instruments. The first, a questionnaire that aimed to know, initially, students' ideas about the environment and belonging. Second, the narratives constructed in a workshop in which students performed a visual production, from photographs of objects or places that represent their relations of belonging. The visual production served as a tool of awareness and self-knowledge and at the same time, as a stimulus for writing narratives. For data analysis, was used the Collective Subject Discourse (CSD), with which it was possible to perceive collectivized thinking about the relationship between belonging and the environment. The analysis of the questionnaires showed few central ideas: the world, my home and relations with the environment as spaces of belonging. These ideas also were present in the narratives, which made possible the construction of three collective discourses: CSD - My house, CSD - World, a common good and CSD - Relationships and experiences, all analyzed using the concepts of coexistence, identity and memory. The research showed the belonging relative on experiences that underlie the identity formation of the subjects, established across the environment and also the fact the feeling of belonging not be related only to the place where the subject is, but relations that permeate his systems of living, because the subject may feels part of space or belonging to them, since they experience meaningful experiences.