Abstract:
A dissertação está ancorada na linha de Ensino e Formação de Educadores Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande PPGEA/FURG. A investigação teve como objetivo geral compreender a dimensão temporal das crianças nas escolas de Educação Infantil de tempo integral enquanto um processo de Educação Ambiental, identificando as suas repercussões no microtempo das infâncias e nas práticas pedagógicas dos educadores. Ancoramos a pesquisa tendo como base teórica o cronossistema contido na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, bem como os conceitos Chronos e Kairós através da compreensão da Ecologia do Corpo. A metodologia adotada foi a Inserção Ecológica, com as seguintes estratégias: observação naturalística, diário de campo, registro fotográfico das rotinas, rodas de conversa com as crianças, entrevistas semiestruturadas com a supervisora e as professoras de uma escola de Educação Infantil em Tempo Integral. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), zelando pelos processos e as etapas de realização desta pesquisa. Com a análise dos dados percebemos que, os encontros e os desencontros entre o tempo da escola e os tempos das infâncias nesse contexto a partir do olhar das educadoras e das crianças para as práticas pedagógicas que são propostas na Escola de Educação Infantil de tempo integral. Emergiram três eixos norteadores como categorias: tempo da escola; tempo da criança e tempo das educadoras das infâncias; e as subcategorias: fragmentação do(s) espaço(s) e tempo(s); práticas rotineiras; ser criança integral; educação integral; educadoras ambientais das infâncias e as práticas educativas ambientais. Os resultados apontam que as crianças compreendem a temporalidade da Escola de Educação Infantil de tempo integral, anunciando uma dimensão temporal cronológica e sequencial, que pode ser representada pelo relógio e pelas ações desenvolvidas nas rotinas, bem como, as crianças evidenciam um tempo subjetivo ao (re)elaborar novas formas de significação a partir das expressões, como: pouco ou muito tempo. As temporalidades têm repercussões no microtempo das infâncias, estas possibilitam ou negam o encontro com o(s) outro(s) para a interação, a socialização e a produção cultural do brincar, bem como incidem nas práticas pedagógicas dos educadores. Os processos trilhados na investigação possibilitaram compreender a criança como ser integral na Educação Ambiental Sistêmica, bem como, promoveu o desvelar de ser e estar sendo educadora ambiental das infâncias. Por fim, destacamos a importância deste estudo para as interfaces entre o campo da Educação Infantil e da Educação Ambiental, em que se evidencia a necessária coerência entre as práticas pedagógicas desenvolvidas no e com o cotidiano com as crianças enquanto sujeitos integrais e as práticas educativas ambientais. As contribuições convergem para o comprometimento com os princípios da Educação Ambiental em uma perspectiva sistêmica e para a formação continuada de educadores ambientais das infâncias.
The dissertation is anchored in the Environmental Educators Education and Training line of the Postgraduate Program in Environmental Education by the Federal University of Rio Grande PPGEA / FURG. The main objective of the investigation was to understand the temporal dimension of children in full-time Early Childhood Education schools as an Environmental Education process, identifying their repercussions on the childhood’s microtime and on the pedagogical practices of educators. We anchor the research based on the chronosystem contained in the Bioecological Theory of Human Development, as well as the Chronos and Kairos concepts through the understanding of the Ecology of the Body. The adopted methodology was the Ecological Insertion, with the following strategies: naturalistic observation, field journal and photographic record of routines, conversation circles with the children, semi-structured interviews with the supervisor and teachers of a full-time Early Childhood Education school. For the data analysis we used the Grounded Theory (GT), taking care of the processes and the stages of this research. With the data analysis we realize, the encounters and mismatches between school time and childhood times in this context from the perspective of educators and children to the pedagogical practices that are proposed in the full-time School of Early Childhood Education. Three guiding axes emerged as categories: school time; children's time and children's educators' time; and the subcategories: fragmentation of space(s) and time(s); routine practices; the child as an integral being; integral education; childhood’s environmental educators and environmental educational practices. The results indicate that children understand the temporality of the full-time Early Childhood Education School, announcing a chronological and sequential temporal dimension, which can be represented by the clock and the actions developed in the routines, as well as, the children show a subjective time at (re)elaborating new forms of meaning based on expressions, such as: little or much time. Temporalities have repercussions on the childhood’s microtime; they enable or deny the encounter with the other(s) for interaction, socialization and the cultural production of play, as well as affecting the educators' pedagogical practices. The processes followed in the investigation made it possible to understand the child as an integral being in Systemic Environmental Education, as well as promoting the unveiling of being and being an environmental educator of childhoods. Finally, we highlight the importance of this study for the interfaces between the field of Early Childhood Education and Environmental Education, in which the necessary coherence between the pedagogical practices developed in and with daily life with children as integral subjects and environmental educational practices, is evident. The contributions converge to the commitment to the principles of Environmental Education in a systemic perspective and to the continuous training of environmental educators of childhoods.