Abstract:
A presente dissertação busca investigar a presença de atividades de Educação Ambiental (EA) ligadas aos processos de licenciamento ambiental nas empresas do ramo logístico situadas na Rua Professor Guillermo Enrique Dawson no Distrito Industrial de Rio Grande/RS. O trabalho foi elaborado com base na Educação Ambiental Crítica tendo como aporte metodológico o estudo de caso qualitativo com a técnica de análise documental. Foram pesquisados os processos de licenciamento ambiental instaurados junto aos órgãos ambientais municipal e estadual com o intuito de identificar e avaliar as atividades e Programas de Educação Ambiental (PEAs). A partir das informações e das análises obtidas, os resultados indicaram que a presença de condicionantes relacionadas a PEAs nas licenças ambientais é ocasional. Sem a obrigatoriedade, a evidenciação de atividades de cunho educacional relacionado com as questões ambientais também é, do mesmo modo, eventual, sem ocasionar prejuízos aos empreendimentos, mesmo caracterizando um descumprimento de requisito legal. Conforme poderá ser entendido mediante a leitura deste documento, o estreitamento das atividades de EA investigadas com a Educação Ambiental crítica, não é observada, no entanto são percebidos traços ultrapassados de EA através do conservadorismo e do pragmatismo. A estruturação da análise DAFO (Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades) consentiu a postulação de fatores positivos e negativos, interna e externamente relacionados com a Educação Ambiental no contexto da pesquisa, na direção de reconhecer os avanços já obtidos com o processo e de apontar as necessárias mudanças paradigmáticas para propiciar uma Educação Ambiental crítica no escopo da pesquisa.
This dissertation seeks to investigate the presence of Environmental Education (EA) activities linked to environmental licensing processes in companies in the logistics sector situated on Street Professor Guillermo Enrique Dawson of the Industrial District os Rio Grande/RS. This work was elaborated based on Critical Environmental Education having as methodological support the qualitative case study with the technique of document analysis. The environmental licensing processes initiated with the municipal and state environmental agencies were researched in order to identify and evaluate Environmental Education Activities and Programs (PEAs). From the information and analysis obtained, the results indicated that the presence of conditions related to PEAs in environmental licenses is occasional. Without the requirement, the disclosure of educational activities related to environmental issues is also, likewise, eventual, without causing damage to the undertakings, even if it characterizes a breach of legal requirement. As can be understood by reading this document, the narrowing of EE activities investigated with critical Environmental Education, it is not observed, however, outdated traces of AE are perceived through conservatism and pragmatism. The structuring the DAFO analysis (Weaknesses, Threats, Strengths and Opportunities), allowed the postulation of positive and negative factors, internally and externally related to Environmental Education in the context of the research towards recognizing the advances already made with the process and pointing out the necessary paradigmatic changes to provide a critical Environmental Education in the scope of the research.