Educação Estético - Ambiental: A Literatura de Cordel como Prática Docente no Curso PROCORDEL

Silva, Josineide Ribeiro da

Abstract:

 
O presente trabalho está de acordo com a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender se a Literatura de Cordel, em uma perspectiva da Educação Estético-Ambiental, pode auxiliar nas práticas pedagógicas dos professores, como uma linguagem possível para uma educação transformadora. Busco defender a seguinte tese: de que maneira a Literatura de Cordel pode vir a ser uma linguagem que auxilie na prática docente dos professores na perspectiva da Educação Estético-Ambiental, tendo como objetivos específicos: Apresentar a Literatura de Cordel para os(as) professores(as) e futuros(as) pedagogos(as), por meio de oficinas, abordando a teoria e a prática; Empregar a Literatura de Cordel como uma possibilidade para debater temas relacionados à Educação Estético-Ambiental; Identificar se os professores se sentem à vontade para trabalhar com a Literatura de Cordel e o Estético-Ambiental em suas salas de aula; Analisar e refletir a Educação Estético-Ambiental nas práticas docentes, potencializadas pela Literatura de Cordel, com o intuito de averiguar a importância da formação de professores proposta pelo Curso de Extensão PROCORDEL. Os sujeitos desta pesquisa foram sete, entre professores(as) da rede básica de educação e futuros(as) pedagogos(as), salientando que, apesar de todos os sujeitos manifestarem interesse em trabalhar com o Cordel em sala de aula, para esta pesquisa, apenas três dos participantes foram analisados na segunda fase da pesquisa, pois foram os mesmos que tiveram a oportunidade de trabalhar com o gênero literário em sua prática docente. Esta pesquisa é qualitativa, numa perspectiva crítica transformadora. É uma pesquisa de intervenção pedagógica. O método de coleta de dados possuiu um conjunto de instrumentos composto por abordagem teórico-metodológica acerca da Literatura de Cordel e do Estético-Ambiental, em oficina, portfólio e entrevista. Na primeira fase, foi abordada a teoria sobre Cordel e a Educação Estético-Ambiental e foram realizadas oficinas acerca da Literatura de Cordel, em que cada participante narrava no portfólio as impressões que teve após cada etapa da formação. A segunda diz respeito às entrevistas com os três participantes que aplicaram os conhecimentos adquiridos na formação em Cordel em sua prática docente. Na análise de conteúdo dos dados, baseada em Bardin (2000) e Franco (2007), emergiram duas categorias de análise. A primeira categoria que surgiu foi: As possibilidades de trabalhar com a Literatura de Cordel e o Estético-Ambiental em sala de aula; e a segunda foi: Educação Estético-Ambiental: por uma pedagogia de Cordel. Os resultados evidenciam que todo conhecimento que foi oportunizado aos participantes, por meio da formação de Cordel transformou-se em experiência, fazendo com que cada participante, através do trabalho coletivo, da sensibilização acerca das histórias narradas nos cordéis, do diálogo quando eles discutiam os pontos da construção do Cordel coletivo, na realização da xilogravura, na construção dos folhetos de Cordel e do Sarau, agregassem saberes diversos em suas maneiras de ser e existir no mundo, como seres humanos e como profissionais. As experiências com o Cordel na prática docente oportunizaram mudanças significativas no fazer docente de cada um dos participantes, na sua relação educador e educando, nas suas relações consigo, com o outro, com o meio, com o mundo.
 
The present work is in line with the Environmental Education research line: Teaching and Training of Educators - EAEFE, from the Postgraduate Program in Environmental Education – PPGEA and its general objective is to understand if Cordel Literature in an Aesthetic-Environmental Education perspective can assist in the pedagogical practices of teachers, as a possible language for a transformative education. I seek to defend the following thesis: how Cordel Literature can become a language that helps in the teaching practice of teachers from the perspective of Aesthetic-Environmental Education. The subjects of this research were seven, among teachers of the basic education network and future pedagogues, emphasizing that, although all subjects express interest in working with Cordel in the classroom, for this research , only three of the participants were analyzed in the second phase of the research, as they were the ones who had the opportunity to work with the literary genre in their teaching practice. This research is qualitative in a critical transforming perspective. It is a research of pedagogical intervention. The data collection method had a set of instruments composed of a theoretical-methodological approach about Cordel and Aesthetic-Environmental Literature, in workshops, portfolio and interviews. In the first phase, the theory about Cordel and Aesthetic-Environmental Education was addressed and the workshops on Cordel Literature were held, in which each participant narrated in the portfolios the impressions they had after each stage of training. The second concerns the interviews with the three participants who applied the knowledge acquired in training in Cordel in their teaching practice. In the analysis of data content, based on Bardin (2000) and Franco (2007), two categories of analysis emerged. The first category that emerged was: The possibilities of working with Cordel and Aesthetic Environmental Literature in the classroom and the second was: Aesthetic Environmental Education: for a Cordel pedagogy. The results show that all the knowledge that was provided to the participants through Cordel training became an experience, making each participant, through collective work, raising awareness about the stories told in the cordels, of the dialogue when they discussed the points of the construction of the collective Cordel, in the realization of the woodcut, in the construction of the Cordel and Sarau leaflets, aggregating diverse knowledge in their ways of being and existing in the world, as human beings and as professionals. The experiences with Cordel in teaching practice led to significant changes in the teaching of each of the participants, in their relationship as an educator and as an educator in their relationship with themselves, with the other, with the environment, with the world.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)