Sonoridades pampeanas: A música na perspectiva da educação estético-ambiental

Mendes, Flávio da Silva

Abstract:

 
O reconhecimento da diversidade étnica, regional e cultural, como potentes agentes de cidadania no âmbito do Estado/Nação, é importante. Neste sentido, ações e relações de ordem estético-ambiental foram visualizadas como dispositivos potenciais para contribuir com as sugestões das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Assim, o trabalho tem como objetivo geral compreender se ações na perspectiva da educação estético-ambiental são acionadas pela música Pampeana no CTG Rancho Grande, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). Os sujeitos que colaboram com esta pesquisa são dois atuais estudantes, dois ex estudantes deste espaço educacional, e um professor que compõe e atua no grupo docente da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos predominantemente descritivos. Foram realizadas entrevistas individuais por meio de perguntas abertas, duas delas de forma presencial e as demais de maneira remota, ‘através de web-conferência respeitando as diretrizes de isolamento social imposta pela pandemia do COVID-19. A análise dos dados foi pautada por meio da perspectiva da redução fenomenológica, desenvolvida a partir de duas unidades de significados que são sequencialmente: “Relações Sonoras com o Pampa” e “E os Pequenos Ranchinhos Formaram o Rancho Grande: A Contribuição do CTG para a Constituição dos Sujeitos”. Os resultados evidenciaram aspectos com os quais compreendo que o Rancho Grande possibilita que os seus participantes tenham experiências estético ambientais. Esta experiência pode ser vista como uma simbiose entre a Educação Estética e a Educação Ambiental. Este espaço pesquisado, conforme a análise profunda das verbalizações dos sujeitos, é lugar de aprendizagem, de encontro, de acolhida, de amizade, de cuidado, de compartilhar saberes, de diálogo, de união, de coletividade, de harmonia, de amorosidade e de felicidade, e possibilita que haja mudanças nas ações e comportamentos de cada estudante que convive nele. É um espaço favorável para a constituição de estudantes na e pela relação com o outro. Este trabalho é potente para o campo de formação de educadores ambientais ‘por contribuir com o desenvolvimento e emancipação humana através da oferta de atividades que exploram o ambiente e as suas relações com atividades estéticas’ possibilitando a compreensão crítica da realidade e a busca por transformações sensíveis em ações coletivas de ensino.
 
Es importante el reconocimiento de la diversidad étnica, regional y cultural como poderosos agentes de ciudadanía dentro del Estado / Nación. En este sentido, se visualizaron acciones y relaciones de orden estético-ambiental, como artificios potenciales para contribuir con las sugerencias de las Leyes sobre Lineamientos y Bases de la Educación Nacional. Así, el trabajo tiene como objetivo general comprender si acciones desde la perspectiva de la educación estético-ambiental son desencadenadas por la música pampeana en CTG Rancho Grande, del Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). Los sujetos que colaboran con esta investigación son dos alumnos actuales, dos exalumnos de este espacio educativo y un docente que forma parte y trabaja en el grupo docente de la escuela. Es una investigación cualitativa, con procedimientos predominantemente descriptivos. Se realizaron entrevistas individuales a través de preguntas abiertas, dos de ellas presenciales y las otras a distancia, mediante conferencia web respetando las pautas de aislamiento social impuestas por la pandemia COVID-19. El análisis de los datos estuvo guiado por la perspectiva de la reducción fenomenológica, desarrollada a partir de dos unidades de análisis referidas a: "Relaciones sonoras con la pampa" y "Los pequeños ranchitos formarán el Rancho Grande: la contribución del CTG en la constitución de los sujetos". Los resultados mostraron aspectos por lo que entiendo que el Rancho Grande permite a sus participantes tener experiencias estético- ambientales. Allí ocurre una simbiosis entre la Educación Estética y la Educación Ambiental. Este espacio investigado, según el análisis en profundidad de las verbalizaciones de los sujetos, es un lugar de aprendizaje, encuentro, acogida, amistad, cuidado, compartir conocimientos, diálogo, unión, colectividad, armonía, amor y felicidad, y permite cambios en las acciones y comportamientos de cada alumno que vive en ella. Es un espacio propicio para la formación de los estudiantes en y a través de la relación con los demás. Este trabajo es una contribución para el campo de la formación de educadores ambientales, ‘para favorecer al desarrollo humano y la emancipación a través de la oferta de actividades que exploran el ambiente y sus relaciones con actividades estéticas’. Además, permite una comprensión crítica de la realidad y la búsqueda de transformaciones sensibles através de acciones colectiva de enseñanza.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)