Abstract:
A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as) Ambientais - EAEFE, do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender se existe a presença da Educação Estético-Ambiental nas metodologias pedagógicas desenvolvidas pelas/o professoras/o de Educação Física Escolar (EFE) nos ambientes em que atuam. Os participantes são cinco professoras e um professor de Educação Física e foram subdivididos em dois grupos. O primeiro grupo é formado por duas professoras universitárias e um professor universitário da área da Educação Física e o segundo grupo é formado por três professoras da área de Educação Física em que atuam na educação básica de ensino. É uma Pesquisa Narrativa, é qualitativa e o método de interpretação de dados possui dois momentos. O primeiro momento foram as Entrevistas Narrativas individuais por meio da webconferência que consistiu em três perguntas exmanentes (amplas) e o segundo momento foi por meio de Cartas Narrativas direcionadas à elas e ele no início de sua carreira docente. Após a realização da Análise Narrativa, duas metodologias se destacaram a metodologia pública e a metodologia privada, deste modo essas metodologias influenciaram diretamente nas relações estabelecidas dentro dos espaços em que as professoras e o professor atuaram, imbricando no querer fazer e não poder na instituição pública e o poder fazer e não querer na instituição privada. Desse modo, nas interpretações dos dados, foi possível identificar a presença da Educação Estético-Ambiental nas metodologias aplicadas pelas professoras e pelo professor aqui investigados, ou seja, as relações diante de situações problemas permearam pelo cuidado para com o outro, respeitando as diferenças apresentadas dentro de cada contexto. Assim, as metodologias das participantes e do participante estão embasadas na criticidade, na autonomia, no pertencimento e na afirmação dentro do lugar/espaço.
This dissertation is part of the Environmental Education research line: Teaching and Training of Environmental Educators - EAEFE, from the Graduate Program in Environmental Education - PPGEA, and its general objective is to understand if there is the presence of Aesthetic-Environmental Education in the pedagogical methodologies developed by the teachers of School Physical Education (EFE) in the environments in which they work. The participants are five teachers and a Physical Education teacher and were divided into two groups. The first group is formed by two university professors and a university professor in the area of Physical Education and the second group is formed by three professors in the area of Physical Education in which they work in basic education. It is a Narrative Research, it is qualitative and the data interpretation method has two moments. The first moment was the individual Narrative Interviews through the webconference that consisted of three exmanent (broad) questions and the second moment was through Narrative Letters directed to them and him at the beginning of his teaching career. After carrying out the Narrative Analysis, two methodologies stood out, the public methodology and the private methodology, in this way these methodologies directly influenced the relationships established within the spaces in which the teachers and the teacher worked, intertwining in wanting to do and not being able to in the public institution. and the power to do and not want in the private institution. In this way, in the interpretations of the data, it was possible to identify the presence of Aesthetic-Environmental Education in the methodologies applied by the teachers and by the teacher investigated here, that is, the relationships in the face of problem-situations permeated the care for the other, respecting the differences presented within each context. Thus, the methodologies of the participants and the participant are based on criticality, autonomy, belonging and affirmation within the place/space.