Abstract:
A pesquisa apresentada se refere à dissertação elaborada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande. A mesma foi desenvolvida em uma Organização Não Governamental (ONG) na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como tema a investigação de atividades que permeiam a Educação Ambiental (EA) não formal em organizações não governamentais de cunho social para incentivar ações futuras. Desta forma, tem-se como objetivo geral compreender as relações entre ONG e comunidade com ambiente para incentivar práticas de Educação Ambiental. Para os objetivos específicos foram postos para identificar atividades que permeiam a EA em ações desenvolvidas pela ONG; e incentivar o fortalecimento de vínculo e participação através de práticas de EA. Para isso é utilizado uma metodologia qualitativa em que se utiliza dos métodos de análise de documentos e entrevistas, nas quais foram realizadas com funcionários e participantes da comunidade atendida pela organização. Além do método, durante a pesquisa são realizadas revisões integrativas sobre as metodologias de pesquisas em organizações não governamentais através da Educação Ambiental e sobre práticas de Educação Ambiental realizadas nestas instituições, nas quais serão descritas ao longo do documento. Ao fim da pesquisa foram identificadas problemáticas vivenciadas orientadas atividades para o enfrentamento das mesmas oriundas dos próprios grupos. Entre as atividades estão encontros culturais, seminários e oficinas. Conclui-se através do trabalho o potencial das ONG de cunho social para o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental crítica. Além disso, é possível por meio da pesquisa identificar os benefícios das atividades de EA para as ONG e comunidades no que se refere a participação e fortalecimento de vínculos e instigar a ampliação e criação de novos projetos.
The research presented refers to the dissertation prepared at the Postgraduate Program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande. It was developed by a Non-Governmental Organization (NGO) in the city of Pelotas, in the state of Rio Grande do Sul. to encourage future actions. Thus, the general objective is to understand the relationship between the NGO and the community with the environment to encourage Environmental Education practices. Specific objectives were put to identify activities that permeate the EE in actions developed by the NGO; and encourage bonding and participation through EE practices. For this, a qualitative methodology is used, using methods of analyzing documents and interviews, which were carried out with employees and participants from the community served by the organization. In addition to the method, during the research, integrative reviews are carried out on research methodologies in non governmental organizations through Environmental Education and on Environmental Education practices carried out in these institutions, which will be described throughout the document. At the end of the research, problems experienced were identified, guided by activities to face them, arising from the groups themselves. Among the activities are cultural meetings, seminars and workshops. The work concludes the potential of social NGOs for the development of critical Environmental Education practices. In addition, it is possible, through research, to identify the benefits of EE activities for NGOs and communities in terms of participation and strengthening of bonds and to instigate the expansion and creation of new projects.