Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Celiane Costa
dc.contributor.author Silva, Kaline Machado da
dc.date.accessioned 2024-07-17T19:55:02Z
dc.date.available 2024-07-17T19:55:02Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SILVA, Kaline Machado da. Dissertações e teses produzidas por professores de Matemática na FURG: uma investigação no contexto do “programa de pós-graduação educação em ciências: Química da vida e saúde”. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11526
dc.description.abstract A presente pesquisa possui o objetivo de conhecer o que se mostra nas dissertações e teses produzidas por licenciados em Matemática egressos do “Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde” ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Em termos metodológicos, caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica, constituindo um Estado do Conhecimento. Em primeiro momento, com a intenção de identificar as dissertações e teses, realizou-se um levantamento de todas as produções do Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) elaboradas por professores de Matemática, produzidas no período de 2010 a 2021. A busca pelas dissertações e teses foi feita no Sistema de Administração de Bibliotecas – ARGO da FURG e também no site eletrônico do mesmo Programa. Identificou-se o total de 45 trabalhos, dos quais 23 são dissertações e 22 são teses. Na sequência, desejando obter uma visão geral desses trabalhos, realizou-se a leitura dos resumos das produções e, posteriormente, elaborou-se uma síntese descrevendo as características de cada um. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva e a partir desse movimento, emergiram três categorias finais: Formação de professores: reflexões, práticas e desafios para uma educação de qualidade; A aprendizagem de estudantes da Educação Básica com foco na utilização de tecnologias, atividades práticas, ambientes de aprendizagem e diálogos; e Valorização da diversidade e da acessibilidade com abordagens inclusivas e emocionais. A partir disso, a análise evidenciou que oferecer educação de qualidade para os indivíduos é um desafio que exige uma abordagem sistemática. Ademais, é apresentado a importância da formação continuada dos professores para potencializar o trabalho em sala de aula, destacando a necessidade de valorizar as características individuais dos estudantes em uma experiência de aprendizagem alinhada com suas realidades. pt_BR
dc.description.abstract The present research aims to knowing what is shown in the dissertations and theses produced by licensed in Mathematics from of “Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health” offered by the Federal University of Rio Grande – FURG. In methodological terms, it is characterized as qualitative, of the exploratory and bibliographical type, constituting a State of Knowledge. Firstly, with the intention of identify the dissertations and theses, a survey was carried out of all productions of the Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health (PPGQVS) prepared by Mathematics teachers, produced in the period from 2010 to 2021. The search for dissertations and theses was carried out in the Library Administration System - ARGO of FURG and also on the website of the same Program. A total of 45 works were identified, of which 23 are dissertations and 22 are theses. In sequence, wishing to obtain an overview of these works, reading was carried out production summaries and, posteriorly, a synthesis was prepared describing the characteristics of each one. For analysis, Discursive Textual Analysis was used and from this movement, three final categories emerged: Teacher training: reflections, practices and challenges for quality education; The learning of Basic Education students with a focus on the use of technologies, practical activities, learning environments and dialogues; and Appreciation of diversity and of accessibility with inclusive and emotional approaches. From this, the analysis showed that offering quality education to individuals is a challenge that requires a systematic approach. Furthermore, the importance of continuing teacher training to enhance work in the classroom is presented, highlighting the need to value the individual characteristics of students in a learning experience aligned with their realities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação em Ciências pt_BR
dc.subject Programa de Pós-Graduação pt_BR
dc.subject Dissertações e Teses pt_BR
dc.subject Professores de Matemática pt_BR
dc.subject Science Education pt_BR
dc.subject Graduate Program pt_BR
dc.subject Dissertations and Theses pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers pt_BR
dc.title Dissertações e teses produzidas por professores de Matemática na FURG: uma investigação no contexto do “programa de pós-graduação educação em ciências: Química da vida e saúde” pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
  • Show simple item record