Show simple item record

dc.contributor.advisor Samá, Suzi
dc.contributor.author Borba, Sabrina Silveira Pelegrini De
dc.date.accessioned 2024-08-01T01:00:42Z
dc.date.available 2024-08-01T01:00:42Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation BORBA, Sabrina Silveira Pelegrini De. Mergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11535
dc.description.abstract O ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas que seu espaço fosse reinventado, permitindo colocar em prática diferentes pedagogias que conduzem à aprendizagem. Assim, a presente dissertação tem como questão de pesquisa: Como os projetos interdisciplinares e multidisciplinares constituíram-se uma prática pedagógica viável na EMEF João de Deus Collares (JDC) durante o ensino não presencial na pandemia da covid-19? Por meio desta pesquisa a autora relata os caminhos percorridos pela escola JDC, localizada na cidade de São José do Norte/RS. Essa instituição adotou durante o ensino não presencial a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, utilizando como suporte pedagógico as tecnologias digitais. O papel do docente nessa proposta interdisciplinar e multidisciplinar vai muito além de trabalhar conceitos, pois inclui também compreender e respeitar o pensar do outro, a situação do outro e as dificuldades do outro. Desta forma, o planejamento do grupo em questão foi pensado com a finalidade de alcançar os estudantes, mesmo diante da situação pandêmica. Através do texto a autora descreve os caminhos percorridos pelos professores da escola JDC, levando em consideração a forma e as condições do planejamento interdisciplinar e posteriormente multidisciplinar, o sistema conceitual e as ferramentas utilizadas para o mesmo. Esse estudo foi fundamentado na Teoria da Biologia do Conhecer e como aporte metodológico a pesquisa narrativa. Os resultados desta pesquisa apontam que por meio das tecnologias digitais, foi implantado na escola a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e que este sofreu mudanças, passando para a multidisciplinaridade, devido a ser ao que mais se assemelha ao que é utilizado na maioria das escolas, proporcionando uma maior familiaridade e aceitação por parte de professores e estudantes. A interdisciplinaridade foi a grande norteadora das ações realizadas pela escola, visto que a mesma está vinculada ao fazer, ou seja, a colocar em prática o desejo de um trabalho onde as disciplinas possam conversar entre si, não de forma estanque, mas de forma integrada. Nesta abordagem o conteúdo e habilidades não são o foco principal, mas uma consequência. Indivíduos já acostumados com a tecnologia digital, mediados pela escola e docentes, enxergam novos horizontes e possibilidades de aprendizagens. Por meio dessa pesquisa concluo o quanto a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, contribuiu para a práxis do grupo de professores em questão possibilitando uma mudança de postura e de pensamento em relação ao planejamento que foi utilizado pela escola. pt_BR
dc.description.abstract The year 2020 presented something unexpected, the covid-19 pandemic, and through it countless losses have been generated worldwide, and education has been no different. However, this same pandemic has enabled schools to reinvent the educational space, allowing them to put different practices into action. Thus, the research question of this dissertation is: How did interdisciplinary and multidisciplinary projects become a viable pedagogical practice at EMEF João de Deus Collares (JDC) during the covid-19 pandemic? Through this research, the author reports on the paths taken by the JDC school, located in the city of São José do Norte/RS, with the aim of reaching students, through digital technologies, in the pandemic situation. This institution adopted the interdisciplinary and multidisciplinary Project Pedagogy during non-face-to-face teaching, using digital technologies as support. The role of the teacher in this interdisciplinary and multidisciplinary proposal goes far beyond working on concepts, as it also includes understanding and respecting the other person's thinking, the other person's situation and the other person's difficulties. Throughout the text, the author describes the paths taken by teachers at the JDC school, taking into account the form and conditions of interdisciplinary and later multidisciplinary planning, the conceptual system and the tools used for it. This study was based on the Theory of the Biology of Knowing and its methodological contribution was narrative research. The results of this research show that, using digital technologies, the Pedagogy of Interdisciplinary Projects was initially implemented at the school. Interdisciplinarity was the great guiding force behind the actions carried out by the school, since it is linked to doing, in other words, to putting into practice the desire for work where the disciplines can talk to each other, not in a watertight manner, but in an integrated way. In this approach, content and skills are not the main focus, but a consequence. However, social distancing has brought some challenges to the school, which has started to adopt multidisciplinarity because it is more familiar and accepted by students and teachers. Through this research, I conclude that interdisciplinary and/or multidisciplinary project pedagogy, with the support of digital technologies, has contributed to the praxis of the teaching staff at the JDC school by enabling a change in posture, attitude and thinking in relation to the school's pedagogical planning. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino por Projetos pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Multidisciplinaridade pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Ensino não Presencial. pt_BR
dc.subject Project Teaching pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Multidisciplinarity pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.subject Non-face-to-face teaching pt_BR
dc.title Mergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
  • Show simple item record