dc.contributor.advisor |
Ritter, Jaqueline |
|
dc.contributor.author |
Borges, Andrea Umpierre |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-01T01:03:39Z |
|
dc.date.available |
2024-08-01T01:03:39Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
UMPIERRE, Andréa Borges. A teoria da atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do ensino de física. 201p. Tese ( doutorado) - Universidade federal do Rio Grande - FURG, Programa de pós-graduação em educação em ciências, Rio Grande/RS, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11537 |
|
dc.description.abstract |
A presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou reiterar a importância da formação inicial, especificamente na Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nas disciplinas de Práticas de Ensino, nomeadas como Atividades de Ensino de Física I, II, III, IV. O texto está organizado em três capítulos e dois subcapítulos, que apresentam das ações e operações desenvolvidas à tomada de consciência da Atividade Docente, com vistas à seguinte problemática: quais as evidências de que a Atividade Docente pode ser uma tomada de consciência desenvolvida nas ações e operações das disciplinas Atividades de Ensino de Física I, II, III e IV? O objetivo geral dessa pesquisa foi interpretar o processo, tanto organizacional quanto prático, de desenvolvimento da consciência da Atividade Docente, a partir do reconhecimento dos processos de desenvolvimento/abordagem externos, mediados nas aulas de Práticas de Ensino de Física. As ações que foram operacionalizadas demonstraram que as disciplinas de Atividades de Ensino de Física, a partir do PPC do curso de licenciatura em Física, possuem estrutura para propiciar a construção da Atividade Docente, por reconhecer que os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos nas aulas tornam-se instrumentos necessários à docência. Ao registrar as ações dos alunos, foi possível observar que a Atividade Docente é constituída como Atividade Coletiva e que por meio dela são apresentados, inseridos e ressignificados os artefatos mediacionais. Após reconhecermos essas evidências, propusemos “atividades” que viabilizassem e potencializassem a transformação dessas ações em “Atividade Orientadora de Ensino” (AOE), como ferramenta de mediação da Atividade Docente, em que o licenciando foi capaz de ressignificar sentidos e significados, agora em perspectiva de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Então, concluímos que há inúmeras ações possíveis para alcançar tal transformação expansiva do licenciando em Física, porém, o papel do professor formador, como mediador da Tomada de Consciência da futura prática docente, é essencial na constituição da Atividade Docente. Enfim, são nas ações e operações realizadas nesses componentes curriculares, mais precisamente evidenciadas nas AOE, que a docência se constitui em Atividade, Consciência e Identidade |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This doctoral thesis intends to explain how the awareness towards the teaching practice occurs, interpreted according the Activity Theory as a Teaching Activity. This research aimed to reassure the importance of the initial training, specifically in the Physics Degree at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), through the Teaching Practice subjects, named as Physics Teaching Activities I, II, III and IV. This text is organized in three chapters and two subchapters which presents from actions and operations developed to the awareness of the Teaching Activity. The question to be answered was: what evidences can prove that Teaching Activity can be an awareness, achieved through actions and operations in the subjects Physics Teaching Activities I, II, III and IV? The general goal of this research was to interpret the process of awareness towards the Teaching Activity, through the acknowledgement of the external development/approach processes in the Teaching Practice classes. The actions showed that the Physics Teaching Activities classes has a structure that builds the Teaching Activity. It acknowledges that’s the acquirements developed during the classes becomes instruments to teach. By scoring the students actions, it became clear that Teaching Activity is collective and through it the mediational artifacts can be presented. After recognizing this evidences, “activities” were proposed in order to turn this actions in Teaching Orienteering Activity. As a mediation tool of the Teaching Activity, in which the student was able to re-signify senses and meanings, now in the perspective of teaching and learning in Basic Education. So, we conclude that there are numerous actions to achieve the expansive transformation for the Physics teachers to be. Although, the teacher’s role as an intermediate towards the teaching practice awareness, is essential in the Teaching Activity. In the end, teaching becomes Activity, Consciousness and Identity through the actions and operations carried out in the curricular components pointed by the Teaching Orienteering Activity. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
dc.subject |
, Práticas de Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de consciência |
pt_BR |
dc.subject |
Atividade Orientadora de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Physics Teaching Practices |
pt_BR |
dc.subject |
Awareness |
pt_BR |
dc.subject |
, Teaching Orienteering Activity |
pt_BR |
dc.title |
A Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |