Abstract:
Ao subverter a norma, ao romper com a mordaça da censura, a autora de vanguarda do
Modernismo português, Judith Ramos Teixeira (1888-1959), constituiu-se na memória da
história da literatura como sinônimo de resistência à moralidade. A eu lírica de seus versos
transgride as concepções enraizadas na cultura sobre os marcadores do ser mulher em um
período afamado pela censura e exclusão dessas figuras. Assim, o presente estudo baseia-se
na análise de cinco poemas, todos concentrados na obra Judith Teixeira. Poesia e Prosa
(2015), tendo como principal temática norteadora o lesboerotismo. As discussões
fundamentadas ao longo da dissertação serão embasadas pela teoria feminista e pela teoria
literária, tendo como principais nomes Judith Butler, Monique Wittig, Sophia Mello Breyner
Andresen, Tania Navarro Swain e, por esse viés, vislumbrar uma perspectiva diferente do
que é ser mulher lésbica em uma sociedade marcada pelo jogo de poder inspirado em um
discurso androcêntrico, pautado na dominação do corpo e do desejo feminino. O tempo
clivou o desprazer na história das mulheres, seja pelo sexo como compromisso no
matrimônio, seja pela impossibilidade de realização em outras esferas da vida, para além do
espaço doméstico. Justamente por isso, o lesboerotismo na obra de Judith contrapõe a
ausência do prazer pela presença do desejo. Para tanto, tem-se o desejo como simbólico e
político, o principal caminho para romper com a heterossexualidade compulsória, tida como
a única forma de performar gênero e sexualidade. Ao compreender, por meio da poesia, que
o discurso implícito na cultura portuguesa ao longo do século XX parte do binarismo
imbricado na patologização do desejo lésbico, objetiva-se encontrar na renovação do cânone
modernista um caminho para a reparação das marginalizações e exclusões que compuseram
a história da literatura lusitana.
By subverting the norm, by breaking through the gag of censorship, the avant-garde
Portuguese Modernist author Judith Ramos Teixeira (1888-1959) has established herself in
the memory of literary history as a synonym of resistance to morality. The lyrical subject of
her verses transgresses the conceptions rooted in the culture about the markers of being a
woman, in a notorious period for censorship and exclusion of these figures. Thus, this study
will be based on the analysis of five poems, all concentrated in her work Judith Teixeira.
Poetry and Prose (2015), having lesboeroticism as the main guiding theme. Therefore, the
discussions throughout this research will be based on the feminist theory and literary theory,
with the main names being Judith Butler, Monique Wittig, Sophia Mello Breyner Andresen,
Tania Navarro Swain, through this approach, will glimpse another perspective of what it is
to be a lesbian woman, in the social environment marked by the game of power inspired by
an androcentric discourse, based on the domination of the female body and desire. Time has
cleaved displeasure in the history of women, either by sex as a commitment in a marriage or
by the impossibility of its occurence in other spheres of life, beyond the domestic space and,
for this reason, lesboeroticism in Judith’s work opposes the absence of pleasure by the
presence of desire in lesboeroticism. For this matter, this study sheds light on the desire as
symbolic and political, which is key to break with compulsory heterosexuality taken as the
only way to perform gender and sexuality. By understanding, through poetry, that the
implicit discourse in Portuguese culture throughout the twentieth century is based on the
binarism entangled by the pathologization of lesbian desire, the aim of this research is to
seek in the renewal of the modernist canon a way to repair the marginalizations and
exclusions that have composed the history of Portuguese literature.