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dc.contributor.advisor Machado, Celiane Costa
dc.contributor.author Kleemann, Robson
dc.date.accessioned 2024-11-21T20:43:56Z
dc.date.available 2024-11-21T20:43:56Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation KLEEMANN, Robson. Confeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática. 2023. 250 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11845
dc.description Tese (doutorado) pt_BR
dc.description.abstract Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo objetivo foi compreender como os professores de matemática percebem sua formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais (TD) e as contribuições dos processos formativos para sua prática docente, com ênfase ao viés tecnológico. No referencial teórico aborda-se o contexto histórico da formação de professores, discorrendo acerca da evolução e das principais modificações no decorrer do tempo, bem como os conhecimentos essenciais ao professor de matemática, e que contribuem no desenvolvimento profissional docente. Decorrente do avanço científico e tecnológico, culminam as TD como possibilidade metodológica no ensino de matemática, implicando na necessidade do professor acompanhar essas transformações, tornando-se fundamental uma atenção às formações inicial e continuada de professores, tendo a Cyberformação como princípio basilar. Ademais, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações do período 2016-2021, a fim de verificar o que já há escrito sobre o assunto. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, analisando informações produzidas junto a um grupo de dez professores de matemática que atuam na educação básica. Para análise das informações, utilizou-se do método da análise textual discursiva (ATD), proposto por Moraes e Galiazzi (2016), pelo qual emergiram nove categorias intermediárias e duas finais, originando a escrita de dois metatextos. Do primeiro aponta-se que as formações inicial e continuada de professores de matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional docente, com destaque à formação tecnológica, e combinada com as formações específica e pedagógica. Do segundo metatexto destaca-se a relevância de que os professores não apenas reconheçam a importância das TD no ensino de matemática, mas também as incorporem na sala de aula, aproveitando ao máximo as potencialidades. Também, indica-se a urgência de investimentos na formação de professores de matemática, em recursos tecnológicos e no acesso à internet nas escolas. Os resultados permitem defender a tese de que os processos formativos de professores de matemática constituem etapas fundamentais ao desenvolvimento profissional docente, e precisam explorar e relacionar os diferentes tipos de conhecimentos, a saber: específico, pedagógico e tecnológico, culminando em um TPACK Matemático, tendo a Cyberformação como princípio orientador. Para isso, é necessária uma formação transversal envolvendo a sala de aula, de modo que a essencialidade não esteja exclusivamente no curso, mas na transversalidade com os espaços onde se exerce a docência. Afirma-se que ainda há lacunas que dificultam o uso pedagógico das TD no ensino de matemática, e por isso é necessário maiores investimentos, tanto na formação, como nos demais elementos basilares à atuação docente. pt_BR
dc.description.abstract This thesis presents the results of a research conducted within the Graduate Program in Science Education at the Universidade Federal do Rio Grande – FURG. It originated from the researcher's concern, aiming to understand how mathematics teachers perceive their training for the pedagogical use of digital technologies (DT) and the contributions of training processes to their teaching practice, with an emphasis on the technological aspect. In the theoretical framework, it addresses the historical context of teacher training, discussing the evolution and major changes over time, as well as the essential knowledge for mathematics teachers that contribute to professional development. Due to scientific and technological advancements, DT have emerged as a methodological possibility in mathematics education, leading to the need for teachers to keep up with these transformations. Therefore, attention to the initial and continuous teacher training is fundamental, with Cyberformation as a foundational principle. Furthermore, a mapping of the theses and dissertations from the period 2016-2021 is presented to investigate what has already been written on the subject. Regarding the methodological aspects, the research has a qualitative approach, analyzing information produced by a group of ten mathematics teachers working in basic education. For the analysis of the information, the method of discursive textual analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2016), was used, from which nine intermediate categories and two final ones emerged, resulting in the writing of two metatexts. The first metatext highlights that initial and continuous training of mathematics teachers is essential for professional development, with an emphasis on technological training combined with specific and pedagogical training. In the second metatext, the relevance of teachers not only recognizing the importance of DT in mathematics teaching but also incorporating them into the classroom, making the most of their potential, is emphasized. It also indicates the urgency of investing in the training of mathematics teachers, technological resources, and access to the internet in schools. The results allow us to argue that the training processes for mathematics teachers are fundamental stages in professional development and need to explore and relate different types of knowledge, specifically: specific, pedagogical, and technological, culminating in Mathematical TPACK, with Cyberformation as a guiding principle. For this, a cross-sectional training involving the classroom is necessary, so that the essentiality is not exclusively in the course but in its transversality with the spaces where teaching is practiced. It is asserted that there are still gaps that hinder the pedagogical use of DT in mathematics education, and therefore, greater investments are needed in both training and other fundamental elements of teaching practice. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Profissional Docente pt_BR
dc.subject Formações Inicial e Continuada de Professores pt_BR
dc.subject TPACK pt_BR
dc.subject Cyberformação pt_BR
dc.subject Digital Technologies pt_BR
dc.subject Professional Development pt_BR
dc.subject Initial and Continuous Teacher Training pt_BR
dc.subject Cyberformation pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers pt_BR
dc.subject Professores de Matemática pt_BR
dc.title Confeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)
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