dc.contributor.advisor |
Heckler, Valmir |
|
dc.contributor.advisor |
Araujo, Rafaele Rodrigues de |
|
dc.contributor.author |
Ruas, Franciele Pires |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-22T17:21:28Z |
|
dc.date.available |
2024-11-22T17:21:28Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
RUAS, Franciele Pires. A multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências. 2023. 203 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11847 |
|
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja significar. A pesquisa foi desenvolvida na vertente da teoria Semiótica Social, que sustenta a abordagem multimodal. O campo do estudo é o trabalho semiótico de futuros professores de Ciências em formação em um curso de Licenciatura em Ciências na modalidade da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O objetivo geral do estudo foi o de comunicar compreensões sobre como o trabalho semiótico desempenhado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências (EaD/FURG) evidencia o processo de construção de significados sobre o fenômeno da homeostase. O foco dessa análise está sobre uma atividade disponibilizada pelos professores formadores e tutoras, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicarem a sua turma hipotética, a explicação sobre o fenômeno. Mediante a projeção de identidades pelos professores formadores e tutoras, comunicada através do layout da interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, analisamos a influência
das escolhas de design sobre o trabalho semiótico desempenhado pelos estudantes.
O método da cartografia foi operado pela pista funcionamento da atenção no
trabalho do cartógrafo em suas quatro variações: rastreio, sobre a interdisciplina
Fenômenos da Natureza IV e o tópico da atividade; toque, a análise do layout, da
aula a partir da auto filmagem e da aula com projeção de slides, e; pouso e
reconhecimento atento, que sinalizam duas emergências a partir da questão central
da pesquisa: Como o trabalho semiótico na formação online de professores de
Ciências evidencia o processo da construção de significado sobre a homeostase?:
1- No agenciamento ativo do licenciando diante da necessidade de representar e
comunicar o fenômeno; 2- Na relação entre o que o futuro professor deseja dizer e
as escolhas disponíveis no contexto social. Com base na articulação entre as duas
emergências cartografadas, comunicamos a tese: o trabalho semiótico na formação
online de professores de Ciências evidenciou o processo da construção de
significados sobre a homeostase a partir da proposta de atividade de planejar,
desenvolver e enviar aula em vídeo, influenciada pela projeção do agenciamento
ativo dos modos e recursos semióticos disponíveis no contexto social e as escolhas
frente à intencionalidade de representar e comunicar o fenômeno em estudo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this doctoral research, we assume that semiotic work refers to the orchestration of semiotic modes and resources by the producer (agency), with distinct potentials for meaning, in view of what is intended to be signified. The research was developed within the framework of Social Semiotic Theory, which supports the multimodal approach. The field of study is the semiotic work of future science teachers in training in a Bachelor's degree program in Science Education offered in the distance learning modality at the Federal University of Rio Grande (FURG). The general objective of the study was to communicate understandings about how the semiotic work performed by students in the Science Education distance learning program at FURG reflects the process of meaning construction regarding the phenomenon of homeostasis. The focus of this analysis is on an activity provided by teacher trainers and tutors, which places the students in the role of teachers in Basic Education, tasked with explaining the phenomenon to their hypothetical class. Through the projection of identities by the teacher trainers and tutors, communicated through the layout of the interdisciplinary course "Phenomena of Nature IV" in the virtual learning environment of the program, we analyzed the influence of design choices on the semiotic work performed by the students. The cartography method was operated through the functioning clue of attention in the cartographer's work in its four variations: tracing, concerning the interdisciplinary course "Phenomena of Nature IV"
and the topic of the activity; touch, the analysis of the layout, the lesson based on self-filming, and the lesson with slide projection; and landing and attentive recognition, which signals two emergences based on the central question of the
research: "How does semiotic work in online science teacher education evidence the process of meaning construction regarding homeostasis?": 1- In the active agency of the future teacher in the need to represent and communicate the phenomenon; 2- In the relationship between what the future teacher wishes to convey and the choices available in the social context. Based on the articulation between the two mapped emergences, the thesis is communicated: semiotic work in online science teacher education has evidenced the process of meaning construction regarding homeostasis through the proposed activity of planning, developing, and submitting a video lesson, influenced by the projection of active agency of semiotic modes and resources available in the social context and the choices made in relation to the intentionality of representing and communicating the studied phenomenon. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho Semiótico |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica Social |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a Distância |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotic Work. Multimodality |
pt_BR |
dc.subject |
Social Semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Distance Education |
pt_BR |
dc.title |
A multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |