Barra de Pelotas (RS): uma análise da constituição e resistência da comunidade-território tradicional pesqueira a partir da Educação Ambiental Crítica

Fonseca, Fabiane Fagundes da

Abstract:

 
Esta dissertação de mestrado buscou compreender, a partir da lente analítica da Educação Ambiental Crítica, como se configurou a comunidade-território tradicional de pesca da Barra de Pelotas. As temáticas Educação Ambiental Crítica, territórios tradicionais, pesca artesanal e conflitos ambientais estiveram na centralidade das discussões traçadas ao longo da pesquisa, com base em autores(as) do campo do pensamento crítico. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, envolvendo diversos instrumentos de coleta de dados, os quais posteriormente foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo e apresentados ao longo dos três capítulos do texto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 moradores(as) da Barra de Pelotas, envolvendo encontros individuais e coletivos, três saídas ao “mar” com pescadores(as) artesanais, análise de documentos e publicações sobre a comunidade e o território, bem como observação participante da comunidade e de uma audiência pública sobre uma demanda local. Nesse trabalho a pesca artesanal é entendida enquanto um modo de vida tradicional, resguardado por legislações nacionais e internacionais, de maneira que o modo de vida desses sujeitos é intrínseco aos seus territórios tradicionais. Tais territórios envolvem a dimensão física e simbólica do espaço, e apresentam significação própria no contexto da pesca artesanal, envolvendo sociabilidades com a natureza específicas da cultura pesqueira, que aportam diversos saberes ambientais construídos na vida cotidiana nesses territórios. A Educação Ambiental Crítica, a partir da teoria dos conflitos ambientais, contribuiu para entender como um ambiente de importância ambiental do município de Pelotas dialeticamente se configurou em uma comunidade-território tradicional de pesca. Através do trabalho identificou-se que a constituição da comunidade-território pesqueira da Barra de Pelotas ocorreu em virtude da pesca artesanal enquanto modo de vida há mais de 50 anos, cuja composição atual expressa a permanência dos filhos e filhas da pesca artesanal na atividade como fonte de vida e cultura. Através do olhar crítico foi possível perceber que a Educação Ambiental se manifesta desde a gênese desse território, seja pela relação ser humano-natureza, onde são produzidos saberes ambientais pesqueiros próprios da lida com o pescado, com as águas e com a costa, seja através da luta pela garantia de acesso e direito ao seu território, com a instalação de água encanada, energia elétrica e transporte escolar. Por meio dos resultados dessa pesquisa percebeu-se que a comunidade vive, historicamente, com um processo de invisibilização dos seus aspectos de tradicionalidade, sendo retratada publicamente como “ocupação irregular” e “zona de risco”, fatores que contribuem para que sofra com falta de assistência do Estado garantidor de direitos em alguns aspectos, conforme mencionado pelos (as) moradores (as).
 
This master's thesis sought to understand, from the analytical lens of Critical Environmental Education, how the traditional fishing community-territory of Barra de Pelotas was configured. The themes Critical Environmental Education, traditional territories, artisanal fishing and environmental conflicts were at the center of the discussions outlined throughout the research, with the help of authors from the field of critical thinking. The research was developed based on a qualitative approach, involving several data collection instruments, which were later analyzed using the content analysis technique and presented throughout the three chapters of the text. Semi-structured interviews were carried out with 20 residents of Barra de Pelotas, involving individual and collective meetings, three trips to the "sea" with artisanal fishermen, analysis of documents and publications about the community and the territory, as well as participant observation community and a public hearing on a local demand. In this work, artisanal fishing is understood as a traditional way of life, protected by national and international legislation, so that the way of life of these subjects is intrinsic to their traditional territories. Such territories involve the physical and also symbolic dimension of space, and have their own meaning in the context of artisanal fishing, involving sociabilities with the specific nature of the fishing culture, contributing to various environmental knowledge constructed in everyday life in these territories. Critical Environmental Education, based on the theory of environmental conflicts, contributed to understanding how an environment of environmental importance in the municipality of Pelotas was dialectically configured in a traditional fishing community-territory. Through the work it was identified that the formation of the fishing community-territory of Barra de Pelotas occurred due to artisanal fishing as a way of life for over 50 years, and that its current composition expresses the permanence of the sons and daughters of artisanal fishing in activity as a source of life and culture. Through a critical look, it was possible to perceive that Environmental Education manifests itself from the genesis of this territory, either through the human-nature relationship, where fishing environmental knowledge is produced, specific to dealing with fish, with the waters and with the coast, and also in the struggle to guarantee access and rights to their territory, with the installation of piped water, electricity and school transport. Still as a result of this research, it was noticed that the community historically suffers from a process of invisibilization of its aspects of traditionality, being publicly portrayed as "irregular occupation" and "risk zone", factors that contribute to the community still suffering from lack of assistance from the State guaranteeing rights in some aspects, which is mentioned by the residents themselves.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)