Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

O teatro em um contexto científico-matemático a partir da figura histórica de galileu

Imagem de Miniatura

Resumo

Nosso projeto, de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-SAP), se propõe a apresentar um produto educacional relacionando teatro e matemática, junto a figura histórica de Galileu Galilei; com o intuito de fomentar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que possam construir saberes científicos-matemáticos pelo viés de técnicas teatrais. Através da proposta de prévia elaboração dramatúrgica, especificamente criadas a partir de recortes da vida de nosso protagonista, ou seja, esquetes pedagógicos direcionados à radionovela, que objetivarão a contação dessas histórias provenientes de uma pesquisa bibliográfica embasadas em referências das áreas científicas e teatrais. No campo das ciências exatas, salientamos: Karlson (1961), Boyer (1974), Caraça (1998), e Eves (2011); e no campo da artes cênicas, evidenciamos: Stanislavski (2001 e 2016), Brecht (1978 e 1991) e Spolin (2017), sem nunca perder de vista o agente de nossa pesquisa, Galileu Galilei, com três de suas obras, <O mensageiro das estrelas= (2009b), <Ciência e Fé= (2009a) e <Diálogos sobre dois máximos sistemas de mundo ptolomaico e copernicano= (2004), que nos aproximaram do protagonista, a partir de sua escrita, dando lastro para conhecer seu linguajar, leituras de mundo e relações históricas. Nosso projeto também cria a possibilidade de instigar reflexões sobre a natureza das ciências e a realização de conexões com sua importância social, seriedade e o tratamento nos meios de comunicação da atualidade. A disseminação desse produto educacional será feita por intermédio de um programa de podcast, podendo ser acessado por todos os interessados, e da mesma forma, a utilizarem-se desse projeto direcionado fundamentalmente ao ensino na educação básica.
Our Professional Master9s Degree in Exact Sciences conclusion project at Federal University of Rio Grande (FURG-SAP) proposes to present an educational product relating theater and mathematics, considering the historical figure of Galileo Galilei, with the intention of fomenting the development of pedagogical strategies which can build scientific-mathematic knowledge through theatrical techniques. Throughout the propose of a previous dramaturgical elaboration, specifically created from cuts of our protagonist9s life, in other words, pedagogical sketches focused on radio soap operas, which had as their aim the telling of such stories which were from a bibliographic research based on references from scientific and theatrical areas. In the field of exact sciences, we highlight: Karlson (1961), Boyer (1974), Caraça (1998), e Eves (2011); and in the field of scenic arts, we highlight: Stanislavski (2001 e 2016), Brecht (1978 e 1991) e Spolin (2017), never missing the point the agent of our research, Galileu Galilei, with three of his works: The Starry Messenger (2009b), Science and Faith (2009a) and Dialogue Concerning the Two Chief World Systems 3 Ptolemaic and Copernican (2004), which put us closer to the protagonist, from his writings, giving us field to know his language, world readings and historical relations. Our project also creates the possibility of instigating reflections on the nature of the sciences and the treatment within the communications vehicles nowadays. The educational product is available online, in digital media, and it can be accessed by all the interested parties, and, likewise, this project can be fundamentally used towards the basic education.

Descrição

Dissertação (mestrado)

Palavras-chave

Matemática, História das Ciências, Galileu Galilei, Radionovela, Mathematics, History of Sciences, Radio Soap Opera

Citação

ASSUNÇÃO, Daniel Rosa. O teatro em um contexto científico-matemático a partir da figura histórica de galileu. 2023. 150 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2023.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Página do item completo