Explorando o ensino de física por investigação e as tecnologias digitais de informação e comunicação: uma experiência vivida no ensino médio
Resumo
Neste estudo, buscou-se compreender o uso de tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC) para o ensino da Física, alicerçado em uma abordagem
investigativa no ensino de Física, mediada pelo uso de TDIC ́S. O estudo é
caracterizado como pesquisa-ação de cunho qualitativo, buscando responder à
seguinte indagação: O que é isso que se mostra da mediação tecnológica ao
desenvolver uma sequência de ensino investigativa (SEI) de Física, no Ensino
Médio? A pesquisa é iniciada com o estado da arte, visando mapear estudos que
abordem o uso das TDIC no ensino de Física. O universo de pesquisa constituiu-se
pela análise da prática docente da pesquisadora, com estudantes da rede pública do
ensino médio, em São Francisco de Paula/RS e a prospecção dos dados, obtida a
partir da aplicação de sequências didáticas. Esses dados são analisados a partir do
método de Análise Textual Discursiva, visando os significados desenvolvidos e/ou
aprimorados na aprendizagem dos estudantes ao longo da pesquisa, mostrando
resultados a respeito do ensino de física por investigação com uso de TDIC.
Verificou-se que os estudantes foram motivados com o uso das TDIC, bem como
pela proposta dialógica do ensino por investigação, gerando um movimento de
estudo, pesquisa e troca de experiências acerca dos conceitos da Física. Como
resultado de pesquisa, após a análise de dados da experiência vivida com a
aplicação da sequência de ensino investigativa com o uso de TDIC ́S, assumiu-se
que as tecnologias digitais oportunizam a promoção de ações investigativas em sala
de aula, em uma perspectiva dialógica e colaborativa que desafia professores e
estudantes à curadoria de conteúdos digitais. O produto educacional que resultou da
pesquisa é apresentado como uma galeria virtual constituída pelas produções da
pesquisadora e de vídeos produzidos pelos estudantes, que emergem da pesquisa
intitulada: “Explorando o ensino de Física por investigação e as tecnologias digitais
de informação e comunicação: Uma experiência com o Ensino de Física por
Investigação no ensino médio”.
Descrição
Dissertação (mestrado)
Palavras-chave
Ensino por investigação, Tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Ensino de Física
Citação
SOARES, Mariane Santos. Explorando o ensino de física por investigação e as tecnologias digitais de informação e comunicação: uma experiência vivida no ensino médio. 2023. 83 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2023.
