-
-
Souza, Thiago Silva de; Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz Carlos
(2010)
Este texto constitui um relato de experiência em que viso problematizar uma intervenção pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para ...
-
-
Vilela, Rafaela
(2021-07-27)
O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e busca discutir a biblioteca pública para infância. Em diálogo com o contexto político nacional, lança-se luz e foco para dois projetos de livro ...
-
-
Santos, Keli Ávila dos
(2018)
Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como as representações sobre determinados tipos de infâncias funcionam como instrumento pedagógico capaz de ensinar lições, fazendo circular, em artefatos da cultura, ...
-
-
Pereira, Vilmar Alves
(2011)
O presente artigo apresenta a discussão sobre infância e subjetividade a partir da perspectiva de dois grandes pensadores modernos: Descartes e Rousseau. Nesse sentido demonstra as aproximações entre os conceitos de infância ...
-
-
Lütkemeyer, Marciele
(2016)
O presente buscou demonstrar no que constitui o acolhimento institucional, seja ele na visão de medida protetiva ou como afronta ao princípio da proteção integral da criança e do adolescente, além de suas mudanças históricas ...
-
-
Fiabani, Adelmir; Fiabani, Tainá
(2020)
Em tempos de discussões sobre a obrigatoriedade ou não do psicólogo nas escolas,
nossas experiências no campo da Educação e da Psicologia nos levaram a produzir esta
reflexão sobre o racismo e seus efeitos, sobretudo, ...
-
-
Oliveira, Paola Silveira de
(2024-01-31)
Nosso trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como objetivo problematizar como o exercício ...
-
-
Costa, Juliana Hartleben da
(2014)
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Blankenheim, Thaís; Ramos, Natacha Führ; Pizzinato, Adolfo; Costa, Angelo Brandelli
(2020)
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da
Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero.
Um questionário foi respondido por 96 participantes ...
-
-
Neves, Gabrielle Lopes das
(2024-01-29)
A proposta investigativa surge enquanto projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Inquietações sobre a formação de professores e sobre ...
-
-
Maia, Vânia Roseane Pascoal
(2014)
O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas
dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação AmbientalPPGEA/FURG
(2007-2012). O intuito foi compreender como ...
-
-
Maia, Vânia Roseane Pascoal
(2024-01-25)
O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG (2007-2012). O intuito foi compreender como ...
-
-
Perussatto, Melina Kleinert
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-04-06)
O artigo problematiza o processo de racialização da infância registrado no período compreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do ...
-
-
Silva, Luana Santos da
(2017)
A pesquisa com a infância indígena precisa considerar a sua interpretação sobre a natureza, o seu contexto, seus arranjos sociais e culturais naquele determinado espaço e tempo, buscando compreender como os "pequenos ...
-
-
Sá-Silva, Jackson Ronie; Silva, Raimundo José Pereira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as
ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas
em materiais bibliográficos cuja centralidade ...
-
-
Pereira, Vilmar Alves
(2009)
A modernidade tomou as crianças como seres históricos, que viviam em determinadas condições e circunstâncias sociais singulares e, almejando dar maior e melhor especificidade para essa etapa da vida, construiu noções, ...
-
-
Piske, Eliane Lima
(2016)
As instituições de acolhimento são espaços protetivos para crianças e adolescentes emsituação de risco. O acolhimento institucional é um fenômeno social e histórico que deve ser compreendido contextualmente para poder gerar ...
-
-
Piske, Eliane Lima
(2024-01-26)
As instituições de acolhimento são espaços protetivos para crianças e adolescentes em situação de risco. O acolhimento institucional é um fenômeno social e histórico que deve ser compreendido contextualmente para poder ...
-
-
Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram ...