-
-
Calloni, Humberto
(2006)
A fim de que possamos compreender a complexidade do século XVIII, também denominado século das luzes, não há como nos esquivarmos de uma apreciação pontual, ainda que nem de longe esgotada, da produção científica e filosófica ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Chassot, Attico Inacio
(2011)
O artigo busca problematizar a história das ciências, especialmente o ethos da Modernidade e Pós-modernidade. Para isso, utiliza autores que se anteciparam à Pós-modernidade como Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Na ...
-
-
Danielski, Julio Cezar Reis
(2010)
Esta dissertação tem, como objetivo, investigar a utilização de animais de laboratório nas práticas didático-científicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Neste sentido questionamos e abordamos, neste estudo, ...
-
-
Magalhães, Joanalira Corpes
(2012)
Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o ...
-
-
Rocha, Lucia Regina Machado da; Lima, Clélia Akiko Hiruma; Nishida, Silvia Mitiko
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Schwantes, Lavínia
(2015)
A ciência, alicerçada por seu método, suas técnicas, suas demonstrações e suas descobertas, desde sua emergência no século XVII, tem estado em pauta nas discussões sobre a produção do conhecimento. Por suas características ...
-
-
Pedruzzi, Alana das Neves
(2015)
A presente dissertação de mestrado teve como fenômeno de estudo a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, buscando compreender o processo ...
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2005)
O autor busca caracterizar a trajetória de Gaston Bachelard no universo científico de seu tempo e as suas indagações filosóficas sobre as perspectivas pedagógicas dela decorrentes.
-
-
Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Muitas mulheres foram (e ainda são) excluídas da produção do conhecimento. Mesmo com as
mudanças ocorridas quanto ao acesso à educação e ao Ensino Superior por parte das
mulheres, a representação de quem faz e pode fazer ...
-
-
Caseira, Fabiani Figueiredo; Magalhães, Joanalira Corpes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns
projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas,
engenharias e computação 18/2013”, com relação aos ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2010)
O presente artigo traz como objetivo olhar para o tempo em que vivemos e as modificações que se instauram em nossas vidas frente a uma modernidade líquida. Para isso, aproxima-se especialmente de Zygmunt Bauman, sociólogo ...
-
-
Santana, Emilson Braga; Walczak, Aline Teresinha; Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da
Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de
Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das ...
-
-
Caseira, Fabiani Figueiredo
(2016)
A presente dissertação tem como objetivo investigar o Programa “Para Mulheres na Ciência”do Brasil, que emerge por meio de uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a L’Oréal e a United Nations Educational, ...
-
-
Leite, Ivonaldo Neres
(2007)
O objetivo deste texto é desenvolver uma abordagem sobre a relação entre pedagogia e ciência, discutindo o campo de atuação profissional do pedagogo e os requisitos para que ele possa ser concebido como cientista da educação. ...
-
-
Monteiro, Renata; Sánchez, Celso Pereira; Rodrigues, Camila
(2012)
Este estudo é fruto de uma pesquisa realizada com o público espontâneo da exposição Energia Nuclear, na oportunidade de sua apresentação na Casa da Ciência, localizada da cidade do Rio de Janeiro. Utilizou como metodologia ...
-
-
Quadrado, Raquel Pereira
(2012)
Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2007)
O presente artigo busca traçar um panorama dos paradigmas que demarcaram a História das Ciências, demonstrando suas características, produções e problematizações diante do cenário histórico em que se configuraram. O estudo ...
-
-
Silva, Graziele Baldoni da; Freitas, Deisi Sangoi
(2006)
As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante ...
-
-
Barenho, Cintia Pereira
(2008)
A crise pesqueira no estuário da Lagoa dos Patos tem incitado ações de gerenciamento e desenvolvimento, visando à restauração da qualidade ambiental e a inserção de alternativas de renda às populações locais. Neste contexto ...
-
-
Almeida, Maria Rozana Rodrigues de; Ribeiro, Paula Regina Costa; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente artigo tem, como foco, analisar as dificuldades e os obstáculos encontrados
nas narrativas de mulheres cientistas, em um ambiente inóspito, de difícil acesso e
majoritariamente masculino, como o Continente ...