-
-
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Venturin, Ana Beatriz; Longhitano, Bianca; Leite, Márcia Gabriela Ribeiro; Gravalos, Nathalia Macedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância.
Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três
filmes infantis da Disney: “Branca de Neve ...
-
-
Cipriano, Diego Mendes; Machado, Carlos Roberto da Silva
(2014)
Neste artigo, serão analisados alguns aspectos dos relatos do viajante naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853), alusivos às impressões que o mesmo registrara sobre a paisagem da recém-constituída cidade do Rio ...
-
-
Potes, Isis Marques
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente texto foi produzido tendo como inspiração o dia a dia de uma professora e
seu fazer pedagógico. O objetivo do mesmo é narrar as angústias e reflexões sobre a
prática escolar de uma professora da Educação ...
-
-
Bigliardi, Rossane Vinhas; Cruz, Ricardo Gauterio
(EDGRAF, 2007)
Este artigo desenvolve uma reflexão acerca da atual crise civilizatória enfrentada
pela humanidade, entendendo tal crise como inerente ao modelo capitalista. Busca,
para tanto, fundamentar a adoção dos pressupostos da ...
-
-
Almeida, Ellen Maria Pestili de; Santana, Patricia Mariana da Costa; Tonso, Sandro
(EDGRAF, 2010)
A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de
disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como
um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão ...
-
-
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
(2010)
Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária ...
-
-
Basanesi, Jacyra Valle
(2007)
O artigo, através da poesia épica O Uraguai, de Basílio da Gama, conjugado Com a Educação e a História, apresenta uma maneira de como essa poesia se constitui em instrumento mobilizador do processo de construção de identidades ...
-
-
Matta, Caroline Rodrigues da; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2014)
Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado em
Educação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos
educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em
Educação, no Brasil, conceituam ...
-
-
Paranhos, William Roslindo; Meira, Édina Roberta; Conceição Junior, Mário José; Beraldi, Mariana Lectícia; Wilhelm, Laís Antunes; Garcia, Olga Regina Zigelli
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
A vivência em um laboratório de pesquisa em gêneros e sexualidades possibilita
experiências transformadoras, na medida em que a sociabilidade é composta de uma
pluralidade bastante marcada por diferenças, estejam elas ...
-
-
Santos, Alison dos; Klein, Carin
(2021)
O Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a
imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste
no exame desse artefato, produzido por um grupo ...
-
-
Silveira, Natália Prestes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens,
atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de
entretenimento disponíveis para esse público. ...
-
-
Leite, Ivonaldo Neres
(2007)
O objetivo deste texto é desenvolver uma abordagem sobre a relação entre pedagogia e ciência, discutindo o campo de atuação profissional do pedagogo e os requisitos para que ele possa ser concebido como cientista da educação. ...
-
-
Rosa, Cristiano Eduardo da; Souza, Jane Felipe de; Sá-Silva, Jackson Ronie
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo
temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha de pesquisa Educação,
Sexualidade e Relações de Gênero, vinculado ao PPGEdu/FACED/UFRGS, ...
-
-
Rosa, Cristiano Eduardo da; Souza, Jane Felipe de; Sá-Silva, Jackson Ronie
(2022)
Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha depesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, ...
-
-
Giacomin, George Scarpat; Ohnuma Jr., Alfredo Akira
(2012)
Este trabalho tenta, através da conscientização da utilização sustentável da água associada ao conhecimento de pegada hídrica, transformar a forma de agir do ser humano. Há necessidade de se iniciar um processo de educação ...
-
-
Collares, Tiago Goulart
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Vianna, João Carlos Torres
(2005)
-
-
Ferrari, Anderson; Castro, Roney Polato de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Carvalho, Rubem Viana de; Silva, Luiz Felipe de Oliveira; Lage, Allene Carvalho
(2023-02-01)
Neste trabalho, refletimos sobre as contribuições da teoria queer articulada à
metodologia interseccional como possibilidade de pensarmos currículos escolares, que
sejam comprometidos com o questionamento e enfrentamento ...
-
-
Leite, Andrea Amorim; Andrade, Maristela Oliveira de; Cruz, Denise Dias da
(Editora da Furg, 2018)
Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de
desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a
percepção ambiental sobre os resíduos sólidos ...