-
-
Oliveira, Mariana Xavier de
(2018)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento prescritivo para a educação e com um caráter obrigatório que possui a função de orientar as intenções de ensino para a Educação Básica no Brasil. O público ...
-
-
Penalvo, Claudia
(2015)
O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns
dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para
professoras/es das redes públicas ...
-
-
Cunha, Bianca Langhinrichs
(2018)
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as ...
-
-
Silveira, Carlos José Borges
(2016)
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular
na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico
investigativo se fundamentou na obra de ...
-
-
Matte, Dinorah Amara
(2015)
Na presente pesquisa, propomos analisar como as questões do Ensino de História se processam na formação da Consciência Histórica dos discentes da oitava série da Escola Estadual Wandelina Nunes, em Santa Vitória do Palmar, ...
-
-
Silva, Marlon Silveira da
(2016)
Em consonância com o projeto de Brasil republicano de base higienista e eugenista, grande parte dos discursos produzidos pela intelectualidade brasileira defenderam a escola e a família como espaços estratégicos de ...
-
-
Goulart, Treyce Ellen Silva
(2016)
Este trabalho consiste em um relato de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A dissertação apresenta os caminhos investigativos percorridos ...
-
-
Mendes, Luiz Osmar
(2015)
Como consequência de suas experiências históricas, a educação brasileira apresenta-se como um espaço fecundo de (re)produção de valores culturais eurocêntricos. Essa situação, ao desconsiderar as experiências históricas, ...
-
-
Medeiros, Talita Gonçalves
(2015)
Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as
investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o
conhecimento sobre essa população, propomos ...
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(2014)
Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:
Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas
científicas na constituição dos sujeitos", e ...