-
-
Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro
(2017)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros; Zasso, Silvana Maria Bellé
(Ed. da FURG, 2023)
-
-
Loguercio, Taiana Duarte
(2015)
Esta dissertação tem como objetivo compreender quais as concepções de avaliação das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal do Rio Grande/RS, a partir da progressão continuada no ciclo da alfabetização. ...
-
-
Prado, Gabriela Ortiz
(2015)
A presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a ...
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Arriada, Eduardo; Nogueira, Gabriela Medeiros; Santos, Rita de Cássia Grecco dos
(2008)
Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros
(2005)
Este trabalho discute as construções matemáticas que as crianças realizam na infância antes de entrar na escola, como por exemplo: seriação, classificação, contagem numérica, etc. Lançando um olhar para o ambiente escolar, ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros; Peres, Eliane Teresinha
(2011)
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o
Ensino Fundamental ...
-
-
Michel, Caroline Braga; Trindade, Camila; Nogueira, Gabriela Medeiros
(Ed. da FURG, 2017)
-
-
Brião, Eliane Costa
(2019)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até ...
-
-
Michel, Caroline Braga; Nogueira, Gabriela Medeiros
(Ed. da FURG, 2018)
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros
(Ed. da FURG, 2014)
-
-
Arruda, Kelly de Aguiar
(2018)
Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, na Linha de Pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", com apoio financeiro do CNPq. A questão ...
-
-
Bueno, Leticia de Aguiar
(2015)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, que teve por objetivo conhecer as práticas de letramento desenvolvidas pelas crianças e pela professora de uma turma de pré-escola, em uma escola municipal da cidade ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros
(Ed. da FURG, 2013)
-
-
Acosta, Sidiane Barbosa
(2016)
Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel dos coordenadores escolaresna política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2012), maisespecificamente, nas escolas pertencentes à rede estadual ...