-
-
Toutain, Lídia Brandao; Bottentuit, Aldinar Martins; Miranda, Angélica Conceição Dias; Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de
(FEBAB, 2017)
Educação a distancia é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão
separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e
tecnologias de informação e comunicação. Essa ...
-
-
Klering, Luis Roque
(EDGRAF, 2014)
O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Internet
potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a
distância ...
-
-
Hartmann, Fernando
(2011)
Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a ...
-
-
Mirco, Deise Duarte; Ávila, José Flávio
(FURG, 2014)
O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na
modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas: a primeira constituiu uma análise
bibliográfica ...
-
-
Pinto, Suzi Samá; Laurino, Débora Pereira
(2010)
Este artigo tem como objetivo investigar em que medida a avaliação contribuiu para a reestruturação das disciplinas de estatística, oferecidas na modalidade a distância. Um instrumento de avaliação, que incluía questões ...
-
-
Pinto, Suzi Samá
(2012)
As transformações que a sociedade vem passando ao longo do tempo atreladas aos avanços tecnológicos provocaram mudanças no comportamento e na cultura que impulsionaram novas relações entre os indivíduos e o meio em que ...
-
-
Abrão, Ruhena Kelber; Silva, Juliana de Souza da; Silva, João Alberto da
(2011)
Este estudo tem como objetivo investigar os discursos dos alunos da modalidade
de Educação à Distância (EaD) produzidos em fóruns de discussão no Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA). Tenciona-se conhecer a identidade ...
-
-
Couto, Zélia de Fátima Seibt do; Oliveira, Márcio Vieira; Santos, Rita de Cássia Grecco dos
(2008)
Ao discutir os métodos e competências necessárias para cada profissional envolvido no processo de produção de material didático, o presente trabalho problematiza a produção de conteúdo instrucional para o curso de graduação ...
-
-
Pinho, Denise de Sena; Garcia, Narjara Mendes; Esperança, Joice Araújo; Hartwig, Sandra Christ
(2011)
O polo presencial é um ambiente onde os programas e cursos ofertados na modalidade a distância podem usufruir de uma estrutura que se caracteriza por condições que contemplam o aspecto estrutural, as relações interpessoais ...
-
-
Felix, Everton da Silva
(2018)
Esta dissertação visa diagnosticar a dimensão do estágio de institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para isso, foram investigados e modelados três domínios de processos: ...
-
-
Duarte, Glaucius Décio; Costa, Antonio Carlos da Rocha; Carneiro, Mara Lúcia Fernandes
(2007)
Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de
metodologia para organização curricular de cursos para educação a distância, a serem
ministrados pela Universidade Aberta Brasileira. ...
-
-
Schröeder, Christine da Silva; Klering, Luis Roque
(EDGRAF, 2012)
O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém
cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando ...
-
-
Pinto, Ivete Martins; Oliveira, Marcio Vieira; Esperança, Joice Araújo
(Ed. da FURG, 2017)
-
-
Avila, Raquel Alves Pereira
(2014)
O trabalho teve como análise o eixo de Estudos Colaborativos (ECO) - Educação Ambiental na turma 1 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Pelotas, na perspectiva ...
-
-
Quintana, Alexandre Costa; Quintana, Cristiane Gularte
(2012)
O processo de aprendizado virtual passa pela necessidade da existência de um processo de avaliação. Normalmente, essa avaliação é integrada por uma parte virtual e outra presencial. A postagem da tarefa torna-se um importante ...
-
-
Universidade Federal do Rio Grande; Secretaria de Educação a Distância
(Ed. da FURG, 2011)
-
-
Ariza, Leidy Gabriela Ariza
(2017)
A tese propõe uma compreensão do aspecto do conhecimento didático do conteúdo (CDC), na formação do educador ambiental para sua constituição como profissional na educação, a partir do epistemológico, pedagógico, contextual, ...
-
-
Duarte, Cristiane da Silva; Schröeder, Christine da Silva
(EDGRAF, 2014)
A Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica (RENAFOR) foi criada com vistas à
capacitação e à qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar ...
-
-
Gonçalves, Eder Mateus Nunes; Vieira, Suzane da Rocha
(Ed. da FURG, 2013)
-
-
Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da; Ávila, Christiano Martino Otero; Rodrigues, Francisco de Paula Marques
(2009)
A Universidade Católica de Pelotas tem introduzido a Educação a Distância em seus
cursos presenciais na oferta de Atividades Complementares Gerais. A intenção destas
atividades é oferecer uma formação diferenciada a fim ...