ICHI - Mestrado Profissional em História
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- ItemO colégio Pedro II e os livros didáticos(2014) Kreniski, Gislania Carla Potratz; Senna, Adriana Kivanski deO presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático, promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado em pesquisas historiográficas.
- ItemA imprensa como fonte para o ensino e a pesquisa em história: o caso de um jornal rio-grandino(2014) Pereira, Nalde Jaqueline Corrêa; Alves, Francisco das NevesEsta dissertação analisa uma das etapas da evolução do jornal Artista, publicado na cidade do Rio Grande, enfocando a sua gênese, transcorrida entre 1862 e 1863. Nessa época o periódico era uma pequena publicação semanal, voltada essencialmente aos artífices, de modo particular, e aos trabalhadores em geral, desenvolvendo uma construção discursiva específica que visava atingir tal público leitor. Ao estudar tal período, este trabalho busca abordar o periódico como um documento essencial para promover a pesquisa histórica e a partir dela desenvolver estratégias para o ensino da História. Nessa linha, o objetivo geral da dissertação é o de estudar a imprensa como importante fonte para o ensino e a pesquisa em História, e os objetivos específicos são os de analisar o ano inicial de existência do Artista como um típico representante da pequena imprensa; estudar os mais importantes componentes da construção discursiva do jornal e suas principais características editoriais; destacar conteúdos das páginas do periódico propícios à utilização em sala de aula; estabelecer estratégias de ensino usando as informações do Artista como fonte para o aprendizado da História; e promover, através da pesquisa-ação, estudos de caso acerca da aplicabilidade de textos do Artista como ferramentas para promover o ensino da História.
- ItemNarrativas escolares: contexto de trabalho e de ensino no cotidiano dos professores de História nas escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande(2014) Ferreira, Maria Luiza Tavares; Gonçalves, Jussemar WeissO presente trabalho apresenta uma etnografia da educação. O recorte da dissertação apresenta uma narrativa sobre trabalho e ensino do cotidiano escolar dos professores de história, a partir da construção de um estudo etnográfico. A pesquisa foi realizada com 8 professores em 6 escolas da rede municipal e estadual da cidade de Rio Grande. Com a construção dos diários do campo, foi possível encontrar no cotidiano dos professores falas comuns que foram organizadas em núcleos de sentido, nomeados como ensino de história, dificuldades de ensino, carreira, família, formação-gestão-hora-atividade, estrutura física e sala dos professores, sendo dois deles enfocados neste estudo: as dificuldades de ensino que os professores se deparam na prática docente e o ensino de história, suas visões, conhecimentos e experiências.
- ItemFerramentas da história local para aplicação da Lei 10.639/03 : o jornal A Alvorada e a Frente Negra Pelotense como provocadores da consciência histórica antirracista(2014) MESQUITA, Natiele Gonçalves; SCHIAVON, Carmem Gessilda BurgertEsta Dissertação tem como objetivo problematizar a educação nas relações étnico-raciais, trazendo à tona a discussão da Lei n.º 10.639/03 e algumas possibilidades de trabalho a partir do periódico A Alvorada. Para tanto, se apontará a História local, da cidade de Pelotas, como um elemento de construção de proximidade com os educandos e educandas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luís Carlos Corrêa da Silva. Desse modo, a partir da perspectiva da História local, se insere o periódico A Alvorada, que circulou nesta cidade entre os anos de 1907 e 1965 e fora organizado por intelectuais negros da cidade, para propagandear as pautas, demandas e atividades da comunidade negra local. Assim, no ano de 1933, é formada a Frente Negra Pelotense, tendo como protagonistas diversos intelectuais do próprio jornal, fazendo deste o principal veículo de informação da Frente na cidade. Sendo assim, utiliza-se da análise de conteúdo do periódico no ano de 1933, para inferir acerca das menções à Frente Negra Pelotense para que então, fosse construída uma atividade pedagógica com alunos da cidade da educação básica. Nesta direção, apresenta-se o resultado da atividade realizada com duas turmas do 7º ano da Escola Luís Carlos Corrêa da Silva, no ano letivo de 2014, a fim de se discutir e problematizar o trabalho com os preceitos da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar.
- ItemAbolição da escravatura no Brasil sob o prisma da imprensa: fontes para o ensino e a pesquisa da história (1871-1885-1888)(2014) Moraes, Elisabete Rodrigues; Alves, Francisco das NevesO presente trabalho tem como objetivo dar continuidade à pesquisa desenvolvida em minha especialização em História do Rio Grande do Sul, momento em que investiguei sobre as formas de divulgação das leis abolicionistas, Ventre Livre, Sexagenários e Lei Áurea através da imprensa rio-grandina do século XIX representada pelos periódicos Echo do Sul, Artista, Comercial e Diário do Rio Grande. Dando continuidade à investigação, e partindo do pressuposto de que o jornal pode ser utilizado em sala de aula como fonte de pesquisa histórica, busquei verificar como esta fonte pode ser trabalhada com alunos do ensino fundamental de forma a desenvolver sua consciência histórica. A pesquisa foi pautada em investigações na área da Educação Histórica e na teoria da Consciência Histórica de Jörn Rüsen que investiga a caracterização e os fundamentos do conhecimento histórico e sua relação com a vida prática, buscando compreender como crianças e jovens aprendem história. Usei a metodologia de pesquisa-ação privilegiando o trabalho com a interpretação da linguagem dos textos históricos e a construção de narrativas por parte dos aprendizes de uma turma do 8º ano e uma turma de 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio Grande, nos dois últimos meses de 2013. Constatei que é possível a construção do aprendizado de História a partir da análise de matérias jornalísticas, comparando fontes e buscando a compreensão das possibilidades do discurso dos jornais, bem como este trabalho pode ser realizado através das tecnologias digitais de forma a torná-lo prazeroso para o estudante. Algumas considerações podem ser apontadas, entre elas a necessidade do professor de história oportunizar condições de aprendizagem que propiciem ao aluno sentir-se agente na construção do conhecimento e de um ensino de história significativo, dando-lhe condições de compreender de forma mais profunda a vida humana, bem como a necessidade da utilização, por parte dos professores, da narrativa como forma de ensino-aprendizagem. Seria a utilidade prática da história.
- ItemEducação patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do município de São Lourenço do Sul (RS)(2014) Schneid, Carla Rejane Barz Redmer; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertO ensino de História, na atualidade, passa por um período de transformação em suas metodologias de ensino, tendo em vista o novo olhar para o seu principal objetivo, que é, fundamentalmente, o de compreender as relações humanas, a vida. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo central a busca de estratégias de ensino que possam auxiliar no ensino da História local, a partir dos princípios da Educação Patrimonial, que tem como estratégia de ação, a identificação e a interação com os bens culturais. Esta temática desperta o interesse, principalmente, pela observação de práticas pedagógicas durante alguns anos nas salas de aula, onde se percebe a necessidade de alternativas e possibilidades que tornem o ensino de História mais dinâmico para os alunos. Dessa forma, a Educação Patrimonial surge como alternativa para a superação destas carências didáticas e pedagógicas e, com esta metodologia, pretende-se trabalhar com alguns bens culturais identificados por meio da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Lourenço do Sul, servindo estes como documentos e fontes para (re) significar a construção do conhecimento histórico no município. Desse modo, a presente Dissertação encontra-se estruturada em três capítulos; o primeiro capítulo consiste na abordagem dos pressupostos da Educação Patrimonial e sua utilização para o ensino da História local, amparada nos bens patrimoniais destes locais; no segundo capítulo, descreve-se o processo da coleta de dados e informações que levaram à identificação dos bens patrimoniais do Município de São Lourenço do Sul. No último capítulo, de posse de bens patrimoniais coletados, eles serão classificados como materiais ou imateriais, bem como as suas descrições históricas e a sua importância cultural. Assim, a partir destes capítulos, observa-se que os bens culturais identificados passam a ser fontes para o ensino de História das cidades, permitindo a ampliação do espaço restrito apenas à sala de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico, reflexivo e despertando o sentimento de pertencimento. Além disso, como produto desta pesquisa, apresenta-se uma proposta de cartilha (voltada principalmente para as séries iniciais do ensino fundamental) elaborada com base na pesquisa dos bens culturais do município, sendo estes os pontos de partida para o ensino da História local.
- ItemRede Salesiana de Escolas (RSE): desafios da educação histórica(2014) Hornes, Luciana Gerundo; Senna, Adriana Kivanski deA presente pesquisa analisa sobre as apropriações e representações referentes à utilização do material didático da coleção de livros didáticos de História do Ensino Médio, da Rede Salesiana de Escolas (RSE), por parte dos professores no estado do Rio Grande do Sul. As instituições de ensino integrantes dessa Rede no estado gaúcho são: o Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé, o Colégio Dom Bosco de Porto Alegre, o Instituto Laura Vicunã de Uruguaiana e o Colégio Liceu Salesiano Leão XIII em Rio Grande, apenas esse último foram pesquisados os estudantes do terceiro ano, que concluíram o Ensino Médio no ano de 2013 e que também eram alunos da professora e também autora dessa pesquisa. Os livros didáticos utilizados nessas instituições de ensino foram produzidos por equipes da própria Rede Salesiana de Escolas e também eram todos impressos pela Editora Salesiana. Especificamente foram pesquisadas as apropriações referentes ao trabalho do professor e o sentido atribuído aos 32 estudantes do 3º Ano do Colégio Liceu Salesiano Leão XIII e também pelos próprios autores dos referidos livros didáticos. Em termos metodológicos foi utilizado a História Oral Temática e Análise de Conteúdo. Esse trabalho também fez uma análise comparativa com o trabalho desenvolvido pela professora pesquisadora Geane Kantovitz, que estudou as mesmas temáticas só com relação ao estado de Santa Catarina. As apropriações e o desenvolvimento da Consciência Histórica e os sentidos atribuídos a Historia com o uso dos livros didáticos da Rede Salesiana de Escolas(RSE), foram analisados com base nos conceitos de Consciência Histórica e Aprendizagem Histórica de acordo com Jorn Rüsen. Enfim, a proposta pedagógica da RSE referenda a utilização do livro didático como principal instrumento de trabalho do professor, buscando a formação de determinada cultura escolar. Todavia, a pesquisa evidencia que as instituições escolares da RSE, apesar de orientados a seguir os mesmos princípios, criam dinâmicas próprias. Assim, muito embora o livro didático seja importante aliado no desenvolvimento do pensamento histórico, é a mediação do professor que direcionará o processo escolar na compreensão da História e na formação da Consciência Histórica.
- ItemLiteracia e gênero: a mulher no ensino de história(2014) Lose, Maria de Lourdes; Matos, Júlia SilveiraA presente pesquisa foi iniciada pela compreensão que, mesmo com os significativos avanços ocorridos nos últimos anos, relacionados aos debates de gênero, mulheres, feminismo, faz-se necessário, ainda, que educadoras/es consigam estabelecer diálogos nas salas de aula sobre o tema, eis que, ou está ausente ou é muito pouco debatido no âmbito das escolas. Pretende-se estabelecer uma relação entre o Ensino de História e o gênero/mulher no contexto da História. Para tanto, foi utilizado o conceito de literacia histórica, o qual aborda a História em múltiplas possibilidades e definições sobre como ela (História) pode ser “lida”, uma alfabetização histórica. Neste sentido espera-se que a abordagem de uma História local seja percebida como inter-relacionada com a História global. Para que tal propósito seja alcançado, serão utilizados os paradigmas da Educação Histórica e o conceito de Teoria Social. A partir da investigação das memórias de professoras e professores de História sobre a sua formação, busca-se identificar as influências que sofreram no meio escolar, e o quanto significou, para elas e para eles, estas nas suas vidas, os aprendizados e as dificuldades encontradas. Levando-se em conta que muitos trabalhos fundamentados em estudos sobre mulheres têm sido realizados por alunas/os da Universidade Federal do Rio Grande – FURG para a obtenção da titulação em vários níveis de formação acadêmica, na área de História, realizou-se um levantamento inicial, a fim de encontrar mulheres que escreveram sobre mulheres no Centro de Documentação Histórica Prof. Hugo Alberto Pereira Neves (CDH-FURG). Buscou-se também uma dissertação, resultante de curso realizado na Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A partir da identificação de algumas mulheres que escreveram sobre mulheres e que se encontram atuando como docentes em sala de aula, ou em outros espaços onde desenvolvem atividades correlatas, idealizou-se conhecer como estão sendo abordadas, se o são, as questões relacionadas às mulheres no contexto em que se encontram essas profissionais. Por fim, foram realizadas entrevistas e buscou-se observar as coincidências e/ou divergências entre elas no tocante ao tema gênero/mulheres, no espaço escolar ou onde atuam.
- ItemEducação patrimonial na escola: uma experiência entre o ensino de história e o patrimônio cultural em Pedro Osório (RS)(2014) Torres, Tatiana Carrilho Pastorini; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertNa atualidade, diante das dificuldades que permeiam o ensino de História, constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de compreender as mudanças e adaptar-se às novas exigências de aprendizado. Sendo assim, desenvolveu-se uma prática de ensino de História a partir da Educação Patrimonial, metodologia baseada na identificação e interação com o bem cultural, cuja finalidade consiste em ampliar as possibilidades de aprendizado e facilitar a compreensão da história local e sua relação com os temas históricos mais amplos. Nessa perspectiva, o ensino de História adota a própria cidade como recurso didático mediante suas estruturas citadinas. Assim, por meio de percursos patrimoniais, realizados com alunos da rede básica de ensino, busca-se a (re)educação do olhar, ou seja, a maneira como de fato se enxerga os vestígios materiais no seu contexto histórico; as permanências e ausências das construções e dos lugares constituidos pelos alunos enquanto Patrimônio Cultural. Por fim, considera-se que, a utilização do patrimônio material, na condição de fonte para o ensino de História das cidades, surge como alternativa ao espaço restrito da sala de aula; possibilita encontrar meios de tornar o aprendizado mais dinâmico, reflexivo e desperta o sentimento de pertencimento. Dessa forma, o patrimônio deixa de ser apenas uma representação elitizada do poder e toma o seu sentido de construção social, na qual a comunidade participa e interage com o bem cultural eleito como signo formador de sua identidade.
- ItemA trincheira discursiva: escritos políticos de Angelo Dourado em livros e na imprensa rio-grandina na formação do Rio Grande do Sul republicano (1893-1905) – usos e possibilidades para a pesquisa e o ensino de história no ensino superior(2014) Oliveira, Marcelo França de; Alves, Francisco das NevesA presente dissertação analisa a produção discursiva de Ângelo Dourado através dos livros Voluntários do Martírio (1896) e A Situação Política do Brasil (1905) além de uma seleção de vinte crônicas publicadas no diário rio-grandino Echo do Sul (1899), enquanto fontes para a pesquisa e o ensino de história da época da implantação e consolidação republicana brasileira, em especial os eventos relacionados à Revolução Federalista (1893-95), sob a perspectiva da história política. Assim, constituem seus objetivos principais a análise dos elementos políticos, ideias e posicionamentos abrangidos na produção discursiva de Ângelo Dourado no quadro da formação do Rio Grande do Sul republicano (tendo por base os registros documentais indicados); e também conhecer, com base nas suas obras, as percepções, interpretações e afirmações a respeito da Revolução Federalista, levando em conta suas construções discursivas acerca dos aliados e dos adversários na guerra e na política do Rio Grande do Sul e do Brasil; e ainda refletir sobre as possibilidades de uso das fontes da época no ensino de história, mesclando análise historiográfica e documental sobre o período analisado, debatendo o tratamento factual e até mesmo o silenciamento a que o tema foi relegado ao longo da história sulina, em especial nos ambientes de ensino-aprendizado. Por fim, a aplicação prática deste conhecimento, valendo-se dos excertos dos textos de Dourado (nos livros e na imprensa) em sala de aula, especificamente na disciplina de História do Rio Grande do Sul II ministrada nos cursos de graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande.
- ItemA trincheira discursiva: escritos políticos de Ângelo Dourado em livros e na imprensa rio-grandina na formação do Rio Grande do Sul republicano (1893-1905): usos e possibilidades para a pesquisa e o ensino de história no ensino superior.(2014) Oliveira, Marcelo França de; Alves, Francisco das NevesA presente dissertação analisa a produção discursiva de Ângelo Dourado através dos livros Voluntários do Martírio (1896) e A Situação Política do Brasil (1905) além de uma seleção de vinte crônicas publicadas no diário rio-grandino Echo do Sul (1899), enquanto fontes para a pesquisa e o ensino de história da época da implantação e consolidação republicana brasileira, em especial os eventos relacionados à Revolução Federalista (1893-95), sob a perspectiva da história política. Assim, constituem seus objetivos principais a análise dos elementos políticos, ideias e posicionamentos abrangidos na produção discursiva de Ângelo Dourado no quadro da formação do Rio Grande do Sul republicano (tendo por base os registros documentais indicados); e também conhecer, com base nas suas obras, as percepções, interpretações e afirmações a respeito da Revolução Federalista, levando em conta suas construções discursivas acerca dos aliados e dos adversários na guerra e na política do Rio Grande do Sul e do Brasil; e ainda refletir sobre as possibilidades de uso das fontes da época no ensino de história, mesclando análise historiográfica e documental sobre o período analisado, debatendo o tratamento factual e até mesmo o silenciamento a que o tema foi relegado ao longo da história sulina, em especial nos ambientes de ensino-aprendizado. Por fim, a aplicação prática deste conhecimento, valendo-se dos excertos dos textos de Dourado (nos livros e na imprensa) em sala de aula, especificamente na disciplina de História do Rio Grande do Sul II ministrada nos cursos de graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande.
- ItemAprendizagem histórica: diálogos entre a telenovela “Gabriela” e a historiografia(2014) Ferreira, Elisabete Zimmer; Matos, Júlia SilveiraIniciamos esta pesquisa a partir da compreensão que a aprendizagem dos saberes históricos se realiza de diferentes formas, na maioria das vezes para além das salas de aulas, e, está diretamente relacionada às instâncias em que se processa. Estas instâncias são a acadêmica e a de circulação massiva, as quais possuem caracteres distintos. Aprendizagem histórica, portanto, ocorre mediante três fatores: o primeiro diz respeito à consciência histórica surgida no cotidiano, na práxis da vida, regida pela cultura do individuo; o segundo relaciona-se a historiografia, ou seja, o modo como as informações dos eventos históricos inscritos na mente dos homens é transformada em história oficial, o que envolve métodos de pesquisa, referenciais teóricos, argumentação e narrativa; o terceiro fator é próprio sistema escolar e a forma com que se ensina história. Assim, o aprendizado histórico, emerge na narrativa histórica, quando as operações mentais da experiência, da interpretação e da orientação são realizadas, situação em que a história é apontada como responsável pela orientação cultural na vida prática dos sujeitos. Deste modo, objetivamos nesta pesquisa analisar as relações dialéticas entre uma cultura histórica construída através da historiografia sobre os conceitos de coronelismo e clientelismo e a narrativa desses conceitos na telenovela Gabriela e essa como meio de massificação da aprendizagem Histórica. Para isso, adotamos o método do estudo de casos múltiplos, o qual foi suportado nas técnicas de entrevista e da análise de conteúdo. Obtivemos duas categorias de aprendizagem histórica nas narrativas dos participantes: 1) Coronelismo/ clientelismo e 2) Sociedade. Concluímos que as cenas apresentadas em Gabriela em sua maioria convergiram para os apontamentos da historiografia, portanto qualificando-a como uma narrativa histórica. Esta narrativa foi decodificada pelos telespectadores em conformidade com sua própria cultura e permitiu a construção de saberes que se apresentaram interligados nas falas dos participantes. As operações mentais da experiência, interpretação e orientação foram processadas de forma distinta entre os sujeitos do grupo amostral, fator que evidenciou a individualidade do aprendizado de cada participante. Dessa forma, o contato com esta representação televisiva do passado, possibilitou-lhes aquisição do conteúdo histórico, o qual foi ressignificado de modo a possibilitar a compreensão do presente e a criar expectativas de futuro, definindo a ação dos participantes em sua práxis cotidiana.
- ItemO PIBID na formação do professor-supervisor e dos licenciados em História: reflexões e contribuições(2014) Silveira, Verônica Canteiro; Sosa, Derocina Alves CamposEsta dissertação visa analisar o PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) de História da Furg dentro do contexto educacional contemporâneo, em que a formação continuada é vista como uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Para isso o professor deve estar consciente que sua formação não termina na graduação. Formar ou (re) formar o educador para a sociedade atual através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo, independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.
- ItemConsciência histórica: uma experiência sobre o contar a vida em trinta e quatro narrativas(2015) Veríssimo, André do Nascimento; Barcelos, Artur Henrique FrancoO presente trabalho busca uma ruptura com a estrutura tradicional, calcada nos conteúdos programáticos, através de uma prática desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio. Assim tornando viável uma situação onde seja perceptível a tomada de uma Consciência Histórica e o reconhecimento como sujeito histórico restabelecendo, em outro patamar, o vínculo e o interesse com a disciplina de História do currículo escolar. Permitindo de maneira concreta, na forma de situações particulares, pela construção de narrativas individuais com base em fotografias, o provocar, o estímulo no alunato para uma reflexão sobre a história de suas vidas e as consequentes formas de interpretação. Passando pela ação do lembrar e do alcançar a memória na presença de sentimentos e emoções. Pela atividade proposta e discussão sobre a consciência histórica, com o devido aporte de Jörn Rüsen, foram criadas as condições possíveis aos discentes para a reflexão e o sentir de que a História é também a sua história, uma vez que, possuidores de uma história individual, ligam-se aos demais, em uma História coletiva.
- ItemSer Amélia não me completa: um debate sobre gênero através do cinema brasileiro como recurso no Ensino de História(2015) Kucharski, Ketre Michele Rodrigues; Senna, Adriana Kivanski deNa minha trajetória de educadora foi possível perceber uma grande carência nos conteúdos dos livros didáticos de História, referente ao gênero feminino e suas contribuições na história da humanidade. Muitas vezes essas obras apresentam somente poucas imagens e pequenos comentários sobre a participação feminina na história. Assim, as mulheres praticamente tornam-se invisíveis nesses materiais didáticos, geralmente escritos por homens e que abordam principalmente a história de homens. A partir dessa problemática, busquei algumas estratégias para refletir em conjunto com meus alunos sobre as questões de gênero. Afinal, essas são questões necessárias de serem problematizadas com os estudantes, pois dizem muito da forma como vivemos e das relações que estabelecemos na atualidade. Nesse sentido, saliento que essa experiência pedagógica foi desenvolvida no ano letivo de 2013, com a turma do nono ano B (oitava série) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande (CAIC/FURG), localizada no município de Rio Grande/RS. Sendo que essa turma era composta por seis adolescentes do sexo feminino e quatro adolescentes do sexo masculino com faixa etária entre quatorze e dezesseis anos. Destaco que esta dissertação é uma interpretação dos resultados da pesquisa, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, sobre a narrativa desses estudantes a cerca do gênero feminino a partir de produções cinematográficas brasileiras utilizadas no ensino de História. Dessa forma, fazendo com que eles se percebam como sujeitos participativos capazes de interpretar, questionar e relacionar a sociedade em que estão inseridos com algumas questões apresentadas nas produções cinematográficas trabalhadas em sala de aula. Pois, a visão que o sujeito adquire sobre a realidade se constitui a partir da sua interação com o outro e com o meio. Portanto, baseado na exposição dos filmes Acorda Raimundo, acorda! (Alfredo Alves, 1990), Vida Maria (Márcio Ramos, 2006), Filhas do Vento (Joél Zito Araújo, 2005) e Olga (Jayme Monjardim, 2004) assim como, nas realizações das tarefas, pesquisa de documentos, observação dos participantes e também na interpretação das entrevistas realizadas, através da história oral com os aprendizes, foi possível analisar quais são as ideias históricas desses educandos sobre as questões de gênero.
- ItemA visão social de mundo dos parâmetros curriculares nacionais em história para os anos finais do ensino fundamental(2015) Teixeira, Rogério Corrêa; Gonçalves, Jussemar WeissOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em História para os terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (atualmente anos finais), publicados pelo Governo Federal em 1998, traçaram as diretrizes e orientações específicas para esta área de ensino, dentro do novo contexto educacional consolidado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDBEN/96), refletido por sua vez pelo novo período de redemocratização constitucional iniciado em 1988 e em curso até os dias de hoje. Compreender a visão social de mundo preconizada no documento, com suas potencialidades (ou não) para o ensino de História em nosso País, através da análise dos aspectos historiográficos e educacionais que o formam, representa o objetivo central desta pesquisa, procurando – se identificar também os interesses e valores dos grupos sociais e culturais nele traduzidos. Dentro de uma perspectiva crítico-dialética, os referidos PCNs e suas implicações com as questões acima expostas só poderão ser investigadas em uma dimensão contextualizada com a sociedade brasileira contemporânea.
- ItemAs ideias históricas de alunos da oitava série do ensino fundamental sobre a ditadura militar.(2015) Matte, Dinorah Amara; Caetano, Marcio Rodrigo ValeNa presente pesquisa, propomos analisar como as questões do Ensino de História se processam na formação da Consciência Histórica dos discentes da oitava série da Escola Estadual Wandelina Nunes, em Santa Vitória do Palmar, bem como esses estudantes se apropriam dos saberes sobre a Ditadura Militar e de que forma constroem suas aprendizagens históricas diante da relação passado e presente. Para tanto, no processo de desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados: o livro didático adotado pela escola; três livros didáticos utilizados no período que compreendeu a Ditadura Militar no Brasil, de 1964 a 1985; um livro didático do novo PNLD, que, possivelmente, poderia ser adotado na escola a partir de 2014; vídeo e conversa informal com pessoas que viveram nesse período. Os livros didáticos, além de servirem de material de apoio aos professores em sala de aula, apresentam-se como um meio - muitas vezes o único - de acesso à formação e à informação. Nesse sentido, a análise das diferentes abordagens assumidas nesses livros, no que se refere à Ditadura Militar, ajuda a entender a formação da consciência coletiva de uma comunidade ou nação, tendo em vista o alcance nacional destes. Os referidos livros foram escolhidos por terem sido amplamente utilizados, no período pesquisado, nas salas de aula de Santa Vitória do Palmar. Assim, objetivamos compreender, através da análise dos referidos livros didáticos e das narrativas dos estudantes, como foi construída a consciência social em relação às privações sofridas pela população, como tortura, repressão e censura, nesse período. Por este motivo, buscamos observar como, ao decorrer do tempo e especialmente no período da Ditadura Militar, a abordagem explícita ou implícita nos livros didáticos contribuiu para enraizar, na construção da sociedade, uma mentalidade crítica referente ao período.
- ItemUma cidade no caos: as águas de março e os relatos de professores acerca da enxurrada de 2011 no município de São Lourenço do Sul/RS(2015) Fraga, Juliano Torres; Prado, Daniel PorciunculaO presente trabalho tem a intenção de estudar o desastre ambiental ocorrido em março de 2011 em São Lourenço do Sul, uma enxurrada que afetou a parte sul do estado do Rio Grande do Sul. Em São Lourenço do Sul, mais da metade da cidade foi atingida, afetando bairros inteiros, deixando grande parte da população desabrigada, inclusive causando óbitos. As óticas dos professores das redes públicas da cidade, através de suas sofridas memórias sobre aquele momento, juntamente com outras fontes, serão de suma importância para que se aproxime ainda mais do fato. A História Ambiental, juntamente com a História Oral, dentro dos domínios da História do Tempo Presente, serão as diretrizes norteadoras do processo.
- ItemO que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades(2015) Medeiros, Talita Gonçalves; Caetano, Marcio Rodrigo ValeMuitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o conhecimento sobre essa população, propomos com a dissertação “O que sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidade”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande/RS, interrogar, problematizar e compreender as representações sobre a(s) lesbianidade(s) produzidas por cinco jovens de uma escola agrícola da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, orientada pelos Estudos Culturais Lesbofeministas, produziu seus dados a partir da Etnografia pós-crítica, subsidiada pelas abordagens metodológicas proporcionadas pelas “rodas de conversas” e anotações no “diário de campo”. Partindo das análises dos dados, podemos apontar que as estudantes possuem visões e entendimentos conceituais a respeito da(s) lesbianidade(s) e que esses já possuem um posicionamento crítico frente à forma como a mulher é retratada na sociedade. Entretanto, podemos verificar que a temática “lesbianidade(s)” – não diferente da forma como as demais mulheres são retratadas na escola, que é atravessada pela invisibilidade histórico-escolar – ancora-se em representações mediadas pela violência, limitadas às relações afetivo-sexuais e/ou dimensões domésticas e íntimas da sexualidade.
- ItemSignificância histórica e as questões de gênero no ensino de história: um estudo de caso sobre as narrativas dos estudantes no ensino médio da Escola Professor Lorea Pinto(2015) Farias, Giovana Pontes; Senna, Adriana Kivanski deO objetivo deste trabalho consiste em analisar como os estudantes da turma de história do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Professor Carlos Lorea Pinto, situada em Rio Grande, elaboram narrativas no intuito de significar as questões de gênero através do pensamento histórico. Este trabalho segue as premissas teóricas da educação histórica e discute conceitos de significância, consciência histórica e narrativa, assim como faz uma reflexão sobre as questões de gênero, corpo e sexualidade no ensino de história. A metodologia deste trabalho contempla os pressupostos de pesquisas desenvolvidas na educação histórica, sendo um trabalho de cunho qualitativo que tem com objeto de análise as narrativas dos estudantes e está dividido em três fases. A primeira fase corresponde a questionamentos que busquem identificar as ideias prévias dos estudantes sobre gênero e ao contato dos estudantes com as fontes históricas selecionadas, essas fontes são o livro didático e um jornal. Através da utilização do próprio livro didático como fonte histórica e do contato como um jornal feminino do inicio século XX – o jornal riograndino Corymbo – os alunos irão elaborar e estruturar suas visões a respeito das questões de gênero. A segunda fase desta pesquisa diz respeito à produção de narrativas dos estudantes. Neste momento os alunos irão mobilizar seus pensamentos históricos para a produção de narrativas em formatos de jornais sobre a mulher. Por fim a terceira parte aborda a investigação destas narrativas e dos questionamentos feitos aos alunos, através da utilização da metodologia de análise de conteúdo. Este trabalho visa contribuir para que haja maior conhecimento sobre a forma como os estudantes apreendem história e demonstrar a importância da competência narrativa e da reflexão sobre as relações de gênero para o ensino de história.
