ICHI - Mestrado Profissional em História
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/6241
Navegar
- ItemAbolição da escravatura no Brasil sob o prisma da imprensa: fontes para o ensino e a pesquisa da história (1871-1885-1888)(2014) Moraes, Elisabete Rodrigues; Alves, Francisco das NevesO presente trabalho tem como objetivo dar continuidade à pesquisa desenvolvida em minha especialização em História do Rio Grande do Sul, momento em que investiguei sobre as formas de divulgação das leis abolicionistas, Ventre Livre, Sexagenários e Lei Áurea através da imprensa rio-grandina do século XIX representada pelos periódicos Echo do Sul, Artista, Comercial e Diário do Rio Grande. Dando continuidade à investigação, e partindo do pressuposto de que o jornal pode ser utilizado em sala de aula como fonte de pesquisa histórica, busquei verificar como esta fonte pode ser trabalhada com alunos do ensino fundamental de forma a desenvolver sua consciência histórica. A pesquisa foi pautada em investigações na área da Educação Histórica e na teoria da Consciência Histórica de Jörn Rüsen que investiga a caracterização e os fundamentos do conhecimento histórico e sua relação com a vida prática, buscando compreender como crianças e jovens aprendem história. Usei a metodologia de pesquisa-ação privilegiando o trabalho com a interpretação da linguagem dos textos históricos e a construção de narrativas por parte dos aprendizes de uma turma do 8º ano e uma turma de 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio Grande, nos dois últimos meses de 2013. Constatei que é possível a construção do aprendizado de História a partir da análise de matérias jornalísticas, comparando fontes e buscando a compreensão das possibilidades do discurso dos jornais, bem como este trabalho pode ser realizado através das tecnologias digitais de forma a torná-lo prazeroso para o estudante. Algumas considerações podem ser apontadas, entre elas a necessidade do professor de história oportunizar condições de aprendizagem que propiciem ao aluno sentir-se agente na construção do conhecimento e de um ensino de história significativo, dando-lhe condições de compreender de forma mais profunda a vida humana, bem como a necessidade da utilização, por parte dos professores, da narrativa como forma de ensino-aprendizagem. Seria a utilidade prática da história.
- Item"América Latina na mesa": um jogo educativo acerca da América Colonial(2024) Cabreira Junior, Nelson Luis Hernandes; Cardozo, José Carlos da SilvaO presente trabalho pretende apresentar o projeto didático desenvolvido que tem como objetivo que os alunos elaborarem um jogo de tabuleiro com a temática voltada para a história da América Latina Colonial a partir de uma aula-oficina. Devido à proximidade com os conteúdos de História presentes no currículo escolar, o jogo tem como público alvo os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi alicerçada nos conceitos sobre o uso de jogos para o Ensino de História e Aprendizagem Histórica pensando em uma trajetória escolar que seja, também, condizente com as realidades dos alunos, pois cada indivíduo carrega consigo um passado e uma vivência que já é histórica. Desse modo, têm-se como foco a construção de uma aula de história mais condizem com os interesses das novas gerações, que estão conectadas ao mundo digital e, embora tenham acesso a uma infinidade de informações, continuam se distanciando das etapas de construção do conhecimento científico e da construção de uma consciência histórica razoável, como teoriza Jörn Rüsen.
- ItemAnálise da produção dos Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, defendidos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : 2014-2019(2020) Acosta, Jarbas Greque; Gonçalves, Renata BrazA pesquisa analisou a produção de Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG. Constituiu o corpus um total de 66 (sessenta e seis) dissertações que estão disponíveis no repositório institucional da FURG. O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória de cunho quali-quantitativo, que por meio da metodologia da análise de conteúdo, constatou as abordagens de pesquisas com uso de uma diversidade de metodologias de pesquisa, abordagens temáticas, e contribuições interdisciplinares nos TCM as quais, seguindo suas características e respeitando seus conjuntos de regras de procedimentos pré-definidos, são utilizadas de forma a conduzir ao cumprimento dos objetivos iniciais respectivos, tanto nos âmbitos formais de ensino fundamental, médio, superior quanto no âmbito não-formal. As pesquisas analisadas são vocacionadas ao ensino para os objetos/sujeitos das categorias docente, discente e suas variantes, assim como para a comunidade em geral. A análise dos produtos do TCM também foi contemplada, e esta encontrou neles, demonstrações de versatilidade e adaptabilidade aos temas propostos. Encontramos, na literatura científica, experiências que revelam a importância de fazer pesquisas dessa natureza e o do quanto essas, puderam influenciar nosso pensamento, dar embasamento para produzir nossos próprios procedimentos e formulários de coleta, além de auxiliar na definição das categorias de avaliação que propomos. A contribuição desta pesquisa incluiu a proposição de 3 (três) produtos que pretendem corroborar para a produção, disseminação e uso deste tipo de recurso, materializada como: uma Lista dos TCM analisados, com os respectivos links que remetem às Dissertações; uma proposta de Ficha de Descrição de Produtos e um Modelo de Preenchimento da Ficha de Descrição de Produtos. Por fim, a pesquisa conclui que o conjunto de trabalhos analisados representa uma produção consolidada de pesquisas na área de História as quais muitas estabelecem uma abordagem interdisciplinar. Conclui ainda que há necessidade de sugerir normas de padronização da descrição e apresentação das Dissertações, com vistas à recuperação das informações nelas contidas, além de investimentos na criação e oferecimento de Produtos nos TCM, bem como a investidura em novas temáticas de pesquisa na área de História.
- ItemAprendizagem histórica: diálogos entre a telenovela “Gabriela” e a historiografia(2014) Ferreira, Elisabete Zimmer; Matos, Júlia SilveiraIniciamos esta pesquisa a partir da compreensão que a aprendizagem dos saberes históricos se realiza de diferentes formas, na maioria das vezes para além das salas de aulas, e, está diretamente relacionada às instâncias em que se processa. Estas instâncias são a acadêmica e a de circulação massiva, as quais possuem caracteres distintos. Aprendizagem histórica, portanto, ocorre mediante três fatores: o primeiro diz respeito à consciência histórica surgida no cotidiano, na práxis da vida, regida pela cultura do individuo; o segundo relaciona-se a historiografia, ou seja, o modo como as informações dos eventos históricos inscritos na mente dos homens é transformada em história oficial, o que envolve métodos de pesquisa, referenciais teóricos, argumentação e narrativa; o terceiro fator é próprio sistema escolar e a forma com que se ensina história. Assim, o aprendizado histórico, emerge na narrativa histórica, quando as operações mentais da experiência, da interpretação e da orientação são realizadas, situação em que a história é apontada como responsável pela orientação cultural na vida prática dos sujeitos. Deste modo, objetivamos nesta pesquisa analisar as relações dialéticas entre uma cultura histórica construída através da historiografia sobre os conceitos de coronelismo e clientelismo e a narrativa desses conceitos na telenovela Gabriela e essa como meio de massificação da aprendizagem Histórica. Para isso, adotamos o método do estudo de casos múltiplos, o qual foi suportado nas técnicas de entrevista e da análise de conteúdo. Obtivemos duas categorias de aprendizagem histórica nas narrativas dos participantes: 1) Coronelismo/ clientelismo e 2) Sociedade. Concluímos que as cenas apresentadas em Gabriela em sua maioria convergiram para os apontamentos da historiografia, portanto qualificando-a como uma narrativa histórica. Esta narrativa foi decodificada pelos telespectadores em conformidade com sua própria cultura e permitiu a construção de saberes que se apresentaram interligados nas falas dos participantes. As operações mentais da experiência, interpretação e orientação foram processadas de forma distinta entre os sujeitos do grupo amostral, fator que evidenciou a individualidade do aprendizado de cada participante. Dessa forma, o contato com esta representação televisiva do passado, possibilitou-lhes aquisição do conteúdo histórico, o qual foi ressignificado de modo a possibilitar a compreensão do presente e a criar expectativas de futuro, definindo a ação dos participantes em sua práxis cotidiana.
- ItemA apropriação dos conhecimentos históricos pelos alunos dos quintos anos do ensino fundamental: estudo do caso de uma escola da Rede Salesiana em Rio Grande/RS(2020) Guerreiro, Fabíola Delsale Diniz; Senna, Adriana Kivanski deO presente trabalho tem o objetivo de investigar, junto aos alunos dos quintos anos da Escola Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS, como eles se apropriam dos conhecimentos históricos trabalhados em suas turmas, com relação a um determinado assunto da disciplina de História, que será desenvolvido em data pré-determinada. Como os professores das turmas e a direção serão entrevistados, será feita também a análise de suas falas sobre o que pensam e como é colocado na prática o ensino da história conjuntamente com as diretrizes pedagógicas, orientação para professores e regimento da instituição (documentação oficial da escola). A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, a qual valoriza e considera o papel dos sujeitos envolvidos naquilo que se está investigando. Através de um acompanhamento nas turmas, observando as aulas que abordam especificamente o ensino de História, e com entrevistas posteriores junto aos estudantes se conseguirá interpretar suas narrativas a partir da Hermenêutica, ou seja, compreender-se-á, desvendar-se-á, por uma análise profunda das falas das crianças, o que significou para elas o conteúdo histórico desenvolvido pela professora. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se no conceito de Educação Histórica, pela qual investiga-se possibilidades do que pode ocorrer com cada pessoa em suas formas de interpretar fatos que ocorreram no passado, descartando uma manifestação única de pensamento, de análise, de significância. Este trabalho, por fim, tem o intuito de saber como os alunos conseguem ressignificar para suas vidas no presente o que conheceram sobre o passado, numa relação de percepção e crítica, para que diferentes possibilidades possam ser pensadas, no sentido de uma nova orientação de vivências para o futuro. Essa construção/reconstrução de saberes faz parte do conceito de Consciência Histórica, a qual embasa a teoria da Educação Histórica.
- ItemArquitetura e patrimônio no ensino de história: uma leitura a partir da igreja Nossa Senhora do Carmo(2016) Pinto, Samantha Ávila; Paulitsch, Vivian da SilvaA presente investigação se insere na linha de pesquisa História, pesquisa e vivências de ensino aprendizagem. Buscamos defender a ideia de que o estudo da Educação Patrimonial através da arquitetura se constitui como campo de possibilidades para a (re) significação do ensino de História e da compreensão da história local e, por conseguinte da história de cada indivíduo. A pesquisa justifica-se em virtude da relevância que os bens arquitetônicos têm a contribuir no ensino de História, no entendimento dos processos de mudanças e transformações pelos quais passa o local que esta se encontra. Suas modificações estruturais, usos e desusos são como páginas escritas e expostas a céu aberto, para todo aquele que queira observar e investigar o possa e o faça. Ressaltamos a utilização da abordagem de cunho qualitativo, com foco nos processos apresentados na metodologia da Educação Patrimonial, difundida no Brasil por Horta, sendo a presente investigação uma possibilidade que se integra aos já conhecidos caminhos que percorrem as atividades de Educação Patrimonial nas escolas. A partir da pesquisa histórica acerca da Igreja do Carmo, bem arquitetônico do Rio Grande, desenvolveram-se oficinas patrimonias com 35 alunos do Ensino Fundamental II, a fim de que os objetivos propostos através da educação patrimonial fossem alcançados e por fim disponibilizar a educadores e pesquisadores da área, os resultados, a pesquisa e o material paradidático elaborado a partir das ações da pesquisa.
- ItemArquivos judiciais como fonte de pesquisa e ensino da história(2017) Palma, Virgilina Edí Gularte dos Santos Fidelis de; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertA presente Dissertação visa problematizar o ensino e a aprendizagem da História por meio de processos judiciais. Assim, esta pesquisa intitulada "Arquivos Judiciais como Fonte de Ensino e Pesquisa da História", apresentada ao Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em História,da Universidade Federal do Rio Grande, pretende demonstrar que os documentos gerados nos procedimentos judiciais possibilitam a pesquisa e o ensino porque reúnem elementos e narrativas que permitem a interpretação social dos fatos ali narrados. A metodologia pauta-se na utilização de fontes bibliográficas na área da História, da Arquivologia e do Direito. Para tanto, ampara-se no manuseio de processos judiciais findos; em pesquisas online em sites especializados e na consulta à legislação constitucional e infraconstitucional. A partir da metodologia da pesquisa-ação foram realizadas oficinas temáticas em escolas públicas, com turmas da 8ª e 9ª séries do ensino fundamental, onde se pretende a construção de narrativas históricas pelos alunos, objetivando maior compreensão do conhecimento histórico, relacionando-o com a vida experienciada, bem como desenvolver nos alunos o sentimento de pertencimento local e o exercício da cidadania. Como aporte teórico a pesquisa pauta-se em investigações nas seguintes áreas: dos arquivos públicos como lugares de guarda da memória coletiva e patrimônio histórico documental; no ensino e aprendizado da História, onde se investiga a relação do saber histórico com a vida prática; no exercício da cidadania onde os alunos, através do estudo de fatos jurídicos extraídos de fontes judiciais, aprendem valores essenciais para uma vida digna e solidária junto à família, escola e sociedade. Desse modo, a Dissertação encontra-se dividida em três capítulos. No primeiro, a pesquisa se ocupa em demonstrar a importância dos arquivos como locais de guarda da memória coletiva, exercício da cidadania e a respectiva legislação que os resguarda. O segundo capítulo demonstra a construção historiográfica, a partir de fontes judiciais e a possibilidade de pesquisa nesses acervos. O terceiro capítulo, por sua vez, aborda o ensinoaprendizagem através da utilização das fontes judiciais, com a finalidade de articular teoria e prática, por meio de duas oficinas pedagógicas supervisionadas em escolas públicas do ensino fundamental e, por último, apresenta-se um produto pedagógico direcionado a professores, também, do ensino fundamental.
- ItemArte e história em articulação : uma proposta de análise de imagens a partir de fundamentos semióticos e sócio-históricos(2019) Azevedo, Carolyne Farias; Lenzi, Teresa de Jesus Paz MartinsEste estudo teve como objetivo uma reflexão acerca da imagem e da complexidade de seu uso e análise no âmbito da docência e da pesquisa na área da História, e teve como fundamentação uma perspectiva interdisciplinar contextualizada no campo da História Cultural. Partimos do pressuposto de que a História Cultural, e os estudos da história do imaginário e da antropologia histórica partir do século XX proporcionaram uma revisão do conceito de documento histórico instituindo também as imagens em geral como fonte de pesquisa e ensino. Entretanto, dada a aceitação tardia da imagem enquanto fonte histórica, sua função acabou sendo por muito tempo empregada como mera ilustração de fatos. Em consequência, sua utilização ainda hoje nem sempre é feita fundada em conhecimentos específicos do campo da análise imagética, razão pela qual propõe-se com a pesquisa que resultou na dissertação aqui apresentada, por um lado, uma reflexão sobre as características inerentes a imagem, e, de maneira concomitante, uma proposta concreta e simplificada de análise a ser aproveitada pelo historiador e pelo professor de História em suas pesquisas e ensino, auxiliada pelo cruzamento da História da Arte, da Arte em geral, e especialmente das bases da teoria semiótica peirceana. Para efetivar esta proposta foram analisados seis cartazes de propaganda da Segunda Guerra Mundial. Investigamos os cartazes concentrando a atenção na análise de suas formas e conteúdo, para, com base nessas análises sistematizar uma proposta que possa também ser utilizada com os demais tipos de representações imagéticas. Os seis cartazes foram divididos em três duetos. O primeiro duo constitui-se de cartazes que retratam a perspectiva do inimigo. O segundo dueto compõe-se de imagens que expõem o contexto de chamada das mulheres para a guerra. O terceiro dueto por sua vez, mostra a construção de uma mesma alegoria em diferentes sentidos, como é o caso da águia alemã que é exaltada no cartaz do Eixo e deformada no cartaz dos Aliados.
- ItemBase Nacional Comum Currícular-BNCC : da política pública curricular ao ensino de História(2018) Oliveira, Mariana Xavier de; Caetano, Marcio Rodrigo ValeA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento prescritivo para a educação e com um caráter obrigatório que possui a função de orientar as intenções de ensino para a Educação Básica no Brasil. O público alvo dessa normativa são docentes e instituições do ensino básico. Este estudo objetivou analisar a terceira versão homologada da BNCC, no que tange ao ensino de História proposto para os anos finais do Ensino Fundamental. Problematizou-se a respeito dos diversos interesses antagônicos, bem como as intenções que cercam o referido documento. Partiu-se do entendimento de que a BNCC se trata de uma política pública gestada no interior de um contexto neoliberal. Para tanto, este estudo teve como suporte metodológico a análise qualitativa. Por meio do estudo realizado e análise do documento foi possível perceber que a BNCC possui uma concepção político-pedagógica baseada na pedagogia das competências e que a BNCC, direcionada para o Ensino Fundamental, tal como foi construída, mitiga a relevância da disciplina de História, além de subestimar a relevância do papel de docentes no processo educativo. Conclui-se que é necessário que as discussões sejam ampliadas para equilibrar os interesses, afim de buscar uma educação equitativa.
- ItemBens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local(2016) ALVES, Camila Rola; SCHIAVON, Carmem Gessilda BurgertAtualmente, muito se discute sobre o ensino de História. Nesta direção, alguns debates envolvem a questão da dificuldade de se promover a participação dos alunos nas aulas, bem como formas para se despertar o interesse discente e, tendo em mente estas ponderações, o uso da Educação Patrimonial em sala de aula, pode representar um caminho. Neste sentido, esta metodologia pode ser utilizada para promover o ensino de História de um modo mais dinâmico e atrativo para o aluno, possibilitando atividades nas quais o mesmo deixe de ser um mero receptor, passando a construir o conhecimento, juntamente com o professor, ao longo das aulas, tendo em vista que a metodologia da Educação Patrimonial possibilita a aproximação das pessoas com os bens patrimoniais. Sendo assim, a presente Dissertação tem como objetivo central desenvolver um projeto de Educação Patrimonial com uma turma de 4° ano da escola Sagrado Coração de Jesus, na busca por um ensino de História mais dinâmico e abrangente, na medida em que os alunos não precisam ficar restritos somente ao espaço escolar, mas iniciam a utilizar a cidade como recurso didático para as aulas de História. Para tanto, o texto desta Dissertação encontra-se dividido em três capítulos; no primeiro apresenta-se a relação entre História, Memória e Patrimônio, haja vista que esses são os pilares para as atividades envoltas com a metodologia da Educação Patrimonial, também realiza-se um breve histórico sobre patrimônio no Brasil e o surgimento dessa no país; o segundo capítulo, por sua vez, aborda o projeto realizado, os lugares, com os quais os alunos trabalharam e, ainda, abordamos os materiais utilizados nas aulas; finalmente, o terceiro capítulo analisa o trabalho realizado com os alunos, as atividades propostas, a análise das percepções dos discentes a partir das saídas de campo, sobre os bens culturais; este último capítulo, também conta com uma atividade realizada com os responsáveis dos alunos, de modo a observarmos o que eles contam ao chegar em casa sobre as aulas. Deste modo, buscamos através da (re) educação do olhar, mostrar para os alunos a cidade onde eles vivem e despertar o pertencimento dos mesmos com estes lugares, para que, assim, os estudantes possam se tornar defensores e multiplicadores de atividades em prol do patrimônio cultural local.
- ItemA Catedral de São Pedro e a Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande: uma proposta de abordagem para o ensino de História(2017) Paiva, William Adão Ferreira; Gonçalves, Renata BrazEsta Dissertação apresenta a pesquisa realizada, cujo objetivo foi contribuir para o desenvolvimento do ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Rio Grande/RS a partir de uma proposta de Educação Patrimonial, trazendo como referencial a Catedral de São Pedro. Existe uma carência de trabalhos que divulguem ações ou façam alusão à relação entre a Educação Patrimonial e o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS, mais precisamente sobre a Catedral de São Pedro. Ela foi a primeira igreja erguida no Estado do Rio Grande do Sul, tendo suas obras iniciadas no ano de 1755, sendo reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural através do Decreto Lei nº 25 de 30/11/1937 e considerada ainda um dos símbolos da cidade. Para responder ao propósito geral da investigação, utilizou-se como método para coletar dados a Pesquisa Bibliográfica; a Pesquisa Documental nas fontes que relataram e/ou descreveram as diversas representações da Catedral frente ao município, sendo consultados ainda os Projetos Pedagógicos, os Guias Turísticos e também os Artigos de Jornais e a aplicação de um questionário aos professores da rede escolar do município. Como resultado principal, foram apresentadas duas Cartilhas (recursos didáticos) que deverão ser utilizadas tanto pelos professores quanto pelos alunos, em referência às práticas pedagógicas do ensino de História nas escolas de Rio Grande/RS, a partir de uma proposta de Educação Patrimonial na Catedral de São Pedro.
- ItemUma cidade no caos: as águas de março e os relatos de professores acerca da enxurrada de 2011 no município de São Lourenço do Sul/RS(2015) Fraga, Juliano Torres; Prado, Daniel PorciunculaO presente trabalho tem a intenção de estudar o desastre ambiental ocorrido em março de 2011 em São Lourenço do Sul, uma enxurrada que afetou a parte sul do estado do Rio Grande do Sul. Em São Lourenço do Sul, mais da metade da cidade foi atingida, afetando bairros inteiros, deixando grande parte da população desabrigada, inclusive causando óbitos. As óticas dos professores das redes públicas da cidade, através de suas sofridas memórias sobre aquele momento, juntamente com outras fontes, serão de suma importância para que se aproxime ainda mais do fato. A História Ambiental, juntamente com a História Oral, dentro dos domínios da História do Tempo Presente, serão as diretrizes norteadoras do processo.
- ItemUma cidade no caos: as águas de março e os relatos de professores acerca da enxurrada de 2011 no município de São Lourenço do Sul/RS(2015) FRAGA, Juliano Torres; PRADO, Daniel PorciunculaO presente trabalho tem a intenção de estudar o desastre ambiental ocorrido em março de 2011 em São Lourenço do Sul, uma enxurrada que afetou a parte sul do estado do Rio Grande do Sul. Em São Lourenço do Sul, mais da metade da cidade foi atingida, afetando bairros inteiros, deixando grande parte da população desabrigada, inclusive causando óbitos. As óticas dos professores das redes públicas da cidade, através de suas sofridas memórias sobre aquele momento, juntamente com outras fontes, serão de suma importância para que se aproxime ainda mais do fato. A História Ambiental, juntamente com a História Oral, dentro dos domínios da História do Tempo Presente, serão as diretrizes norteadoras do processo.
- ItemA ciranda cultural de prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG: um reorte na bibliografia do ensino de história, a partir de escolas públicas municipais das cidades que compõe a 6ª região tradicionalista(2023) Santana, Doris de Souza; Silva, Cláudio Renato Moraes daEste trabalho tem como tema a Ciranda Cultural de Prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fazendo um recorte em uma das etapas do concurso, a prova escrita. Em especial o conteúdo programático referente as questões de História do Rio Grande do Sul, exigidas no seu regulamento. Utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta o questionário, que foi aplicado aos professores da rede municipal de ensino nas cidades que fazem parte da 6a Região Tradicionalista (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí – Brasil) que ensinam o conteúdo de História do Rio Grande do Sul. A coleta de dados informacionais e posterior análise revelou que mais da metade do conteúdo exigido na Ciranda Cultural de Prendas, não é ensinado em sala de aula. Essas etapas foram fundamentais para a elaboração do Produto deste TCM – o BLOG, ferramenta pública, gratuita e de fácil acesso que vai contribuir na preparação das candidatas a participação nas Cirandas.
- ItemO colégio Pedro II e os livros didáticos(2014) Kreniski, Gislania Carla Potratz; Senna, Adriana Kivanski deO presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático, promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado em pesquisas historiográficas.
- ItemConhecendo a história da cidade do Rio Grande/RS a partir das TICs: uma proposta de material didático digital para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2023) Azevedo, Sandra Helena Santos; Santos, Rita de Cássia Grecco dosEsse trabalho de conclusão de mestrado tem como objetivo compreender e refletir sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação como recurso usado pelos professores para o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como cenário a cidade do Rio Grande/RS. Trata-se de uma pesquisa de base quali-quantitativa, para a coleta de dados foi elaborado um questionário semi-aberto, possibilitando uma abrangência maior nas respostas. Com o advento da pandemia do Coronavirus (SARS-CoV-2 – COVID-19) percebeu- se a necessidade de aprofundar e discutir sobre a prática docente nesse período. O trabalho tem como embasamento teórico autores como Hilary Cooper, Pierre Lévy, Paulo Freire, Jörn Rüsen, Vani Moreira Kenski, Luis Fernando Cerri, Jacques Le Goff, Circe Bittencourt, entre outros. Na primeira seção, será abordado as bases teóricas da pesquisa, com base no estado da arte apresento o diálogo com autores das áreas da Educação, Ensino de História e Tecnologias Educacionais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também terá seu espaço de discussão. Na segunda seção, apresento a discussão sobre o formato do produto que pretendo desenvolver, bem como, as características dele, para qual público está voltado, tipos de materiais que serão disponibilizados no ambiente e ferramentas que serão usadas na elaboração. Na terceira seção, será apresentado o produto estruturado em forma de site, no qual cada guia é destinada a um tipo de fonte que poderá ser usada no ensino da História Local. Na quarta seção, trata-se da aplicação do produto e discussão dos resultados obtidos a partir das respostas ao questionário estruturado. Na quinta seção, temos as considerações finais do trabalho.
- ItemConsciência histórica: uma experiência sobre o contar a vida em trinta e quatro narrativas(2015) Veríssimo, André do Nascimento; Barcelos, Artur Henrique FrancoO presente trabalho busca uma ruptura com a estrutura tradicional, calcada nos conteúdos programáticos, através de uma prática desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio. Assim tornando viável uma situação onde seja perceptível a tomada de uma Consciência Histórica e o reconhecimento como sujeito histórico restabelecendo, em outro patamar, o vínculo e o interesse com a disciplina de História do currículo escolar. Permitindo de maneira concreta, na forma de situações particulares, pela construção de narrativas individuais com base em fotografias, o provocar, o estímulo no alunato para uma reflexão sobre a história de suas vidas e as consequentes formas de interpretação. Passando pela ação do lembrar e do alcançar a memória na presença de sentimentos e emoções. Pela atividade proposta e discussão sobre a consciência histórica, com o devido aporte de Jörn Rüsen, foram criadas as condições possíveis aos discentes para a reflexão e o sentir de que a História é também a sua história, uma vez que, possuidores de uma história individual, ligam-se aos demais, em uma História coletiva.
- ItemA cultura afro-brasileira e indígena na sala de aula: reflexões e diálogos dos educandos do ensino básico de Rio Grande-RS(2016) Duarte, Silvia Altina Borges; Sosa, Derocina Alves CamposA presente pesquisa teve por objetivo verificar como os educandos dos Oitavos e Nonos anos como também dos terceiros anos do ensino regular ou EJA das três escolas públicas da cidade do Rio Grande- RS, participantes do projeto, assimilam e entendem determinados conceitos como por exemplo Diversidade Cultural, Religiosa, Política e Étnico Racial, para podermos compreender como a Lei 11645/2008 pode contribuir para a real aplicação e reconhecimento da Cultura Afro Brasileira e Indígena durante todo o ano letivo e não somente em algumas datas comemorativas. A postura do educador em questão é de extrema importância para a aplicação da Lei em nossas escolas riograndinas como as demais instituições públicas de nosso país, pois, o maior objetivo é conceder aos educandos a oportunidade de acesso à história contada por pessoas e povos negros e indígena.
- ItemCultura material e proveniência bibliográfica no ensino de história: um estudo sobre os ilustres doadores do acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense(2023) Vian, Alissa Esperon; Pestana, Marlon Borges; Rodrigues, Marcia CarvalhoA proveniência engloba todo o ciclo de vida de um objeto, desde a sua origem manufatureira até a sua vida social, o que enquadra especificidades técnicas, políticas e sociais. É usualmente expressa por meio de uma cronologia de proprietários, custódia ou localização, incluindo nomes e outras informações contextuais de interesse para os historiadores. Esta pesquisa destaca os antigos doadores da Biblioteca Rio-Grandense e investiga a história do livro, dos leitores e da leitura na cidade do Rio Grande (RS) a partir do estudo das marcas de proveniência bibliográficas encontradas em exemplares publicados entre 1880 e 1920, que integram a coleção de livros raros da instituição. Como objetivos específicos, destaca-se: a) mapear a trajetória histórica percorrida pelos livros raros pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense, identificando as marcas deixadas por seus antigos proprietários e leitores; b) identificar os antigos proprietários e leitores dos livros pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense; c) identificar os gêneros literários das obras selecionadas; d) analisar os grupos sociais dos doadores das obras selecionadas; e) criar um repositório temático digital, de acesso aberto, das marcas de proveniência identificadas junto ao acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense. A coleta de dados para a construção deste projeto baseou-se em revisão bibliográfica e documental, realizada em fontes nacionais e estrangeiras, disponíveis em formatos tanto impressos quanto digitais, com um método exploratório não exaustivo e uma abordagem quanti- qualitativa.
- ItemDa horta escolar à história ambiental: uma pesquição-ação participante sobre meio ambiente no ensino de história(2016) Pino, Juliana Pereira; Prado, Daniel PorciunculaEsta dissertação é resultado de uma investigação em que se propôs repensar a relação entre o Ensino de História e o Meio Ambiente dialogando com a perspectiva de ensino de alguns autores do campo da História Ambiental. Buscou-se assim construir uma horta escolar por meio da metodologia da Pesquisa Ação Participante como um espaço de aprendizagem da disciplina de História. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas estaduais em cidades distintas: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Carlos Loréa Pinto em Rio Grande de maio a novembro de 2013 e Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Soares de Andréa no Chuí entre os meses de junho a dezembrode 2014. Como resultado, foi criada a horta escolar como um ambiente de diálogos em que os estudantes fizeram parte do processo de pesquisa, surpreendendo-se com este tipo de abordagem e apontando suas opiniões e anseios com relação ao Meio Ambiente partindo do estudo da realidade escolar nas aulas de História.
