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Federal do Rio Grande
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ICHI - Programas de Pós-Graduação

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    Ensino de História no arquivo: diálogos e potencialidades para aprendizagens significativas
    (2023) Rosa, Erick Silva da; Matos, Julia Silveira
    Neste trabalho nos propomos construir uma reflexão sobre a contribuição dos conjuntos documentais que se encontram no Arquivo Público Histórico Municipal do Rio Grande, para a manutenção, construção e reconstituição da memória, na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul-Brasil, assim como, para aprendizagens significativas no âmbito do ensino de história. No entanto, com vistas a extrapolar uma simples reflexão, propomos ainda a construção de um arquivo simulado voltado para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, com vistas a mobilizar aprendizagens históricas a partir do manuseio de documentos arquivísticos. Essa proposta de construção de um arquivo simulado se converte não apenas no produto final desse Trabalho de Construção de Curso, como também nos motiva a problematizar o trabalho com documentos tratados pelo arquivo na prática do ensino de História. Assim, partiu-se do seguinte questionamento:Qual a contribuição dos documentos para as aprendizagens significativas no ensino de história?Com vistas a responder tal problemática, buscamos em referenciais teóricos da história e da arquivologia o alicerce necessário para a consecução dos nossos objetivos. Como objetivo principal nos propomos a construção arquivo simulado acima mencionado, para tanto buscaremos: Apurar a evolução histórica do Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande APHMRG; contextualizar o APHMRG como lugar de ensino de história; identificar nos conjuntos documentais do acervo documentos que tratem sobre a história dosexcluídos, presos, pessoas escravizadas, deficientes mentais e profissões marginalizadas; propor a experimentação do arquivo simulado, cuja temática será a história dos excluídos, na cidade do Rio Grande com atividades estratégicas e orientações de como trabalhar em sala de aula com tais documentos. O público alvo são os professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, este produto além de sua versão física, será também inserido no site do APHMRG. Em seu detalhamento metodológico esta é uma pesquisa de caráter documental, natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa.
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    Vidas invisibilizadas: uma proposta de cinema de animação sobre o gênero feminino na história do RS no século XIX
    (2024) Sinoti, Kárita Gill; Gonçalves, Jussemar Weiss
    O presente trabalho tem como foco a produção de uma Animação que retrate as mulheres em condição de subalternidade no Rio Grande do Sul, na segunda metade do século XIX. O estudo visa estabelecer as condições de existência do feminino no referido período, visando a produção do roteiro, elementos cênicos e de construção das personagens, para tanto, a partir da perspectiva de gênero foi feita a pesquisa através da análise de periódicos, relatos de viajantes que estiveram no Sul do Brasil e descreveram os hábitos da população local, a geografia, arquitetura e, especialmente, a condição feminina. A pesquisa nas fontes primárias, somada a análise da bibliografia produzida por historiadores e historiadoras, nos apresenta uma sociedade generificada onde para a mulher eram atribuídas duras normas comportamentais. Esses elementos associados à literatura que retrata o sul do Brasil, servem como base para a criação de um material didático, que complemente a ausência percebida nos livros didáticos aqui pesquisados quando nos debruçamos sobre as questões femininas no Rio Grande do Sul do século XIX. Produzimos a partir desse estudo um audiovisual, em formato de Animação, que busca auxiliar os docentes no ensino de história a partir da ótica das mulheres e que traga de forma mais ampla ao discente, vários elementos que contextualizem o século XIX no Rio Grande do Sul, e principalmente, traga elementos que fomentem o debate sobre o ser mulher no passado e presente.
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    Educação Patrimonial no ensino de História: informação e conhecimento: metodologia e aplicação de Educação Patrimonial em acervos e bens arqueológicos
    (2023) Godoi, Gleidson Lavoura; Pestana, Marlon Borges
    O trabalho tem como foco a educação patrimonial, um campo interdisciplinar, além do tratamento relacionado ao patrimônio arqueológico também abordará o processo de escavação. No contexto educacional, será proposto aos profissionais interessados um trabalho voltado aos procedimentos de divulgação e escavação. Para atingir esse objetivo, é fundamental identificar o uso de técnicas de conservação e educação patrimonial, o que implica na apresentação dessas técnicas aplicadas tanto no campo quanto no laboratório da Arqueologia. Além disso, vamos explorar as interações entre essas áreas de conhecimento e criar uma sandbox (caixa de areia) contendo materiais arqueológicos. As técnicas metodológicas de escavação desempenham um papel crucial, uma vez que compreender como lidar com cada etapa é essencial para garantir o sucesso do processo. A intenção dessa abordagem temática é estimular discussões, promover a possível adaptação e conscientizar sobre o tratamento adequado dos registros arqueológicos, desde o trabalho de campo até as análises laboratoriais. Os métodos aplicados neste trabalho também enfatizam a educação patrimonial, que é incorporada ao ensino de História. É importante destacar que essas discussões devem ocorrer no âmbito acadêmico, permitindo a análise direta das ações relacionadas a conceitos e definições históricas. Todas as pesquisas e análises realizadas em sala de aula contribuem para que os futuros profissionais possam desenvolver uma base sólida. Para alcançar esse objetivo de forma eficaz, é fundamental compreender que as ciências oferecem uma ampla gama de fontes e métodos de trabalho. A Arqueologia, em particular, tem como essência a investigação do passado e, como resultado, a conservação permanente de artefatos arqueológicos.
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    A ciranda cultural de prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG: um reorte na bibliografia do ensino de história, a partir de escolas públicas municipais das cidades que compõe a 6ª região tradicionalista
    (2023) Santana, Doris de Souza; Silva, Cláudio Renato Moraes da
    Este trabalho tem como tema a Ciranda Cultural de Prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fazendo um recorte em uma das etapas do concurso, a prova escrita. Em especial o conteúdo programático referente as questões de História do Rio Grande do Sul, exigidas no seu regulamento. Utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta o questionário, que foi aplicado aos professores da rede municipal de ensino nas cidades que fazem parte da 6a Região Tradicionalista (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí – Brasil) que ensinam o conteúdo de História do Rio Grande do Sul. A coleta de dados informacionais e posterior análise revelou que mais da metade do conteúdo exigido na Ciranda Cultural de Prendas, não é ensinado em sala de aula. Essas etapas foram fundamentais para a elaboração do Produto deste TCM – o BLOG, ferramenta pública, gratuita e de fácil acesso que vai contribuir na preparação das candidatas a participação nas Cirandas.
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    De Colégio Técnico Industrial (CTI/ FURG) a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): história, marcas institucionais e sociais
    (2023) Maiorca, Jerônimo Silveira; Pestana, Marlon Borges
    Esta pesquisa tem por finalidade pesquisar a memória institucional, registrando e divulgando seu legado e impactos sociais, do antigo Colégio Técnico Industrial (CTI/ FURG), até sua migração para o atual Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande (desde a Lei de Criação dos IFES em 2008), visando possíveis contribuições para a cultura organizacional e por potencialmente servirem ao ensino da história. A pesquisa justifica-se pela relevância da história institucional e seus valores, que rememorados podem suscitar e fortalecer sentimento de pertencimento e identidade. Metodologia qualitativa, utilizando-se de história oral, buscou-se embasamento teórico com Robbins, Michael Pollack, Deslauriers, e muito no conceito de micro-história de Carlo Ginzburg, utilizou-se o método do paradigma indiciário. A estruturação de um Núcleo de Memória para o IFRS - Campus Rio Grande se consolidou como um dos objetivos, juntamente com a criação de um canal na Plataforma Youtube. Logramos êxito na criação dos primeiros produtos no formato de vídeos, como por exemplo, a Série biográfica-institucional "De aluno a Reitor", uma homenagem póstuma ao saudoso Prof. Dr. Osvaldo Casares Pinto. Entendemos que estes tipos de ações, alinhados ao conceito de micro-história, e através dos meios de comunicação acessíveis, contribui no papel social, cultural e histórico, no sentido da manutenção contínua da historicidade local e fortalecimento das instituições.
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    Problematizando o Hino Sul-Rio-Grandense: um instrumento para o ensino de História
    (2024) Sieburger, Enio Souza; Prado, Daniel Porciuncula
    As polêmicas ocorridas durante a 1a Sessão Legislativa do Município de Porto Alegre, RS, no ano de 2021, como resultado da postura de alguns parlamentares durante a Execução do Hino oficial do Estado, forneceram a motivação inicial para este trabalho. O protesto, suas motivações e os atores sociais envolvidos revelaram diferentes percepções a respeito de um dos símbolos do Estado, criado no século XIX em meio à Guerra Civil Farroupilha. Com base na abordagem da Nova História Cultural, conceitos como práticas e representações, identidades e imaginário social fornecem o referencial teórico para a realização desta pesquisa, que possui orientação qualitativa com metodologia de revisão bibliográfica e análise documental. Como expressão dos resultados, a presente pesquisa comprovou a autenticidade melódica do hino e a existência de entidades tradicionalistas fundadas por negros. Como oferta de produto, propõe a elaboração de um livro paradidático temático com formato digital (e-book), visando contribuir ao Ensino de História. Buscou-se, para tanto, investigar as etapas do processo de criação do hino revolucionário, posteriormente, transformado em hino estadual.
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    A narrativa-interativa como jogo de História: o livro-jogo como potencializador da Educação Histórica
    (2024) Martins Junior, Domingos Savio Ximendes; Matos, Júlia Silveira
    A presente dissertação é fruto de uma conexão entre a atividade humana do jogar e o campo do ensinar história. Partindo do pressuposto que o jogo é uma atividade lúdica, que coloca os jogadores em contato com uma dinâmica progressiva e uma interpretação em uma narrativa mediada por regras, se estruturou uma problemática que a associe com o ensino da história: como um jogo de interpretação de papéis, através de uma narrativa em que o jogador é partícipe interativo, pode servir de artefato para a Educação Histórica? A pesquisa tem como objetivo geral a análise de como pode ser realizada essa articulação entre o ensino de história e a atividade lúdica do jogo de RPG, partindo de pressupostos da Educação Histórica. Através de tal articulação teórica, buscou-se refletir as possibilidades de um desenvolvimento de um livro-jogo de temática histórica direcionado aos estudantes do ensino fundamental. Fundamentando-se na Educação Histórica, em pesquisas entre ensino de história com jogos e das teorias do jogo concretizou-se no desenvolvimento um livro paradidático sobre a Ditadura Militar de 1964 na cidade do Rio Grande (RS), para que seja usado de forma lúdica por professores com seus estudantes nas aulas de história, objetivando um ensino significativo da História.
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    Literatura infantil africana e afro-brasileira na E.M.E.F. França Pinto (Rio Grande/RS), (re)significando a educação étnico-racial
    (2024) Ferreira, Míriam Couto; Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
    Este trabalho destaca a importância da Literatura Infantil, especialmente no contexto do ensino de história nos anos iniciais, como uma poderosa ferramenta para promover a educação étnico- racial. Nessa perspectiva, a cultura africana é explorada como um recurso fundamental para combater o racismo e fomentar a conscientização do respeito à diversidade e pluralidade cultural. Partimos da compreensão da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira nas instituições de ensino, incluindo a História da África, a História dos Africanos e a contribuição da cultura negra para a formação sociocultural e econômica do Brasil ao longo da história. Para o desenvolvimento deste estudo, adotamos uma abordagem qualitativa, priorizando o processo de aprendizado no contexto do ensino de história nos anos iniciais, e os aspectos relacionados à educação étnico-racial. A pesquisa foi conduzida de forma descritiva, com intervenções práticas realizadas por meio de oficinas. Essas oficinas foram centradas em obras literárias cuidadosamente selecionadas, incluindo contos, lendas africanas e histórias que apresentam narrativas orais como base. Os dados foram coletados e analisados através do diário de campo, onde registramos as descrições das intervenções e todas as observações feitas durante o processo. Como resultado, realizamos uma Mostra Cultural, que representou o ápice do trabalho, proporcionando um momento de compartilhamento das experiências e aprendizados construídos em conjunto pelos alunos, alunas, pesquisadora e professoras, com toda a comunidade escolar.
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    História do processo de inclusão de servidores Técnico-Administrativos em Educação, pessoa com deficiência, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
    (2024) Moraes, Adriana Borges de Campos; Prado, Daniel Porciuncula
    Este trabalho propõe investigar a história do processo de inclusão de servidores Técnico- Administrativos em Educação (TAE), Pessoa com Deficiência (PcD), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo em vista os processos educacionais, históricos e sociais que as pessoas com deficiências atravessaram até a conquista e a regulamentação legal do direito à inclusão no mundo do trabalho, sendo no órgão público através de concurso público. Objetiva-se o fortalecimento do ensino-aprendizagem da História da Universidade, através da interpretação dos processos inclusivos adotados na instituição, acrescido da compreensão dos contextos históricos e do reconhecimento das narrativas dos sujeitos, para a efetiva participação, reconhecimento de identidade e inclusão social e laboral dos servidores TAE PcD. Para tanto, foi realizado o levantamento do quantitativo de servidores TAE PcD, entrevista com a gestão da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP), assim como com os servidores TAE PcD. Como produto pedagógico para a construção do conhecimento, propõe-se, a partir da identificação de fatores apresentados pela PROGEP e pelos servidores PcD, a elaboração de projeto institucional que vise a construção da identidade desses servidores e que possa contribuir para aprimorar o processo de inclusão na instituição e a melhora na qualidade de vida laboral e social desse segmento populacional.
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    Horizontes educacionais entrelaçados: formação de professores, ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o universo tecnológico na educação histórica onlife
    (2024) Faria, Isabel Mendes; Matos, Júlia Silveira
    O presente trabalho de conclusão de mestrado investiga a interseção entre a formação de professores, o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática educativa. O foco está na incorporação dessas tecnologias ao já consagrado aparato didático-analógico do Ensino de História, promovendo uma educação lúdica que integre recursos digitais, analógicos e aqueles construídos pelas crianças, como os materiais reciclados, conectando seu capital cultural, o ensino de História e as diversas tecnologias. Por meio de uma breve revisão do estado da arte, analisamos as publicações no Brasil entre janeiro de 2017 e setembro de 2022 sobre o impacto das TDICs no ensino de História. Utilizando fontes on-line, a saber, Google Acadêmico, Periódicos CAPES, BDTD e SciELO, foram coletados dados quantitativos, produzidos gráficos e identificadas tendências e lacunas no uso dessas tecnologias. Destacou-se o papel fundamental do Ensino de História no desenvolvimento dos estudantes e explorou-se as TDICs como ferramentas aliadas no Ensino de História, propondo instrumentos e plataformas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, entrelaçados com as tecnologias analógicas e recursos didáticos há muito usados no ensino-aprendizagem de História. Como produto final, propomos um curso de extensão intitulado “Construindo História com Tecnologia: Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental I”, visando capacitar os professores dos anos iniciais, bem como acadêmicos de Pedagogia e Licenciatura em História da FURG para uma abordagem mais eficaz e inclusiva no Ensino de História. Ao final, destacamos a necessidade contínua de pesquisa e aperfeiçoamento neste campo, enfatizando a importância da formação de professores aliada às TDICs e outros recursos didáticos para a Educação Histórica “OnLife”.