ICHI - Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/1993
Navegar
- ItemAbolição da escravatura no Brasil sob o prisma da imprensa: fontes para o ensino e a pesquisa da história (1871-1885-1888)(2014) Moraes, Elisabete Rodrigues; Alves, Francisco das NevesO presente trabalho tem como objetivo dar continuidade à pesquisa desenvolvida em minha especialização em História do Rio Grande do Sul, momento em que investiguei sobre as formas de divulgação das leis abolicionistas, Ventre Livre, Sexagenários e Lei Áurea através da imprensa rio-grandina do século XIX representada pelos periódicos Echo do Sul, Artista, Comercial e Diário do Rio Grande. Dando continuidade à investigação, e partindo do pressuposto de que o jornal pode ser utilizado em sala de aula como fonte de pesquisa histórica, busquei verificar como esta fonte pode ser trabalhada com alunos do ensino fundamental de forma a desenvolver sua consciência histórica. A pesquisa foi pautada em investigações na área da Educação Histórica e na teoria da Consciência Histórica de Jörn Rüsen que investiga a caracterização e os fundamentos do conhecimento histórico e sua relação com a vida prática, buscando compreender como crianças e jovens aprendem história. Usei a metodologia de pesquisa-ação privilegiando o trabalho com a interpretação da linguagem dos textos históricos e a construção de narrativas por parte dos aprendizes de uma turma do 8º ano e uma turma de 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio Grande, nos dois últimos meses de 2013. Constatei que é possível a construção do aprendizado de História a partir da análise de matérias jornalísticas, comparando fontes e buscando a compreensão das possibilidades do discurso dos jornais, bem como este trabalho pode ser realizado através das tecnologias digitais de forma a torná-lo prazeroso para o estudante. Algumas considerações podem ser apontadas, entre elas a necessidade do professor de história oportunizar condições de aprendizagem que propiciem ao aluno sentir-se agente na construção do conhecimento e de um ensino de história significativo, dando-lhe condições de compreender de forma mais profunda a vida humana, bem como a necessidade da utilização, por parte dos professores, da narrativa como forma de ensino-aprendizagem. Seria a utilidade prática da história.
- ItemAglomeração urbana do Sul e a centralidade terciária reproduzida na Avenida Fernando Osório, Pelotas, RS(FURG, 2015) Gluszevicz, Ana Cristina; Martins, Solismar FragaO trabalho de pesquisa analisa a centralidade terciária emergente na Avenida Fernando Osório, Pelotas, RS, caracterizada como uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. Este local é promissor à expansão da malha urbana pelotense devido a sua estrutura e áreas favoráveis a instalação de estabelecimentos do setor terciário que necessitam de grande superfície. Como por exemplo, o caso do indicativo utilizado nesta pesquisa: os estabelecimentos concessionários de veículos automotores. Estes atuam como apontador do crescimento e configuração da rede urbana de influência, exercida por Pelotas na Aglomeração Urbana do Sul, como polo terciário do extremo Sul. As concepções de centralidade e rede urbana, de difusão no meio geográfico, refletem na ampliação da malha urbana pelotense, sendo alvo de dinâmico e complexo processo de transformação. Portanto, esta pesquisa explana os conceitos e sua relação de importância na constituição dessa estrutura de rede em áreas urbanas. O crescimento da cidade, tanto demograficamente, quanto em área física, motivou o desenvolvimento de uma reestruturação da organização espacial terciária que aponta para uma ocupação urbana centro-periferia com o surgimento de novas centralidades, vias e fluxos que comportam o crescimento e acessibilidade urbanos. Esta investigação possui caráter quantitativo, de composição e organização, com indicativo da rede de influência tecida pela comercialização das concessionárias e sua distribuição que abastece a AUSul, como recorte espacial de referência do cenário local para este estudo.
- ItemAgroecologia e Educação Ambiental: potencialidades educativas a partir de uma horta escolar(2020) Souza, Fabiano Douglas de; Mantelli, JussaraEsta pesquisa se apresenta na forma de dissertação de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande, RS, Brasil. Parte-se do pressuposto de que o impulso na crescente produção de "alimentos" dada no último século deve-se principalmente aos avanços científicos, tecnológicos e agronômicos que, embora tenham aumentado a produtividade das lavouras, desencadearam uma infinidade de efeitos colaterais negativos no espaço rural. A agroecologia, frente a essa realidade, oferece alternativas ao modo de produzir alimentos e de se relacionar com a natureza. Buscou-se contemplar a análise de possíveis contribuições desta, especificamente, para a Educação Ambiental a partir da instalação de uma horta de base agroecológica na Escola Lar da Criança São Luiz Gonzaga situada em Pelotas RS. Partindo dos princípios mencionados, o tema desta pesquisa se insere nos estudos da Geografia Agrária, quando focada seu prisma para o campo educacional. Dessa maneira o presente trabalho diz respeito a uma pesquisa participante de caráter qualitativo que, mediante metodologia inspirada pela abordagem fenomenológica, buscou trazer uma narrativa mais articulada com o universo das subjetividades, além das dimensões da natureza e da sociedade a fim de enriquecer a análise das várias dimensões que abarcam uma comunidade escolar.
- Item"América Latina na mesa": um jogo educativo acerca da América Colonial(2024) Cabreira Junior, Nelson Luis Hernandes; Cardozo, José Carlos da SilvaO presente trabalho pretende apresentar o projeto didático desenvolvido que tem como objetivo que os alunos elaborarem um jogo de tabuleiro com a temática voltada para a história da América Latina Colonial a partir de uma aula-oficina. Devido à proximidade com os conteúdos de História presentes no currículo escolar, o jogo tem como público alvo os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi alicerçada nos conceitos sobre o uso de jogos para o Ensino de História e Aprendizagem Histórica pensando em uma trajetória escolar que seja, também, condizente com as realidades dos alunos, pois cada indivíduo carrega consigo um passado e uma vivência que já é histórica. Desse modo, têm-se como foco a construção de uma aula de história mais condizem com os interesses das novas gerações, que estão conectadas ao mundo digital e, embora tenham acesso a uma infinidade de informações, continuam se distanciando das etapas de construção do conhecimento científico e da construção de uma consciência histórica razoável, como teoriza Jörn Rüsen.
- ItemAnálise da dinâmica da superfície de neve na Cordilheira Darwin(FURG, 2017) Zamorano, César Alonso Rojas; Maier, Eder Leandro BayerA caracterização da superfície de neve é indispensável para compreender a dinâmica da Criosfera na patagônia austral do Chile, e torna-se mais importante quando consideramos que esta é uma área de difícil acesso devido às condições geográficas e climáticas extremas. Através do processamento de imagens orbitais dos sensores TM e OLI/TIRS presentes nos satélites LANDSAT 5 e 8, respectivamente, e a sua posterior classificação através do algoritmo de Classificação Supervisionada de Máxima Verossimilhança (CSMV) e da aplicação de limiares sobre o Índice de Neve por Diferença Normalizada (NDSI), foram obtidas imagens binárias com as classes 1 (neve) e 0 (não-neve). Essas imagens foram vetorizadas e, então, calculadas as áreas correspondentes à superfície de neve em quilômetros-quadrados (2).Esses resultados foram analisados e relacionados com dados climáticos de reanálise para as variáveis meteorológicas de temperatura e precipitação e com os índices de anomalia climática Índice do Niño Oceânico (INO) e Índice da Oscilação Antártica(IOA), obtendo um padrão de comportamento climático para Cordilheira Darwin. Os resultados mostram uma tendência a diminuição da superfície de neve, entre maio de 1985 e junho de 2016. A variabilidade climática, devida a ocorrência do El Niño durante os últimos 31 anos, e a diminuição da influência da Oscilação Antártica sobre a região afetou diretamente a superfície de neve. Finalmente, a classificação por NDSI foi mais precisa na diferenciação entre neve e nuvens, enquanto que teve problemas no reconhecimento de superfícies de neve em áreas elevadas e expostas a radiação solar.
- ItemAnálise da dinâmica de produção do espaço urbano nas áreas de assentamentos urbanos informais do município do Rio Grande/RS no período entre 2005-2018(FURG, 2019) San Martin, Maristel Coelho; Martins, Solismar FragaEsta pesquisa aborda o contexto atual das questões habitacionais no município do Rio Grande, dando enfoque à produção do espaço urbano das áreas de assentamentos urbanos informais, tendo como problemática a constituição da terra urbana como mercadoria não acessível a todos e ocasionando a falta de moradia para as populações de baixa renda. Este município, a partir de 2005, sofreu uma urbanização intensiva em decorrência do desenvolvimento industrial e da implantação de um Polo Naval, impulsionado por políticas de governo atreladas ao setor petrolífero. Com isso, a cidade passou a expandir sua malha urbana de forma desordenada, evidenciando cada vez mais as desigualdades sociais. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi a analise da dinâmica da produção do espaço urbano das áreas de assentamentos urbanos informais no município do Rio Grande/RS no período entre 2005-2018. Para atingirmos nosso objetivo identificamos as áreas que possuem irregularidade fundiária na sua forma de ocupação e/ou que estejam em processo de regularização, por meio de analise documental juntamente com analise de mapas da prefeitura e com o auxilio do programa Google Earth Pro. Analisamos se houve expansão, estagnação ou recuo dessas áreas já consolidadas e se surgiram novas, no período de estudo através da analise de imagens de satélite utilizando o mesmo programa. Caracterizamos as áreas delimitadas demonstrando o perfil socioeconômico daquelas que abrangem todo um setor censitário ou a maior parte dele utilizando a sinopse dos setores censitários do IBGE e do MOPS. E comparamos a expansão territorial das áreas de ocupação informal com as regulares para que possamos verificar se ambas cresceram de forma igual ou de maneira distinta no período estudado, utilizando também o Google Earth Pro. A partir das análises e do levantamento dos dados foi possível perceber que em todo o município existem 79 localidades de ocupações informais, sendo que, 57 estão no distrito sede e 22 se encontram nos demais distritos, a qual, algumas estão situadas no mesmo loteamento ou bairro apresentando semelhanças. Após agregarmos algumas localidades semelhantes que estão no mesmo loteamento ou bairro, para melhor dispor dos resultados e responder o questionamento de nossa pesquisa, obtivemos um total de 54 áreas de ocupações informais em todo município, a qual 15 delas estão estagnadas, 29 cresceram, nove surgiram e apenas uma diminuiu. Com relação aos anos de surgimento das ocupações informais, percebemos que a maior parte surgiu na década de 1990, com a crise econômica, e, a partir de 2005, destacando o período entre 2009 a 2015, o qual foi marcado como o período de ápice dos empregos no Polo Naval e do aumento na estimativa populacional no município. Ao compararmos a expansão das áreas urbanas regulares com as de ocupação informal foi possível observar que todos os distritos expandiram sua malha urbana destacando-se o distrito sede, principalmente na zona oeste, e a Quinta. Entretanto, no Distrito Sede houve um maior crescimento de ocupações informais, com exceção do Cassino. Já a Ilha dos Marinheiros e o Povo Novo cresceram mais as áreas regulares. A Quinta e o Taim cresceram tanto as áreas de ocupação informal quanto as regulares de forma homogênea.
- ItemAnálise da dinâmica do uso da terra nos municípios de Pelotas, Morro Redondo e Arroio do Padre (RS)(2011) Dadalt, Anderson Martins; Noal, Rosa ElenaAs atividades agrícolas e pastoris, as construções civis, as áreas urbanizadas e outras atividades realizadas pelo homem, com o passar dos anos, desenvolvem-se, mantendo um padrão de evolução e apropriação dos recursos naturais em constante aceleração. Desta forma, os impactos antrópicos acusam profundas transformações no espaço e, tanto natureza primitiva quanto natureza transformada ajustam-se às novas modelagens morfológicas e espaciais propostas pela evolução tecnológica e pelos processos naturais inerentes do meio. Nesta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo fazer uma análise comparativa da evolução dos padrões do uso da terra nos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Morro Redondo – RS, no período 2000, 2003, 2007 e 2011 com a utilização de técnicas de Geoprocessamento, SIG e Sensoriamento Remoto. Foram definidos para a área estudada os seguintes padrões de ocupação das terras: pastagem natural e cultivada, agricultura, solo exposto ou pousio, água, área urbana, banhado, floresta implantada, floresta natural. Os resultados obtidos pela classificação não-supervisionada do presente estudo foram considerados satisfatórios. A análise dos resultados obtidos demonstrou que a dinâmica do uso da terra na área estudada está condicionada a questões socioeconômicas, tais como nível de mecanização do campo, mudanças nas economias dos municípios e o crescimento desordenado das áreas urbanas, o que resultou em transformações na hidrografia, a partir de intervenções na dinâmica fluvial e drenagens pelo processo de irrigação de culturas; no solo pela ação antropogênica e do conseqüente desequilíbrio dos processos erosivos; e na cobertura vegetal original, por meio de mudanças nos padrões de uso da terra em detrimento da implantação de cultivos não nativos.
- ItemAnálise da produção dos Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, defendidos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : 2014-2019(2020) Acosta, Jarbas Greque; Gonçalves, Renata BrazA pesquisa analisou a produção de Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG. Constituiu o corpus um total de 66 (sessenta e seis) dissertações que estão disponíveis no repositório institucional da FURG. O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória de cunho quali-quantitativo, que por meio da metodologia da análise de conteúdo, constatou as abordagens de pesquisas com uso de uma diversidade de metodologias de pesquisa, abordagens temáticas, e contribuições interdisciplinares nos TCM as quais, seguindo suas características e respeitando seus conjuntos de regras de procedimentos pré-definidos, são utilizadas de forma a conduzir ao cumprimento dos objetivos iniciais respectivos, tanto nos âmbitos formais de ensino fundamental, médio, superior quanto no âmbito não-formal. As pesquisas analisadas são vocacionadas ao ensino para os objetos/sujeitos das categorias docente, discente e suas variantes, assim como para a comunidade em geral. A análise dos produtos do TCM também foi contemplada, e esta encontrou neles, demonstrações de versatilidade e adaptabilidade aos temas propostos. Encontramos, na literatura científica, experiências que revelam a importância de fazer pesquisas dessa natureza e o do quanto essas, puderam influenciar nosso pensamento, dar embasamento para produzir nossos próprios procedimentos e formulários de coleta, além de auxiliar na definição das categorias de avaliação que propomos. A contribuição desta pesquisa incluiu a proposição de 3 (três) produtos que pretendem corroborar para a produção, disseminação e uso deste tipo de recurso, materializada como: uma Lista dos TCM analisados, com os respectivos links que remetem às Dissertações; uma proposta de Ficha de Descrição de Produtos e um Modelo de Preenchimento da Ficha de Descrição de Produtos. Por fim, a pesquisa conclui que o conjunto de trabalhos analisados representa uma produção consolidada de pesquisas na área de História as quais muitas estabelecem uma abordagem interdisciplinar. Conclui ainda que há necessidade de sugerir normas de padronização da descrição e apresentação das Dissertações, com vistas à recuperação das informações nelas contidas, além de investimentos na criação e oferecimento de Produtos nos TCM, bem como a investidura em novas temáticas de pesquisa na área de História.
- ItemAnálise da produção e fragmentação do espaço urbano cicloviário na cidade de Pelotas, RS(2021) Pinheiro, Márcio Daniel Lages; Buonfiglio, Leda Velloso; Vieira, HeitorA proposta do presente trabalho é de analisar e discutir como ocorreu a materialização das políticas públicas, na produção do espaço urbano cicloviário na, cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Obtido através do exame de sua aplicação e efetivação nas vias públicas e pela legislação municipal pelotense, no que se refere a facilitação e auxílio à mobilidade urbana. Deste modo a proposta é investigar e compreender como as políticas públicas voltadas à ciclomobilidade urbana, embora desarticuladas, já produziram um espaço significativo destinado ao deslocamento de bicicletas, os quais em relação a sua extensão abrange contam atualmente com cerca de, sessenta quilômetros (entre ciclovias e ciclofaixas), o que representa um número relevante na cidade e, deste total, cerca de 50% foram produzidas ou requalificadas, com incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento-mobilidades a partir do ano de 2010. Além disso, se busca, também, estudar e averiguar a malha cicloviária, uma vez que esta apresenta-se segmentada (aos pedaços), isto é, não totalmente interligada ferindo a integralidade da rede, deixando de ser atrativa aos possíveis usuários, muitas vezes por não haver conexão. Trata-se do reflexo da materialização das políticas em diferentes escalas, que tem se desenvolvido desarticuladas e discrepantes. Desse modo, a fim de elucidar tais questões, a metodologia do trabalho busca, além de espacializar a malha cicloviária atual, identificar os agentes que a produziram (Estado, sociedade civil e mercado). Para solucionar esse problema utiliza-se, os método crítico, materialista/dialético, consistindo a metodologia, em pesquisa empírica qualitativa, acerca de avaliação. Com a produção de dados a partir da realização de trabalhos de campo, bem como, pesquisa bibliográfica, documental e análise de dados secundários.
- ItemAnálise da vulnerabilidade nos balneários Querência-Atlântico Sul e Hermenegildo (RS) a partir de indicadores geomorfológicos e antrópicos(2013) Alves, Deivid Cristian Leal; Oliveira, Ulisses Rocha deEsta dissertação de mestrado em Geografia analisa as principais vulnerabilidades existentes nos balneários Querência-Atlântico Sul e Hermenegildo, a partir de indicadores geomorfológicos e antrópicos. Os dois recortes espaciais do estudo estão inseridos na Província Costeira do Rio Grande do Sul e fazem parte dos municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. Para efetivar a análise foram utilizados como referencial teórico- conceitual os pressupostos da geomorfologia ambiental, vertente do estudo do relevo que objetiva a interpretação integrada de elementos morfológicos e antrópicos. Essa proposta integrada de análise também está presente nos conceitos de vulnerabilidade e suscetibilidade empregados. Para tanto, foram selecionados seis indicadores de avaliação do estado do ambiente: evolução da linha de costa, configuração de dunas, elevação do terreno, estruturas de contenção costeira, distância média da faixa urbana e densidade da ocupação. As análises destes indicadores foram realizadas por meio de imagens da superfície terrestre e levantamentos topográficos, acompanhados de uma revisão bibliográfica com a finalidade de compilar dados de apoio ao estudo. Esses dados alimentaram uma tabela de checagem com atribuição de três níveis associados à baixa, intermediária e alta suscetibilidade, conforme metodologia consultada. De forma paralela, foram elaboradas estimativas de crescimento da ocupação dos balneários através de um recorte temporal de dez anos. Como resultado, constatou-se que no Balneário Querência- Atlântico Sul a linha de costa vem migrando em direção ao oceano, havendo ocorrência de dunas frontais expressivas entre a área urbana e o mar, que agem como uma proteção natural. A ocupação no balneário está situada predominantemente entre as cotas de 3 a 5 metros acima do nível relativo do mar, a uma distância média de 269,48 metros do fronte das dunas. Já no Balneário Hermenegildo, a linha de costa migra em direção ao continente, que juntamente com o crescimento urbano, suprimiram as dunas frontais, expondo a área urbana à ação marinha, o que ocasionou a construção de estruturas de contenção. A ocupação do balneário está situada predominantemente entre as cotas de 3 a 5 metros, com média de 28,83 metros de distância das estruturas de contenção/escapa das dunas. A partir da avaliação dos indicadores no Balneário Querência-Atlântico Sul, foi constatado que a vulnerabilidade no recorte está, principalmente, relacionada às características morfológicas do sítio urbano e seu rápido crescimento (80% entre 2002 e 2012). Episódios de inundação provocados por marés de tempestade estão associados à baixa topografia e pequena declividade do terreno adjacente a descontinuidades do cordão de dunas frontais. Há também ocorrência de pontos de alagamento na área urbanizada, fruto de características morfológicas do sítio que são agravadas pelo processo de ocupação. No Balneário Hermenegildo, a vulnerabilidade é primariamente correlacionada à retração da linha de costa e a ocupação defrontante a praia. A ausência de uma zona de amortecimento natural impulsionou a construção de estruturas de contenção. Essas intervenções minimizam o impacto iminente, mas trazem problemas indiretos ao balanço sedimentar que se estabelece na costa.
- ItemAnálise das áreas suscetíveis à erosão na bacia do Arroio Pelotas (RS), com auxílio do geoprocessamento(2009) Silva, Rafael Cruz da; Noal, Rosa ElenaA produção do espaço com suas novas configurações, ao longo da história da humanidade, proporcionou um amplo e poderoso arsenal de tecnologias, capaz de transformar o meio geográfico em um curto espaço de tempo. Porém, esta inserção tecnológica no meio proporcionou modificações de grande magnitude, onde se destaca a degradação dos solos e suas conseqüências nos diversos setores agregados. Segundo dados do IBGE (2002) o assoreamento está entre os quatros problemas ambientais mais freqüentes no país. Este problema atinge, principalmente, a metade sul do Rio Grande do Sul, onde 58% do assoreamento somos ocasionados pela erosão hídrica. Diante do exposto, surge a necessidade de estudos relacionados ao planejamento socioambiental em diferentes escalas de análise, como por exemplo, as bacias hidrográficas. Um dos desafios nas pesquisas de cunho ambiental é a definição de unidades ambientais homogêneas que possibilite abarcar as novas demandas no enfrentamento dos problemas ambientais na escala global ou local e de forma integrada (NOAL, 2001). Neste contexto, inserese a realização deste estudo que busca identificar e caracterizar os processos de degradação do solo, com ênfase na definição e análise de áreas suscetíveis à erosão na região que abrange a bacia do Arroio Pelotas, com o auxilio dos Sistemas de Informações Geográficas e do Sensoriamento Remoto. Para análise dos processos erosivos adotou-se como unidade de estudo a Bacia do Arroio Pelotas, que abrange os municípios de Pelotas, Canguçu, Morro Redondo e Arroio do Padre. Os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam esta pesquisa baseiam-se na abordagem sistêmica aplicada ao planejamento ambiental e às novas aplicações de geotecnologias no âmbito da Ciência Geográfica. Através da cartografia, um método de análise e representação espacial, elaborou-se o mapa de suscetibilidade à erosão utilizando-se o Sistema de Informações Geográficas ARCGIS. A partir da Cartografia de Síntese obtiveram-se cinco unidades de risco à erosão. Os resultados obtidos com este estudo apontaram que cerca de 90% da bacia do Arroio Pelotas apresenta áreas suscetíveis à erosão. Destes, 8% são consideradas de intensidade forte; 41% de intensidade forte a moderada; e 44% de intensidade moderada. Por fim, estes dados poderão subsidiar atividades relacionadas ao planejamento socioambiental na área da bacia do Arroio Pelotas.
- ItemAnálise das relações entre dados paleoclimáticos do Nevado Illimani (Bolívia) e a precipitação na região tropical da América do Sul(FURG, 2017) Santos, Luciana Tedesco dos; Maier, Eder Leandro BayerO balanço hídrico no planeta possui variações em diferentes escalas espaciais e temporais, as quais causam grandes impactos na biosfera, com a ocorrência de secas e chuvas excessivas. Este trabalho tem a intenção de explorar, em macro escala, as relações entre a variação do 18O e precipitação18O do testemunho de gelo do Nevado Illimani com a variabilidade climática da precipitação na região tropical da América do Sul. Os dados dos primeiros 50 m do testemunho abrangem o período entre 1929 e 1998, por isso foram utilizadas séries temporais da precipitação do mesmo período. Os dados da precipitação foram obtidos no sistema Hidroweb da Agência Nacional das Águas e do Serviço Meteorológico Boliviano. Com as comparações entre o 18O e precipitação foi possível investigar a capacidade de reconstrução paleoclimática da precipitação utilizando o 18O até o último máximo glacial. Foi utilizada a análise de dependência por regressão, sendo realizada a elaboração e análise dos gráficos de dispersão, identificação das retas e equações de regressão e obtenção e análise dos erros da regressão. Os resultados mostram que através da comparação das séries de precipitação da região tropical da América do Sul com a série do 18O do Nevado Illimani foi possível verificar baixos índices de correlação, o que impossibilita a reconstrução paleoclimática da precipitação pretérita com base em uma regressão linear entre as variáveis. Embora os fenômenos tropicais (El Niño e La Niña) determinem a variabilidade interdecenal da precipitação, esta condição não indica que haja uma analogia suficiente para uma estimativa adequada da precipitação pretérita, visto que a frequência de ocorrência dos fenômenos e sua instabilidade referente à magnitude e localização geográfica podem produzir impactos diferentes na variável independente (18O) e na variável dependente (precipitação). Dessa forma, foi verificada a necessidade de trabalhos futuros com a intenção de aprofundar as investigações, a partir de análises mais detalhadas.
- ItemAnálise de padrões espaço-temporais da precipitação no Brasil entre 1920 e 2010(2020) Peres, Tainã Costa; Maier, Éder Leandro BayerO objetivo do presente estudo foi identificar, caracterizar e analisar a variabilidade espaço-temporal da precipitação no Brasil (1920-2010) usando técnicas de estatística descritiva, inferencial e multivariada. Os totais mensais da precipitação estão dispostos em uma grade com resolução espacial de 0,5º de latitude e longitude e são produtos de reanálise disponibilizados gratuitamente pela Universidade de Delaware do Global Historical Climatology Network - Monthly/GHCN-M, versão 3.01. Após a aquisição dos dados foi realizado a validação do produto da reanálise e aplicado uma máscara para selecionar somente os pontos de grade situados no Brasil. Para a compreensão da variabilidade sazonal da chuva mesuraram-se os totais anuais médios, as médias mensais e o desvio padrão da anomalia de precipitação. As relações das variações anômalas da precipitação foram feitas com quatro índices climáticos (South Oscilation Index/SOI, Pacific Decadal Oscilation/PDO, Tropical Northern Atlantic/TNA e Antartic Oscilantion/AAO) a partir da mensuração do índice de correlação de Pearson entre as variáveis. A análise dos padrões espaço-temporais da anomalia da precipitação foi feita a partir da Análise de Componentes Principais (PCA, em inglês) no Modo Temporal, que possibilitou o agrupamento temporal de campos espaciais. Para verificar a ciclicidade dos padrões encontrados pela PCA utilizou-se a transformada de wavelet. Para a melhor compreensão dos padrões anômalos de chuvas no Brasil, foram utilizados dados de temperatura em 2 m e ventos em superfície, disponibilizados gratuitamente pela National Oceanic and Atmospheric Administration/NOAA. Os resultados da estatística descritiva mostraram que o total anual de chuvas variou entre 342 e 4.027 mm e as médias mensais entre 0 e 642 mm, e evidenciam uma distribuição espaço-temporal heterogênea da precipitação no Brasil. A distribuições espaciais dos índices de correlação entre as anomalias da precipitação e os índices climáticos evidenciam que os fenômenos remotos controlam parcialmente a variabilidade da precipitação, visto que os índices de correlação variaram entre -0.42 e 0.38. A PCA identificou cinco Componentes Principais/CP que explicam 38% da variância. Cada CP gerou dois modelos espacias da distribuição anômala das chuvas no Brasil. Sendo que a CP1 na fase positiva/negativa identificou anomalias positivas/negativas na área de atuação da ZCAS/oeste da Amazônia e Sul do Brasil, com maior ocorrência no verão e predomínio de ciclos de 6, 18 e 48 meses. A CP2 na fase positiva/negativa identificou anomalias negativas/positiva na área de atuação da ZCIT no Hemisfério Norte/oeste e Sul do Brasil, com maior ocorrência no inverno e predomínio de ciclos de 12, 36 e 84 meses. A CP3 na fase positiva/negativa identificou anomalias positivas/negativas na área de atuação da ZCIT no Hemisfério Sul/oeste do Brasil, com maior ocorrência na primavera e predomínio de ciclos de 24, 48 e 120 meses. A CP4 na fase positiva/negativa identificou anomalias positivas/negativas no oeste/Sul do Brasil, com maior ocorrência na primavera e predomínio de ciclos de 12, 32 e 72 meses. A CP5 na fase positiva/negativa identificou anomalias negativas/positivas na área de atuação das monções/Sul do Brasil, com maior ocorrência na inverno/verão e predomínio de ciclos de 12, 24 e 42 meses. Nesse contexto, foi diagnosticado que anomalias nos mecanismos atmosféricos de ocorrência sazonal, como ZCAS e ZCIT, são os que causam maior porcentagem da variância e que isso pode ser explicado pela frequência de ocorrência. Já os fatores remotos, com ocorrência em escala temporal interanual e interdecenal, são representados por diferentes CP, visto que os eventos dos modos de variabilidade podem variar espacialmente, sazonalmente e de intensidade.
- ItemAnálise dos custos ambientais do porto do Rio Grande (SUPRG): um estudo de caso(2011) Balansin, Fernando Agustinho; Domingues, Marcelo Vinicius de la RochaA finalidade primeira desta dissertação é o estudo de caso envolvendo o levantamento, análise e classificação das despesas de origem em questões ambientais geradas no âmbito da Superintendência do Porto do Rio Grande – SUPRG, obrigações estas que devem estar de acordo com as exigências legais para que o Porto possa desenvolver suas atividades-fins. Sendo os portos objetos técnicos por excelência, isto é, ―nós‖ logísticos nas malhas de circulação que estruturam os territórios e, portanto, suas economias, formando redes de fluxos em âmbito cada vez mais global, devem os mesmos acompanhar as imposições legais de ordem ambiental engendradas e acordadas nos fóruns internacionais com vistas a um desenvolvimento socioeconômico mais harmonioso com o meio ambiente. Como consequência, quando os portos se encontram envolvidos com acidentes ambientais em suas instalações ou na área de influência direta de suas atividades, a dimensão local deixa de ser apenas o foco do dilema ambiental, e o fato adquire, muitas vezes, amplitude internacional, em casos de maior gravidade. Nesse sentido, a presente dissertação faz considerações e enumera a legislação e os acordos internacionais que advêm desses acidentes ocorridos principalmente no âmbito do transporte marítimo. Constitui o objeto de estudo o Porto do Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, considerado pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República como um dos portos mais ambientalmente responsáveis no contexto portuário nacional, um entre poucos com licença ambiental do IBAMA para operar. Conduz este trabalho a evidenciação dos acidentes em decorrência da atividade portuária, a discussão em torno do tema e a descrição da composição dos valores despendidos pela SUPRG para, de acordo com os órgãos normatizadores, atender a legislação ambiental, as diversas condicionantes para obtenção da licença de operação da Superintendência e demais obrigações ambientais.
- ItemAnálise espaço-temporal (1986-2016) do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)(FURG, 2018) Lima, Marcos Paulo Rodrigues; Sato, Simone EmikoO Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) está localizado entre os municípios de Mostardas e Tavares no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi criado visando à proteção de espécies animais, particularmente de aves migratórias, que encontram na região condições propícias para sua alimentação e repouso, durante seus voos anuais, entre pontos que distam até 10.000 km. A criação do PNLP também teve como objetivo a preservação das Áreas Úmidas, sendo uma importante contribuição do Brasil à Campanha Internacional para a preservação destas áreas. Atualmente o PNLP é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do governo brasileiro. Um dos principais problemas do PNLP é sua regularização fundiária, que desde sua criação, tem apenas 8,6% de sua área regularizada. O PNLP apresenta, ainda, problemas de introdução de espécies exóticas, pesca e pecuária. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a mudança espacial do PNLP no intervalo de sua criação (1986) a 2016 na tentativa de identificar quais foram às alterações que ocorreram nesse espaço temporal. Essa análise foi possível por meio da elaboração de mapas de uso e cobertura da terra, para os anos de 1986 e 2016. O procedimento de elaboração dos mapas se dá por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Em ambos os mapeamentos foi possível identificar 8 classes de uso e cobertura da terra para os anos de 1986 e 2016. Os mapeamentos apontaram para um domínio da classe de Areias e Dunas no ano de criação do PNLP, e para o ano de 2016 uma predominância da classe de Áreas Úmidas. Já a cobertura da terra do PNLP pela Exótica Florestal diminui de um cenário para o outro, o que é benéfico para a UC. O restante da área do PNLP é dividido em Áreas Expostas, Campo Remanescente, Mata de estinga, Água continental e Água Costeira. É de grande importância conservar o espaço destinado ao PNLP, um sítio RAMSAR do sul do Brasil. Sem o seu território totalmente efetivado fica à gestão, ordenamento e outras atividades que tendem a evitar a degradação desse espaço.
- ItemAplicação de modelos digitais de elevação para a delimitação automática de bacias de drenagem glacial na Península Antártica(2015) Andrada, Rafael Rechia; Freitas, Marcos Wellausen Dias deEste trabalho apresenta o método desenvolvido para delimitação automática de bacias de drenagem glacial da Península Antártica a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE). Foram testados o Antarctic Peninsula 100m Digital Elevation Model Derived from ASTER GDEM (APGDEM), Radarsat Antarctic Mapping Project Digital Elevation Model (RAMP DEM) e algoritmos de fluxo de drenagem e suavização do Quantum GIS (QGIS). Foram utilizados procedimentos de remoção de picos e depressões, definição de limiar para a área de captação com os algoritmos D8, DInf, DEMON e KRA , eliminação de dados superestimados, suavização de vetores com o algoritmo Snakes e agrupamento de subbacias hidrográficas a partir de estatística zonal com dados de referência de Oliveira et al., (2012) e Cook et al., (2014). O APGDEM se mostrou melhor que o RAMP DEM para a área de estudo, pois além de apresentar melhor resolução espacial, possibilitou a geração de redes de drenagem com dados menos superestimados. Os resultados das delimitações automáticas foram comparados e validados por análise morfométrica e índice estatístico Kappa. O algoritmo para extração de rede de drenagem DInf apresentou melhores resultados quando comparado aos dados de referência. O método automático desenvolvido se mostrou eficaz para a delimitação preliminar de bacias de drenagem glacial da Península Antártica. Embora os dados ainda necessitem de trabalho de edição, a metodologia elaborada poderá servir de base para delimitação de geleiras de outras regiões do planeta, contribuindo com estudos relativos ao monitoramento da Criosfera.
- ItemAprendizagem histórica: diálogos entre a telenovela “Gabriela” e a historiografia(2014) Ferreira, Elisabete Zimmer; Matos, Júlia SilveiraIniciamos esta pesquisa a partir da compreensão que a aprendizagem dos saberes históricos se realiza de diferentes formas, na maioria das vezes para além das salas de aulas, e, está diretamente relacionada às instâncias em que se processa. Estas instâncias são a acadêmica e a de circulação massiva, as quais possuem caracteres distintos. Aprendizagem histórica, portanto, ocorre mediante três fatores: o primeiro diz respeito à consciência histórica surgida no cotidiano, na práxis da vida, regida pela cultura do individuo; o segundo relaciona-se a historiografia, ou seja, o modo como as informações dos eventos históricos inscritos na mente dos homens é transformada em história oficial, o que envolve métodos de pesquisa, referenciais teóricos, argumentação e narrativa; o terceiro fator é próprio sistema escolar e a forma com que se ensina história. Assim, o aprendizado histórico, emerge na narrativa histórica, quando as operações mentais da experiência, da interpretação e da orientação são realizadas, situação em que a história é apontada como responsável pela orientação cultural na vida prática dos sujeitos. Deste modo, objetivamos nesta pesquisa analisar as relações dialéticas entre uma cultura histórica construída através da historiografia sobre os conceitos de coronelismo e clientelismo e a narrativa desses conceitos na telenovela Gabriela e essa como meio de massificação da aprendizagem Histórica. Para isso, adotamos o método do estudo de casos múltiplos, o qual foi suportado nas técnicas de entrevista e da análise de conteúdo. Obtivemos duas categorias de aprendizagem histórica nas narrativas dos participantes: 1) Coronelismo/ clientelismo e 2) Sociedade. Concluímos que as cenas apresentadas em Gabriela em sua maioria convergiram para os apontamentos da historiografia, portanto qualificando-a como uma narrativa histórica. Esta narrativa foi decodificada pelos telespectadores em conformidade com sua própria cultura e permitiu a construção de saberes que se apresentaram interligados nas falas dos participantes. As operações mentais da experiência, interpretação e orientação foram processadas de forma distinta entre os sujeitos do grupo amostral, fator que evidenciou a individualidade do aprendizado de cada participante. Dessa forma, o contato com esta representação televisiva do passado, possibilitou-lhes aquisição do conteúdo histórico, o qual foi ressignificado de modo a possibilitar a compreensão do presente e a criar expectativas de futuro, definindo a ação dos participantes em sua práxis cotidiana.
- ItemApropriação desigual do espaço urbano: um estudo sobre a formação da Vila Maria dos Anjos, localizada no lixão municipal da cidade do Rio Grande, RS(2023) Velho, Renata dos Anjos; Barcelos, Artur Henrique Franco; Ortigara, Andrea MaioO presente estudo investigou a relação entre a apropriação desigual do espaço urbano periférico do município do Rio Grande/RS, com as questões habitacionais, tendo em vista que a apropriação do espaço urbano não ocorreu de forma igual para todos, pois o sistema capitalista é seletivo e excludente. Nesse sentido, a segregação socioespacil favorece para os que possuem grande poder aquisitivo residam em áreas nobres, enquanto que as famílias de baixa renda residem em locais menos valorizados, sendo que, alguns ocupam áreas irregulares por não terem outra opção de moradia, devido a situação financeira, como é o caso da pesquisa em estudo. Portanto, a pesquisa investigou quando os moradores começaram a se instalar no terreno do lixão municipal da cidade, buscando identificar quantas famílias residem nesse espaço, se existia ou não projetos no executivo municipal para realocar estas pessoas, tendo em vista que o local é impróprio para moradia, se possuem acesso a água tratada, energia elétrica, a assistência social do município, a Unidade Básica de Saúde da família, se recebem algum auxílio econômico do Governo Federal, se existe escola na vila entre outros aspectos. Sendo assim, para responder estas questões, nos apropriamos da pesquisa bibliográfica e de campo, através da aplicação de um questionário, onde se constatou que devido a maioria dos terrenos não serem regularizados, a Vila Maria dos Anjos não possui recolhimento de lixo, iluminação pública, está exposta a valeta a céu aberto, as ruas não recebem reparos para possibilitar o trânsito de pessoas e veículo, principalmente em dias de chuva. Também, se constatou que não existe políticas públicas para realocar estas famílias, muito menos preocupação por parte do setor público quanto aos riscos que estas famílias estão expostas morando ao redor do lixão municipal. A motivação em fazer a pesquisa levou em consideração ser estudante de uma instituição Pública Federal, que precisa apresentar um pesquisa de relevância social. Com isso, sentiu-se a necessidade de publicizar através da dissertação de mestrado, os resultados, para chamar a atenção dos órgãos públicos municipal e da sociedade, para que a comunidade tenha voz, visto que não possuem representação política e portanto, sofre com a exclusão social, o que vem a comprometer a qualidade de vida dessas pessoas, diante da falta de perspectiva, da fome, do desemprego e do descaso da sociedade e do setor público municipal. Nesse sentido, a pesquisa pode estimular a realização de novos estudos, assim como pode chamar atenção do setor público municipal, ministério público e sociedade em geral sobre a importância de políticas públicas efetivas para as classes menos favorecidas da sociedade.
- ItemA apropriação dos conhecimentos históricos pelos alunos dos quintos anos do ensino fundamental: estudo do caso de uma escola da Rede Salesiana em Rio Grande/RS(2020) Guerreiro, Fabíola Delsale Diniz; Senna, Adriana Kivanski deO presente trabalho tem o objetivo de investigar, junto aos alunos dos quintos anos da Escola Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS, como eles se apropriam dos conhecimentos históricos trabalhados em suas turmas, com relação a um determinado assunto da disciplina de História, que será desenvolvido em data pré-determinada. Como os professores das turmas e a direção serão entrevistados, será feita também a análise de suas falas sobre o que pensam e como é colocado na prática o ensino da história conjuntamente com as diretrizes pedagógicas, orientação para professores e regimento da instituição (documentação oficial da escola). A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, a qual valoriza e considera o papel dos sujeitos envolvidos naquilo que se está investigando. Através de um acompanhamento nas turmas, observando as aulas que abordam especificamente o ensino de História, e com entrevistas posteriores junto aos estudantes se conseguirá interpretar suas narrativas a partir da Hermenêutica, ou seja, compreender-se-á, desvendar-se-á, por uma análise profunda das falas das crianças, o que significou para elas o conteúdo histórico desenvolvido pela professora. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se no conceito de Educação Histórica, pela qual investiga-se possibilidades do que pode ocorrer com cada pessoa em suas formas de interpretar fatos que ocorreram no passado, descartando uma manifestação única de pensamento, de análise, de significância. Este trabalho, por fim, tem o intuito de saber como os alunos conseguem ressignificar para suas vidas no presente o que conheceram sobre o passado, numa relação de percepção e crítica, para que diferentes possibilidades possam ser pensadas, no sentido de uma nova orientação de vivências para o futuro. Essa construção/reconstrução de saberes faz parte do conceito de Consciência Histórica, a qual embasa a teoria da Educação Histórica.
- ItemAproveitamento turístico em áreas de exploração mineral: estudo de caso da pedreira Cerro do Estado, município de Capão do Leão/RS - Brasil(2013) Ávila, Mara Azevedo de; Spironello, Rosangela LurdesO planejamento turístico é um instrumento que pode ser norteado por elementos da paisagem, que busque resgatar os aspectos ambientais, históricos, culturais, econômicos e sociais em áreas degradadas por atividades de exploração mineral, na perspectiva de viabilizar a reutilização desse ambiente. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivos, descrever e analisar os principais elementos que compõem as diferentes áreas da pedreira Cerro do Estado em Capão do Leão/RS a partir de uma abordagem sistêmica, bem como, buscar a opinião da comunidade, apontando às diferentes paisagens de acordo com o grau de valorização dado por cada entrevistado (a), possibilidade e desejo em viabilizar um aproveitamento turístico, a partir da reutilização dessa área. Os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado com pessoas da comunidade do Cerro do Estado, moradoras do entorno da pedreira, bem como, registros fotográficos, os quais buscaram qualificar as análise e discussões dessa pesquisa, culminando em um mapa temático, com a representação das áreas sugeridas como elementos da paisagem, potenciais ao desenvolvimento do turismo na pedreira Cerro do Estado. Como resultados pode-se apontar, conforme a comunidade questionada, possibilidades de aproveitamento turístico (frente de lavra, pracinha, Capela Santa Luzia, trem à vapor - Maria-Fumaça, galpões, etc). Todavia, destaca-se que, estudos quanto à utilização do planejamento turístico como instrumento para a reutilização de uma área, ainda são poucos. No entanto, percebe-se que o turismo se apresenta como uma opção positiva, uma alternativa para áreas exploradas pela mineração já intensamente impactada pela ação humana, que nesse caso, frente a soma dos elementos histórico, cultural e antrópico, apontado pelo levantamento fotográfico e pelos próprios entrevistado(as), também indicam a possibilidade de, a partir do planejamento, viabilizar-se uma forma de colaborar para a preservação dos ambientes naturais, remanescentes próximos as áreas degradadas.
