ICHI - Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/1993
Navegar
- ItemProposta de zoneamento ecológico econômico para o município de Pedras Altas - RS(2009) Soares, Marlon Nunes; Tagliani, Carlos Roney ArmaniniNo Brasil, o planejamento ambiental está previsto na Política Nacional de Meio Ambiente e nos Códigos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente. No estado do Rio Grande do Sul, o licenciamento ambiental municipal é uma das formas que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) vêm promovendo para melhorar o sistema ambiental do estado. Para se habilitarem ao licenciamento os municípios devem, entre outros instrumentos, elaborar os seus respectivos Planos Ambientais Municipais. Desde meados de 2007 o Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em uma parceria com a Associação dos Municípios da Zona Sul(AZONASUL), vem auxiliando os municípios na condução desse processo. Um dos programas sugeridos nesses planos é a elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico Municipal (ZEEM), visando um avanço na política ambiental local ao propor o ordenamento territorial dos municípios em bases socioambientais sustentáveis. Objetivando avançar na política ambiental de Pedras Altas – RS, município componente da AZONASUL, propõe-se nesta dissertação um exercício metodológico sobre o ZEEM em Pedras Altas. As informações necessárias e que possibilitarão a conclusão da proposta de zoneamento são provenientes dos diagnósticos ambiental, socioeconômico e institucional e foram formatadas em um banco de dados de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Esse procedimento, além de gerar informações de qualidade, permitiu o cruzamento automatizado dos diferentes temas utilizados, auxiliando o processo de zoneamento, alem de permitir ajustes e incorporação de mudanças de uma maneira rápida e automática. Como produto final ao cruzamento dos fatores ecológicos, econômicos e sociais gerados em ambiente SIG, foi possível propor 7 zonas ecológico econômicas com características próprias, ordenadas como zonas de consolidação, expansão, conservação e zonas de criticidade de gestão baixa, média e alta.
- ItemAs galerias comerciais de Pelotas e a percepção de lugar(2009) Perez, Jorge Luis Sosa; Vieira, Sidney GonçalvesO presente trabalho faz uma análise das galerias comerciais a partir da fundamentação teórica e metodológica oferecida pela Geografia do Comércio e do Consumo. Estuda a relação existente entre as galerias comerciais e seu uso pelos consumidores analisando a percepção acerca do lugar. Parte da constatação de que existe uma forte identificação entre os usuários do centro e as galerias comerciais em Pelotas, não apenas para o consumo, mas também como lugar de lazer. Foi constatado que as galerias não se resumem a simples passagens ou trechos pare encurtar caminhos, elas também fazem parte da percepção das pessoas com este tipo de estrutura comercial que se ligam a elas afetivamente.
- ItemPrograma nacional de produção e uso do biodiesel - PNPB: Do discurso à prática(2009) Miki, Adriana Fumi Chim; Domingues, Marcelo Vinicius de la RochaA presente dissertação fundamenta-se nos conceitos de macro sistema técnico, políticas públicas, governança global e desenvolvimento endógeno, para analisar o reflexo no território brasileiro, de uma macro política nacional, com motivações internacionais. O PNPB – Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel vem para atender demandas mundiais por energias limpas, gerando a princípio uma organização interna, no território Nacional, a fim de preparar o Brasil para ser um dos maiores playres deste mercado mundial. O discurso político no qual está fundamentado o PNPB gerou uma expectativa de desenvolvimento desde dentro, endógeno, a partir da inclusão da agricultura familiar. O modelo tributário criado para que este cenário ocorra será analisado para verificar sua real contribuição com a inclusão social. Um inventário da produção de Biodiesel no Brasil desde a implantação do PNPB, comparativamente por região brasileira demonstrará quem está aproveitando as oportunidades da agroenergia. Comparativamente, o levantamento da produção de oleaginosas no Brasil e a localização das principais usinas produtoras de biodiesel indicarão a matéria-prima que movimenta esse mercado. Para pontuar um estado brasileiro utilizou-se o Rio Grande do Sul, devido à participação deste estado estar em primeiro lugar no ranking de produção do biodiesel brasileiro.
- ItemEstudo sobre a formação do município de Seberi - RS(2009) Pedroso Júnior, Edilson Wanderlei; Martins, Cesar Augusto AvilaNeste estudo buscamos analisar alguns fatores que consideramos importantes para a formação do município de Seberi-RS. Partimos do pressuposto de que Seberi foi uma área de ocupação tardia dentro do estado do Rio Grande do Sul e, assim, buscamos compreender os motivos que acabaram transformando a porção norte do município de Palmeira das Missões em uma das últimas grandes reservas de terras disponíveis para os projetos de colonização do estado gaúcho. Buscou-se compreender os motivos que proporcionaram a valorização deste espaço, atraindo, assim, grupos de imigrantes de outras regiões do estado e a importante atuação do Estado através da Comissão de Terras e Colonização de Palmeira. E que, num período aproximado de 30 anos, tranformaram o então sertão de Palmeira em uma das áreas de maior densidade demográfica do Rio Grande do Sul. Esta dinâmica popula-cional acabou favorecendo a economia local e influenciando a formação de grupos de pessoas atuantes em cada uma das sedes distritais. Para que pudéssemos compreender a formação do município de Seberi, resgatamos aspectos históricos importantes sobre os agentes/atores que, ao se organizarem, visualizaram a possibilidade de buscar maior autonomia para o desenvolvimento de suas atividades econômicas através da emancipação do distrito de Seberi do município sede, Palmeira das Missões.
- ItemUma cartografia da fome no Brasil: um estudo da geografia da fome (1946), de Josué de Castro, e dos dados de insegurança alimentar da PNAD (2004)(2009) Fontana, Cleder; Noal, Rosa ElenaO objetivo desta dissertação é representar, através da cartografia temática, o fenômeno da fome no ano de 2004, resgatando a importância e atualidade da Geografia da fome e apresentando os dados da PNAD 2004. Para isso, recorre-se ao principal escrito sobre o tema, a obra Geografia da fome (1946), de Josué de Castro; aos dados de insegurança alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2004), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e à cartografia temática. A partir de uma releitura da Geografia da fome, propõe-se um estudo dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Esses dados, através da cartografia temática, resultam na construção de 15 mapas temáticos, os quais fornecem um panorama da espacialidade da fome no território brasileiro. Da análise dos mapas, em termos relativos e absolutos, observa-se uma grande incidência da fome na população brasileira, sobretudo, nas Grandes Regiões Norte e Nordeste. Já em números, exclusivamente absolutos, a Região Sudeste, economicamente considerada a mais rica do Brasil, apresenta uma grande população em insegurança alimentar. As Regiões Sul e Centro-Oeste, tanto em termos absolutos, quanto relativos, apresentam valores amenos. Enquanto esforço da análise, entende-se que a fome está atrelada a um modelo de organização social que implica em restrições materiais, impedindo a exteriorização da própria condição humana, o que leva a particularidades históricas e diferentes manifestações geográficas.
- ItemAnálise das áreas suscetíveis à erosão na bacia do Arroio Pelotas (RS), com auxílio do geoprocessamento(2009) Silva, Rafael Cruz da; Noal, Rosa ElenaA produção do espaço com suas novas configurações, ao longo da história da humanidade, proporcionou um amplo e poderoso arsenal de tecnologias, capaz de transformar o meio geográfico em um curto espaço de tempo. Porém, esta inserção tecnológica no meio proporcionou modificações de grande magnitude, onde se destaca a degradação dos solos e suas conseqüências nos diversos setores agregados. Segundo dados do IBGE (2002) o assoreamento está entre os quatros problemas ambientais mais freqüentes no país. Este problema atinge, principalmente, a metade sul do Rio Grande do Sul, onde 58% do assoreamento somos ocasionados pela erosão hídrica. Diante do exposto, surge a necessidade de estudos relacionados ao planejamento socioambiental em diferentes escalas de análise, como por exemplo, as bacias hidrográficas. Um dos desafios nas pesquisas de cunho ambiental é a definição de unidades ambientais homogêneas que possibilite abarcar as novas demandas no enfrentamento dos problemas ambientais na escala global ou local e de forma integrada (NOAL, 2001). Neste contexto, inserese a realização deste estudo que busca identificar e caracterizar os processos de degradação do solo, com ênfase na definição e análise de áreas suscetíveis à erosão na região que abrange a bacia do Arroio Pelotas, com o auxilio dos Sistemas de Informações Geográficas e do Sensoriamento Remoto. Para análise dos processos erosivos adotou-se como unidade de estudo a Bacia do Arroio Pelotas, que abrange os municípios de Pelotas, Canguçu, Morro Redondo e Arroio do Padre. Os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam esta pesquisa baseiam-se na abordagem sistêmica aplicada ao planejamento ambiental e às novas aplicações de geotecnologias no âmbito da Ciência Geográfica. Através da cartografia, um método de análise e representação espacial, elaborou-se o mapa de suscetibilidade à erosão utilizando-se o Sistema de Informações Geográficas ARCGIS. A partir da Cartografia de Síntese obtiveram-se cinco unidades de risco à erosão. Os resultados obtidos com este estudo apontaram que cerca de 90% da bacia do Arroio Pelotas apresenta áreas suscetíveis à erosão. Destes, 8% são consideradas de intensidade forte; 41% de intensidade forte a moderada; e 44% de intensidade moderada. Por fim, estes dados poderão subsidiar atividades relacionadas ao planejamento socioambiental na área da bacia do Arroio Pelotas.
- ItemPolíticas públicas de desenvolvimento regional: análise territorial em Rio Grande-RS (1987-1994)(2009) Corrêa, Maria Teresa Fernandes; Martins, Cesar Augusto AvilaO município do Rio Grande-RS foi considerado um marco geoestratégico desde o período colonial, mas a partir da década de 40 começou a perder seu dinamismo, resultando no fechamento de diversas indústrias. Diversos estudos apontam que o processo declinante está ligado à colonização e às atividades produtivas pouco diversificadas. Ao mesmo tempo, os índices socioeconômicos demonstram o desleixo dos governantes para com a cidade mais antiga do estado. O presente trabalho buscou como objetivo central apontar e destacar as políticas públicas de desenvolvimento regional para a recuperação da economia municipal, tendo analisado o período de 1987 a 1994.
- ItemEstratégias da população de baixa renda na produção do espaço urbano: o caso do loteamento Ceval em Pelotas – RS(2009) Vara, Maria de Fátima Santos da; Vieira, Sidney GonçalvesO presente estudo aborda a questão da apropriação desigual do solo urbano e as estratégias da população de baixa renda para enfrentar o problema da falta de moradia e dos serviços públicos no espaço urbano, através de um Estudo de Caso no Loteamento Ceval na cidade de Pelotas. A análise está baseada, primeiramente, num estudo teórico, buscando o entendimento sobre o assunto. Para um aprofundamento do estudo e cruzamento com a bibliografia investigada, procurando uma maior proximidade possível com a realidade, foi realizada uma pesquisa de campo. No loteamento Ceval foram aplicados questionários semi-estruturados, além de entrevistas abertas com a comunidade. A coleta de dados na Secretaria Municipal de Urbanismo e na Secretaria Municipal de Habitação do município de Pelotas se deu através de entrevistas abertas. O decorrer do estudo apontou que o valor atribuído à terra no sistema capitalista e a distribuição desigual de renda, relega grande parte da população aos espaços urbanos com deficiências de infraestrutura e distantes dos seus locais de trabalho. Essa situação faz com que, muitas vezes, a população de baixa renda desenvolva estratégias na ocupação das áreas centrais, que não raro, são consideradas ilegais pelo poder público local, o qual encontra como solução a remoção dos moradores para áreas distantes do centro da cidade. A pesquisa revelou que as principais estratégias utilizadas pela população de baixa renda na produção do espaço urbano são: invasão das áreas centrais urbanas, resistência à remoção, busca de apoio de outros grupos sociais e as reivindicações de melhorias na infraestrutura, além da aquisição da moradia numa área de posse e a eventual venda da mesma com a finalidade de geração de renda. A conscientização, tanto pela população de baixa renda quanto pelas autoridades públicas competentes, dos direitos básicos garantidos na lei para todos os cidadãos, como o direito a moradia digna, é uma das medidas necessárias para a amenização do problema. A organização e reivindicação efetiva por parte da população carente junto ao poder público local, em âmbito global, são ações fundamentais para que esses direitos sejam cumpridos em sua íntegra, melhorando a qualidade de vida da população de baixa renda.
- ItemA pesca do siri como adaptação das comunidades pesqueiras artesanais do estuário da Lagoa dos Patos-RS(2009) Maier, Eder Leandro Bayer; Quevedo Neto, Pedro de SouzaA pesca do siri é uma das principais adaptações da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos. A pesca artesanal no estuário tornou-se uma atividade não sustentável a partir da década de 80 do século passado com o colapso dos estoques pesqueiros mais explorados, tornando esta atividade mais vulnerável à variabilidade climática. Os principais objetivos desta pesquisa foram: descrever a pesca do siri e analisar a importância sócio-econômica desta atividade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com pescadores artesanais e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Embora o siri tenha sido uma fonte de alimentação dos indígenas Umbus, somente na década de 80 do século passado este se tornou importante economicamente para os pescadores artesanais. O siri é rejeito de pesca de quase todas as artes, seja da pescaria de malha, de arrasto ou de saquinho. Na porção mais ao sul do estuário a pesca do siri esta mais relacionada à captura do e ao norte à pesca de peixes. Em anos desfavoráveis à produção de camarão no estuário o siri é um recurso importante para a economia familiar dos pescadores, devido a maior tolerância à variabilidade da salinidade do estuário. No entanto o siri é vulnerável às variações físicas e químicas da água no período de reprodução, o que força a migração para a boca da barra, onde ocorre a pesca predatória. Outra pratica predatória é a realizada na primavera, com rede de arrasto, impactando o estoque de siri no período em que está copulando e o estoque de camarão que está se desenvolvendo no estuário. Para concluir, a pesca do siri é uma importante adaptação das comunidades pesqueiras, principalmente entre os pescadores que possuem pequena infra-estrutura, tal citação também evidencia que a pesca do siri é rentável quando exercida juntamente com outra espécie ou pescado com equipamentos rudimentares. Assim constituindo recurso fundamental para a existência da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos.
- ItemIdentificando potenciais arranjos produtivos locais (APLs) no sul do Rio Grande do Sul: uma proposta metodológica(2009) Carvalho, Diogo Sá; Domingues, Marcelo Vinicius de la RochaA presente dissertação aborda sobre uma proposta metodológica para identificar potenciais arranjos produtivos locais na Mesorregião Sul da Metade Sul do Rio Grande do Sul. A metodologia proposta é uma combinação de dois modelos elaborados para fins de identificação de APLs. Porém, isoladamente, cada modelo não se julgou, em um primeiro momento, suficiente para os objetivos aqui propostos, por isso a adoção de ambos. Aborda-se também, a constituição territorial da região objeto de análise do estudo sob um ponto de vista marxista e lefebvriano que ressalta o papel central da práxis social na transformação da realidade sócio-histórica do território. Discute-se também, o fomento de APLs a partir de políticas públicas. O estudo identificou vinte arranjos produtivos locais potenciais em nove municípios da Mesorregião da Metade Sul do Rio Grande do Sul.
- ItemReflexões culturais sobre o prédio do antigo clube Minas do Camaquã, Caçapava do Sul - RS(2010) Winter, Stefanie Kohn; Lima, Dário de AraújoEste trabalho tem como referências teóricas os conceitos de cultura, memória e patrimônio, que em conjunto transpõem do passado, mediante as recordações, os diversos instantes vivenciados no prédio em análise, apresentando, dessa maneira, contribuições da geografia cultural para o constante aprimoramento do conhecimento acadêmico. É através da pesquisa de campo, das observações realizadas diretamente na comunidade, da organização e aplicação das entrevistas aos moradores mais antigos do local, ou dito de outra forma, aos “velhos”, os quais são os guardiões das lembranças de outrora, mas, que se perpetuam hoje, tendo como objetivo evidenciar na história do antigo prédio do clube Minas do Camaquã o registro etnográfico de singularidades sociais e culturais dos mineiros da vila Minas do Camaquã – Caçapava do Sul – RS. O estudo desdobrou-se em três capítulos, sendo eles: o prédio da fazenda que conjugado com a descoberta do minério e o processo de mineração propriamente dito formam o capítulo 1; no capítulo 2, intitulado o Clube Minas do Camaquã, enfatiza-se a sua formação como tal, mostrando também o armazém e o gabinete dentário; finalizando, esboça-se o capítulo 3, com os 15 anos de mudança, onde se destacam as transformações ocorridas na modernização do beneficiamento do cobre bem como o seu declínio com a formação da holding Bom Jardim, a qual encerra um leque de expectativas e sentimentos devido ao término das atividades de mineiro, e, entremeado a tudo isso, permite-se exibir reflexões para os estudos culturais e geográficos.
- ItemO papel do comércio na produção da centralidade em Pelotas-RS(2010) Peter, André Pinho; Vieira, Sidney GonçalvesEsse trabalho propõe explicar o Papel do Comércio, na Produção da Centralidade em Pelotas, para tal hipótese levantada objetiva-se estudar a história da cidade, bem como a produção do meio de vida urbano do centro e sua relação com o comércio. Assim em primeira instancia, estabelece uma contextualização dos estudos sobre o comércio no âmbito da Geografia, passando assim para os fundamentos teóricos metodológicos que envolvem a produção do espaço urbano, conduzindo a analise a cerca do avanço da atividade terciária no século XX, esse ponto destacam-se as mudanças no centro das cidades e o crescimento urbano organizado em função do comércio. No que tange ao objeto de estudo, começamos estudando a produção do espaço urbano, destacam-se então a produção da cidade Política/Comercial com o espaço temporal de 1780 a 1890, depois a produção da Cidade Industrial entre 1890 e 1970 e logo após destaca-se o período que se segue a partir de 1970, com o desenvolvimento varejista produtor da centralidade urbana em Pelotas. Para tal objeto de estudo da hipótese, necessita-se identificar as temporalidades da atualidade fazendo uso do Método Regressivo Progressivo. O trabalho então, tem desfecho com a pesquisa de campo para identificar os principais pontos de destaque no centro e o seu papel na produção da centralidade.
- ItemA cultura do silêncio: um estudo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Feliciano- RS(2010) Nunes, Rozele Borges; Pitano, Sandro de CastroA pesquisa se propôs a investigar as relações entre escola e cultura no município de Dom Feliciano. A problemática centra-se em responder como a escola pública de Dom Feliciano, com ênfase na disciplina de Geografia, trabalha com a diversidade cultural dos alunos. Para isso teve na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Feliciano seu contexto investigativo, por constituir um espaço que abriga alunos oriundos de todas as localidades do município. Dessa forma foi possível caracterizar a diversidade cultural dos alunos, através de sua representatividade, manifestada na religião, linguagem, etnia e hábitos culturais, abordando também a sua origem, no caso, rural ou urbano. O direcionamento da pesquisa enfocou-se em analisar como acontece na escola a interação com os hábitos de culturas diferentes, verificando se existem preconceitos e discriminações. A revisão bibliográfica embasou-se em problematizar como ocorre a consolidação da ideologia dominante na sociedade e a contribuição da escola para dar sequência a essa padronização, vinculada às relações de poder estabelecidas sobre a cultura. Através de um olhar crítico procurou identificar o conceito de cultura, de multiculturalidade e de diversidade cultural, embasado na perspectiva freireana que procurou explanar as categorias analíticas que fizeram parte da investigação da realidade dos alunos no cotidiano escolar, como opressão e invasão cultural. Utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa e dos seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevistas semi-estruturada com a professora e direção, entrevistas estruturadas com os alunos e num segundo momento uma nova pesquisa com os casos mais representativos que participaram da primeira parte das entrevistas, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e questionário sócio-econômico com os alunos. Ao final são informados os resultados da investigação onde se verificou a dicotomia existente entre a teoria e a prática nas aulas de Geografia, o campo de preconceitos e discriminações que se gerem no ambiente escolar e o total ocultamento à cultura rural na qual os alunos deram fortes indícios de opressão e invasão escolar. Como consequência desse processo foi identificada também evasão escolar dos alunos provenientes da zona rural. Dessa forma, a cultura está dissociada da escola que não utiliza a diversidade existente como objeto para desenvolver uma perspectiva de educação multicultural.
- ItemReflexões teóricas sobre os processos sociais da contradição exclusão/inclusão(2010) Bandeira, Alexandre Eslabão; Lima, Dário de AraújoO trabalho analisou os movimentos inclusivos e exclusivos que, dentro desse estudo, são elencados diante da dialética social ao individual. As escalas de realidades foram postas e sobrepostas, convergindo diversos caminhos de métodos, que contemplam os sistemas de objetos e de ações (Santos, 1996) que ocasionaram e condicionam os espaços nas suas ações de “uso” e que ficam camufladas diante das “metáforas das verdades” (Nietzsche, 1983). O caminho foi regressivo- progressivo (Martins, 1996; Rique, 2004), visto que a realidade deriva da lei do desenvolvimento desigual, e os processos históricos fazem parte de sua constituição e formação. O debate teórico contemplou no primeiro capítulo possíveis caminhos metodológicos para uma abordagem da dialética exclusão/inclusão, na sua complexidade social. O segundo capítulo procura especificidades que problematizam os processos da “exclusão social”. No terceiro capítulo, são estudadas as estruturas e ações que condicionaram e serviram de base para o surgimento de um mercado mundial de produção e consumo. O quarto capítulo aborda o Brasil e sua formação social a partir da perspectiva econômica de dependência. No quinto capítulo, busca-se a compreensão da cidade, produzida e distribuída. O sexto capítulo foi aferido o processo de urbanização da cidade do Rio Grande, onde se manifesta a dialética exclusão/inclusão. Posteriormente, no sétimo capítulo encontra-se a construção da subjetividade e a repressão do capitalismo no indivíduo (Canevassi, 1984). Evidenciou-se, a partir disso, uma dialética exclusão/inclusão, em que a exclusão cria uma subjetividade específica que promove a ilusão de inclusão. Assim, cada segmento faz parte de um todo e este todo confere as atitudes e não atitudes dentro da realidade do desenvolvimento desigual, que estes submetem e são submetidos, onde cada ser é a imagem viva da materialidade do espaço tempo.
- ItemA fumicultura no Passo dos Oliveiras, Canguçu -RS: consequências na reorganização do setor agrário(2010) Dutra, Éder Jardel da Silva; Mantelli, JussaraA presente dissertação visa analisar a inserção da agricultura familiar no contexto de domínio do capital hegemônico, representado pela penetração de grandes grupos econômicos, que no caso específico dominam a fumicultura. Para estruturar o entendimento de como se expressa essa dominação nas pequenas propriedades, definiu-se a localidade Passo dos Oliveiras, 1º Distrito de Canguçu - RS. O Passo dos Oliveiras é uma das 120 localidades do município. É possível identificar as inúmeras variáveis presentes com o avanço da fumicultura, como cultura agrícola preponderante e suas conseqüências no que concerne à supressão da diversidade produtiva, uma das características típicas das pequenas propriedades. Presenciamos na área a atuação de grandes grupos empresariais fumageiros que dão suporte ao avanço da fumicultura, via sistema integrado de produção, possibilitando o aumento nas áreas plantadas bem como nos volumes produzidos. A partir do predomínio do capital em larga escala no campo brasileiro, temos modificações estruturais no perfil da agricultura familiar nacional que a inserem em uma nova dinâmica, a qual está submetida a agentes externos ligados diretamente às leis de mercado. Assim, o objetivo deste trabalho é diagnosticar os agentes que operam no contexto da agricultura familiar e delinear as conseqüências básicas de sua atuação, procurando evidenciar as matizes teóricas que embasam o desenvolvimento sustentável.
- ItemProdução alimentar no município de Visconde do Rio Branco- MG(2011) Simoncini, João Batista Villas Boas; Mantelli, JussaraEsta pesquisa tem como premissa básica compreender como se configurou a produção agrícola, em especial a produção de base alimentar, no município de Visconde do Rio Branco - MG. Para tanto, foram realizados estudos históricos, geográficos, econômicos e políticos do período pós-mineração, possibilitando o entendimento das características agrárias da Zona da Mata Mineira e do município em estudo. O processo de ocupação e formação da região, e especificamente do município de Visconde do Rio Branco permite entender como se desenvolveu a produção alimentar, bem como o impacto causado pela monocultura e beneficiamento da cana-de-açúcar no espaço agrário local nos 112 anos de intensa atividade açucareira. As várias fases desta cultura na região ocasionaram sucessivas reorganizações no espaço agrário, comprometendo em alguns momentos a produção de alimentos. A temática relacionada à importância dos alimentos e da produção alimentar em âmbito nacional, regional e local, e as conseqüências trazidas pela carência ou alimentação inadequada, está também relacionada ao entendimento e a evolução da legislação federal referente à produção alimentar e a questão nutricional da alimentação brasileira, e os avanços e desdobramentos da mesma em todas as escalas de análise. O trabalho foi fundamentado teoricamente em autores que tratam da temática relativa à produção, mas também em trabalhos de campo e aplicação de entrevistas junto aos trabalhadores rurais, que contribuíram para o entendimento das questões relacionadas ao setor agrário do município e sua organização produtiva. Através das respostas obtidas na pesquisa de campo, também foram conhecidos os hábitos alimentares da população rural, assim como as iguarias que acompanham diariamente os alimentos básicos consumidos. O trabalho de campo e a análise de dados secundários permitiu tecer a evolução da produção alimentar no município, verificar as necessidades e as possibilidades de mudanças no espaço agrário e os obstáculos que impedem as transformações e o desenvolvimento sócio-econômico em âmbito local.
- ItemDimensão humana da qualidade ambiental: Balneário Cassino, Rio Grande-RS(2011) Ramires, Paula Florencio; Quevedo Neto, Pedro de SouzaVisando contribuir com o planejamento ambiental esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade ambiental urbana percebida do Balneário Cassino. Fundado no final do século XIX com a finalidade de ser um espaço de lazer da aristocracia local o balneário passou por várias transformações ao longo do tempo, o que repercutiu na qualidade ambiental e de vida da população. Atualmente a implementação/estabelecimento do pólo naval traz novos desafios para a população local e para o poder público no sentido de reverter as repercussões negativas resultantes das transformações da paisagem ocorridas até então e manter a qualidade ambiental diante das novas mudanças em curso. Ao revelar a dimensão humana da qualidade ambiental do Balneário Cassino e o seu comportamento espacial, este pesquisa traz informações que podem ser utilizadas pelos tomadores de decisão para atender aos diferentes anseios e demandas dos grupos sociais (unidades espaciais) constituindo subsídios ao planejamento e gestão do Balneário Cassino. Para alcançar estes objetivos esta pesquisa recorreu às teorias e metodologias do planejamento ambiental e da percepção ambiental, bem como às geotecnologias.
- ItemIndustrialização e desindustrialização do espaço urbano na cidade de Pelotas (RS)(2011) Britto, Natalia Daniela Soares Sá; Martins, Solismar FragaO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o processo formação das Friches Industrielles na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tendo como referencial a análise dos processos de industrialização e desindustrialização na cidade. Destarte, a pesquisa retoma o processo de industrialização, desde o início do século XX, acompanhando os diferentes períodos da indústria e suas resultantes espaciais, evidenciando com isso a importância desta atividade na produção do espaço urbano de Pelotas.Nesta mesma perspectiva, atenta-se para a análise dos novos conteúdos produzidos pela desindustrialização, a partir de 1980, entendendo o surgimento das Friches como expressão das alterações na economia urbana resultantes desse processo, analisadas através do estudo sobre um fragmento do espaço amplamente produzido e transformado nesse contexto: a zona portuária de Pelotas.
- ItemCasarões, espaços e memórias: do século XIX ao XXI, as mudanças na paisagem edificada da avenida Rio Grande, Balneário Villa Sequeira/RS(2011) Pomar, Fabrício Santiago; Thiesen, Beatriz ValladãoEsta dissertação aborda as mudanças ocorridas na paisagem edificada da Avenida Rio Grande, núcleo urbano inicial do balneário Villa Sequeira/RS, tendo como referencial empírico os casarões e chalets construídos no final do século XIX e primeira década do século XX, em estilo originalmente europeu, bem como as regulamentações urbanísticas contidas nos Planos Diretores do município. As mudanças se referem à demolição dos chalets centenários para dar lugar à prédios verticais de até seis pavimentos; aos novos valores de uso e sentido dado aos antigos espaços; além da descontextualização do entorno dos chalets que ainda permanecem erguidos, resistindo à pressão urbana e à especulação imobiliária. Esse balneário marítimo, fundado em 1890, possui grande relevância política, histórica e patrimonial, conservando em sua paisagem edificada elementos materiais que caracterizaram sua história.
- ItemSaberes escolares x saberes acadêmicos: proximidade ou distanciamento? o currículo da licenciatura em Geografia da UFPel e os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia da SMED(2011) Vasconcellos, Cristiane Peres de; Pitano, Sandro de CastroEssa dissertação de mestrado analisa o distanciamento bem como a proximidade entre a formação de professores de geografia no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas e a realidade escolar de sua profissão ao lecionarem, vislumbrando se a academia contempla as exigências do âmbito escolar. Para tanto foi feita uma análise documental no currículo da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas comparando-a com o currículo do curso de Licenciatura em Geografia da referida universidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores de geografia graduados em diferentes momentos pela graduação anteriormente citada, demonstrando uma preocupação pautada não somente na questão dos conteúdos programáticos específicos da disciplina de geografia, mas também em todos os outros saberes que permeiam o âmbito escolar e que são imprescindíveis na nossa prática docente, extrapolando a gama de conteúdos da nossa disciplina. Somado a isso, a pesquisa bibliográfica atrelados aos temas questionados também foi bastante pertinente nesse trabalho.
