Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Mestrado Profissional em História

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/6241

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso ético da informação : um olhar sobre o ensino de História
    (2020) Almeida, Alex Serrano de; Gonçalves, Renata Braz
    A sociedade atual é impactada pelos avanços tecnológicos e isso enseja a exigência de novas competências individuais, especialmente ao se tratar da fidedignidade da informação. Com isso, a busca, a avaliação e o uso ético da informação se tornam preceitos básicos em uma sociedade permeada por Fake News, hiperinformação, desinformação e pós-verdade. Nessa esteira, as percepções de como os cursos de licenciatura em História abordam o uso ético da informação, a partir do questionamento a seus docentes e projetos pedagógicos, perfazem o cerne desse estudo. Diante disso, o objetivo geral se direcionou em analisar como os cursos presenciais de Licenciatura em História das Universidades Federais do Rio Grande do Sul têm abordado o uso ético da Informação durante a formação de seus acadêmicos. Além disso, foram elaborados cinco objetivos específicos que consistiam em averiguar o uso de fontes de informação para o ensino de História, investigar sobre as orientações dos docentes acerca de critérios da confiabilidade das fontes de informação, identificar como os professores orientam em relação à má conduta na produção de textos acadêmicos, relacionar as competências pretendidas nos projetos pedagógicos dos cursos e a dimensão ética da competência em informação e, por fim criar um plano de ensino que estabeleça uma relação entre o uso ético da informação e o ensino de História para cursos presenciais de licenciatura em História. Este estudo é caracterizado por uma abordagem qualitativa sendo descrita como uma pesquisa explicativa. O universo deste estudo se estabeleceu nos cursos presenciais de licenciatura em História das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Nessa direção, as análises foram realizadas através das respostas de 19 docentes e pelos projetos pedagógicos dos cursos dessas instituições. Sob a perspectiva de análise dos resultados inferidos se tornou possível a criação de uma plano de ensino que contemplou a compreensão da dimensão ética da informação e sua relação com o ensino de História. No que diz respeito aos resultados se averiguou que os docentes indicam artigos, dissertações, teses, livros, livros didáticos, fotografias e periódicos científicos para os seus alunos utilizarem ao se tornarem profissionais. Os cursos da UFSM e UFFS foram os que abarcaram os cinco critérios de confiabilidade das fontes de informação. Além disso, se verificou que a UNIPAMPA é a única a apresentar uma abordagem sobre o plágio em seu documento norteador para a elaboração de TCC. Percebeu-se que não há uma política sistematizada de ações acerca dos trâmites de um ato de plágio nas licenciaturas em História das universidades federais gaúchas. O curso da UFSM é o que mais aborda sobre os princípios relacionados à conduta científica com seus alunos. A legislação, normas e artigos científicos são a tríade documental basilar dos cursos de licenciatura em História das instituições em análise para o tratamento sobre a conduta ética na pesquisa científica. Em relação aos PPCs, se destaca o curso da FURG como sendo o único a apresentar, de modo explícito, o compromisso ético com a profissão. Ademais, os PPCs dos cursos da FURG, UFSM, UNIPAMPA e UFFS possuem objetivos intrinsecamente atrelados às diretrizes da Association of College and Research Libraries. Acredita-se que os cursos presenciais de licenciatura em História das Universidades Federais do Rio Grande do Sul necessitam de maior sensibilização acerca do uso ético da informação. Conclui-se que a elaboração de guias, normativas e/ou resoluções pode contribuir de maneira substancial para a compreensão do uso ético da informação na formação acadêmica das licenciaturas em História.