ICHI - Mestrado Profissional em História
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/6241
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemTurhistônio: um curso como abordagem complementar do Ensino de História, relacionando turismo, história e patrimônio(2023) Alvarinho, João Pedro Barbosa; Pestana, Marlon BorgesO papel do turismólogo está intrinsecamente ligado à interpretação e preservação da história, envolvendo uma responsabilidade profunda e contextualizada. Sua atuação não se limita à exposição histórica, mas estende-se à conscientização democrática da população sobre os espaços e imaginários locais. Apesar das preocupações de que o turismo possa gerar narrativas distorcidas para benefício econômico de poucos, a realidade é complexa, abrangendo esforços autênticos e práticas oportunistas.O debate sobre os impactos éticos e socioeconômicos do turismo continua relevante, sublinhando a necessidade de abordagens responsáveis na gestão e promoção do setor. Nacionalmente, existe uma tendência a favorecer narrativas unilaterais, destacando a importância de abordagens mais equilibradas para permitir a emergência de múltiplos discursos. A conexão entre memória, preservação e atividade turística é vital, frequentemente associada à interpretação do patrimônio. Este trabalho propõe um diálogo acessível sobre a importância da história no curso de turismo, visando formar profissionais conscientes de suas responsabilidades. O projeto TURHISTÔNIO busca preencher lacunas históricas na formação acadêmica, oferecendo um curso complementar para incentivar práticas de ensino mais profundas e significativas. O objetivo é promover uma abordagem responsável e informada na formação de turismólogos, destacando a relevância da história na compreensão e promoção do turismo.
