IE - Artigos publicados em periódicos
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Resultados da Pesquisa
- ItemConsiderações sobre o conceito de habitação a partir da noção de complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócio-ambiental(2007) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, HumbertoEste artigo pontua uma refl exão sobre a necessidade de uma reeducação ambiental através do reencantamento do homem por seu habitat de onde, por vezes, ele esquece ser a fonte de sua sobrevivência, priorizando atender suas necessidades e demandas, seu conforto e proteção, sua segurança, comunicação e informação, contando com um desenvolvimento tecnológico que vai de encontro ao desenvolvimento interno da sua humanidade, em detrimento ao meio ambiente. A fi m de sanar esse impasse, o artigo postula o uso de novas tecnologias na construção dos edifícios e casas com materiais in natura e o uso de recursos arquitetônicos que possibilitem a maximização dos elementos naturais, como a iluminação solar e a energia eólica por exemplo, estendendo esse princípio de caráter eco-social ao traçado urbanístico e viário da cidade através da re-humanização do espaço público.
- ItemEducação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental(2008) Silva, Maria de Fátima Santos da; Calloni, HumbertoO presente trabalho tem como questão de fundo entender qual o papel da educação ambiental em um contexto de crise, nomeadamente, socioambiental em que estamos inseridos. Trata-se de resgatar a concepção de ambiente e de homem que acreditamos deve permear uma proposta de educação ambiental crítica e complexa. Nesse movimento é vital a contribuição das leituras de Edgar Morin, posto que o mesmo aprofunda a discussão acerca de questões ontológicas, epistêmicas e sociológicas fundamentais para o entendimento do momento presente e suas raízes históricas, ao elevar a complexidade ao status de paradigma. A educação ambiental precisa assumir o compromisso com criatividade, a crítica, a participação, a solidariedade para que cumpra seu papel de constituição de uma sociedade que se paute por valores outros, sonhos outros, possibilidades outras.
- ItemBreve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire(2002) Calloni, HumbertoEste ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo.
- ItemContribuições ao estudo de Michel Serres(2003) Calloni, HumbertoPara Michel Serres, o planeta Terra vive um momento de profunda agonia. Palco de guerras intermináveis entre os homens, esse substrato natural da origem e sobrevivência das espécies padece ante as incontáveis formas de agressões resultantes não somente entre grupos ou nações rivais, mas ante a violência humana nas formas derivadas de um processo produtivo abusivo, parasitário e mortal. O presente artigo tem um objetivo muito específico: contribuir, para quem se inicia na leitura do filósofo Serres – esse amante da vida, do conhecimento e da paz –, com um breve relato sobre a sua vida, a sua formação e a sua mensagem. Naturalmente, trata-se de um texto modesto e despretensioso, diante da riqueza das obras de um pensador ardente e cativante, que insiste na cooperação entre as distintas culturas e no que denomina "educação terceira" ou "mestiça", a fim de salvaguardarmos a nós e o próprio planeta da derradeira extinção.
- ItemAmbientes desencantados: o século XVIII e o reino das racionalidades(2006) Calloni, HumbertoA fim de que possamos compreender a complexidade do século XVIII, também denominado século das luzes, não há como nos esquivarmos de uma apreciação pontual, ainda que nem de longe esgotada, da produção científica e filosófica ao longo do século XVII europeu. O século XVIII filosófico é caudatário da crise do aristotelismo no século XVI e do advento, no século XVII, de um Novum organum, de um método de investigação da realidade a partir de uma dupla entrada: a entrada do empirismo, representado pela nova ciência experimental inaugurada por Galileu Galilei (1564-1642), por Francis Bacon (1561-1626), pelas descobertas de Copérnico (1473-1543), de Jean Kepler (1571-1630) e de Isaac Newton (1642-1727). A segunda entrada refere-se ao racionalismo idealista de René Descartes (1596-1650). Trata-se, portanto, do Iluminismo, suas promessas e seu desencantamento quanto ao fim último da racionalidade.
- ItemInterdisciplinaridade: a pesquisa como eixo de formação/profissionalização na saúde/enfermagem(2007) Santos, Silvana Sidney Costa; Lunardi, Valéria Lerch; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Calloni, HumbertoNesse artigo teórico objetivou-se refletir acerca da interdisciplinaridade, abordando-se, inicialmente, os conceitos dos temas disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; a seguir, enfocou-se a realização da interdisciplinaridade na pesquisa, como espaço privilegiado para contribuir na formação/profissionalização dos integrantes da saúde/enfermagem. Percebeu-se que a interdisciplinaridade pode ser uma possível saída para dar-se conta do objeto de trabalho da saúde/enfermagem, não só por sua inclusão nas ciências sociais, mas pela possibilidade de cuidar dos seres humanos saudáveis ou doentes, de forma individual ou coletiva e em todas as fases do processo de viver e morrer humano. Isso pode ser mais bem vivenciado na pesquisa, como meio de exercício para a formação e futura profissionalização na área da saúde/enfermagem.
- ItemO lugar da religião na Noosfera: um diálogo acerca da complexidade como possibilidade de investigação em educação ambiental(2006) Laborde, André Luiz Portanova; Calloni, HumbertoO presente artigo tem a finalidade de promover a discussão acerca da complexidade e sua compreensão sobre o fenômeno religioso em uma tentativa de verificar seu espaço na noosfera enquanto ambiente de possibilidade de investigação em torno à ciência. A partir de uma breve análise sobre a realidade noosférica encaminha-se uma tênue relação em favor do estudo da religião e sua aplicabilidade a respeito de sua função ao devir do ser humano.
- ItemA teoria da complexidade no movimento da Educação Ambiental(2006) Marques, Maria Cristina; Calloni, HumbertoUma das forças de resistência ao paradigma dominante é através da percepção da complexidade no sistema, por entendimento entre as partes, o todo e as propriedades emergentes, promovendo reflexões críticas e a introdução da noosfera complexa no pensamento sócio-ambiental. A partir da compreensão da complexidade, o ser humano ao sonhar permite desordenar a realidade para gerar uma nova organização através de interações com o imaginário, para a construção do devir utópico.
- ItemEducação e Crise dos Fundamentos: Um Olhar a Partir da Noção de Pós-Modernidade(2006) Calloni, Humberto
- ItemTransitando por alguns movimentos do pensamento humano: um movimento do pensar na complexidade(2005) Souza, Igor Velho de; Calloni, Humberto; Freitas, José Vicente dePretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início de século XXI, instaurado/instaurando por grandiosos e históricos impasses sócio-ambientais, onde de maneira destrutiva tencionam a teia da vida. A emergência da Educação Ambiental “paralela” a outros Movimentos de Contestação também constituídos/constituintes com o propósito de se (re)pensar a problemática sócio-ambiental, podem contribuir para pensarmos em “novas” possibilidades de relações sócio-ambientais? Esta é a questão que orienta esta reflexão! Os Movimentos de Contestação nos quais pretendo transitar emergem principalmente da segunda metade do século XX. Pretendo também transitar por Movimentos que acredito serem muito influentes na constituição do contexto que é questionado por estes Movimentos de Contestação. Tento aqui fazer um exercício interpretativo/compreensivo característico da Hermenêutica Filosófica do pensador alemão Hans-George Gadamer, que é entendida como uma exploração filosófica da linguagem. Outra importante contribuição para esta reflexão está no Movimento do Pensamento Complexo, principalmente no pensamento do sociólogo francês Edgar Morin. À “luz” destes referenciais, tento perceber a possibilidade de ampliação do Horizonte de onde pode emergir “novas” possibilidades para (re)pensarmos as atuais relações sócio-ambientais.
