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Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos
    (2003) Berlinck, Christian Niel; Caldas, Ana Luiza Rios; Monteiro, Aline H. R. Rendall; Saito, Carlos Hiroo
    A Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.
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    A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade
    (2003) Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
    Este texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, realizada junto a licenciandos em Ciências/Biologia, que revelou a ausência de discussão do conceito de sustentabilidade nos meios acadêmicos.
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    Democracia e arquitetura do poder na política nacional de Educação Ambiental
    (EDGRAF, 2009) Layrargues, Philippe Pomier
    O presente artigo discute de que forma se apresenta a distribuição do poder na implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), segundo a Lei Federal nº 9.795/99 e seu Decreto de Regulamentação nº 4.281/02; e analisa os desafios presentes para a construção de um sistema nacional de gestão políticoinstitucional democrático da PNEA.
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    Ambiente e desenvolvimento sustentável: reflexão sobre a educação ambiental no âmbito da gestão ambiental empresarial
    (EDGRAF, 2009) Nogueira, Marinez Gil
    Este ensaio visa refletir sobre o cenário de mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, ressaltando a inclusão da problemática ambiental na gestão das políticas públicas e privadas. Discute as possibilidades de existência de espaço no âmbito empresarial privado para realização de processos de educação ambiental. Analisa que os problemas ambientais não podem mais ser compreendidos apenas sob a ótica centrada nas ciências naturais, exigindo uma análise mais abrangente que inclua o componente social, ampliando a questão para uma dimensão sócioambiental. A estruturação deste trabalho apóia-se em um estudo bibliográfico, constituindo-se como uma reflexão teórica dividida em três partes. Na primeira, realiza-se um resgate histórico da emergência da discussão ambiental e do paradigma de sustentabilidade do desenvolvimento nas sociedades capitalistas, enfatizando a institucionalização no âmbito internacional de programas de educação ambiental. Na segunda parte, discorre-se a cerca da emergência de políticas de gestão ambiental no âmbito das empresas empresariais privadas, refletindo sobre o discurso de responsabilidade sócio-ambiental empresarial. Na última parte, realiza-se uma reflexão sobre as possibilidades de implementação de educação ambiental no âmbito empresarial, enfatizando a necessidade de desvelamento das reais intenções dessa ação de educação sob a perspectiva de sustentabilidade do desenvolvimento.
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    Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
    (EDGRAF, 2009) Azevedo, Genoveva Chagas de; Higuchi, Maria Inês Gasparetto; Barcelos, Valdo
    O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local.
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    O papel da educação ambiental frente à crise civilizatória atual
    (EDGRAF, 2007) Bigliardi, Rossane Vinhas; Cruz, Ricardo Gauterio
    Este artigo desenvolve uma reflexão acerca da atual crise civilizatória enfrentada pela humanidade, entendendo tal crise como inerente ao modelo capitalista. Busca, para tanto, fundamentar a adoção dos pressupostos da Educação Ambiental como balizadores de uma alternativa ao modelo não-sustentável e auto-destrutivo de sociedade que se apresenta. Propõe a adoção de padrões éticos pautados pelos pressupostos da Educação Ambiental, com o nítido objetivo de favorecer a adoção de ações responsáveis e solidárias frente à sociedade e ao meio ambiente. Este ensaio fundamenta-se no entendimento de que não se pode desenvolver uma análise satisfatória a respeito do modelo de desenvolvimento humano que orienta a atitude mundial, sem incluir nessa crítica componentes econômicos, políticos, técnicos, históricos, morais, estéticos, além dos naturais. Por tal compreensão, a Educação Ambiental assume a responsabilidade de provocar reflexões sobre a gênese dos problemas ambientais, através da observação, investigação e reflexão, de modo a promover mudanças efetivas na realidade.
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    A relação entre educação ambiental, saúde coletiva, e representação social
    (EDGRAF, 2009) Pires, Pierre André Garcia; Bromberger, Suzi Mara Teixeira
    O presente trabalho procura apresentar a relação entre a Educação Ambiental, saúde coletiva e representação social. Percebe-se que dessa forma o estudo do ambiente é fator determinante para essa relação e que suas ações devem ocorrer de forma integrada. A saúde coletiva nesse contexto deve utilizar a Educação Ambiental como instrumento, onde as representações sociais procurem ocorrer de forma a integrar o coletivo.
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    Arte-educação-ambiental
    (EDGRAF, 2009) Sato, Michèle; Passos, Luiz Augusto
    Este artigo objetiva debater a importância da arte e mitologia como importantes componentes da educação ambiental. Sob uma perspectiva surrealista, o texto faz emergir a imagética como um dos caminhos da arte. Por meio de exemplos, o dramático movimento dos impactos ambientais pode ser posto junto com a sensibilidade do coração, e não somente da sabedoria do cérebro. Os autores desse texto compreendem a educação ambiental como um metatexto que concilia cultura e natureza por meio das várias linguagens, símbolos e metáforas.
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    Educação ambiental e educação em ciências: um esforço de aproximação em um museu de ciências – Mast
    (EDGRAF, 2006) Vasconcellos, Maria des Mercês Navarro; Guimarães, Mauro
    Relato de uma experiência que procura inserir a Educação Ambiental em um Museu de Ciências, explorando o conceito de complementaridade ente estas abordagens, assim como entre a educação formal e não formal.
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    Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras
    (EDGRAF, 2006) Oliveira Júnior, Samuel Borges de; Sato, Michèle
    Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade.