Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
    (EDGRAF, 2008) Dolci, Danielle Schmidt; Shirazawa, Juliana; Kindel, Eunice Aita Isaia
    No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.
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    Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
    (EDGRAF, 2007) Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, Aline
    No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
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    A agenda 21 como um dos dispositivos da educação ambiental
    (EDGRAF, 2007) Machado, Cimara Corrêa; Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Barenho, Cintia Pereira; Dias, Eugênia Antunes; Karam, Leandro de Melo
    O presente texto apresenta o processo de conquistas históricas em torno da Agenda 21, apontando-a como uma das possibilidades de se caracterizar como importante dispositivo de Educação Ambiental (EA). Para tanto, descrevemos: o marco legal da Agenda 21 global; o processo de elaboração da Agenda 21 brasileira; a Agenda 21 no âmbito local. Concluímos mencionando a possibilidade desta ser um dos dispositivos de EA capazes de problematizar e ressignificar nossa inserção no ambiente.
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    A Educação ambiental e o trabalho de cidadania com adolescentes
    (EDGRAF, 2007) Pires, Pierre André Garcia; Bromberger, Suzi Mara Teixeira
    O presente trabalho faz parte do Projeto de Extensão “Adolescer: relações e reflexões a partir da interdisciplinaridade”, do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS, tendo como objetivo formar multiplicadores adolescentes para desenvolver ações de cidadania, educação e saúde no contexto social onde estão inseridos. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, da cidade de São José do Norte/RS, em 2001/2002, com alunos na faixa etária de 12 a 18 anos, atingindo cerca de 170 adolescentes. Utilizamos metodologia proposta da Educação Ambiental, abordando aspectos de cunho social, político, econômico e cultural.
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    Educação ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
    (EDGRAF, 2007) Barcelos, Valdo; Schlichting, Homero Alves
    Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a nossa participação nos conflitos ambientais através de atitudes de educação ambiental responsáveis. Tomamos como referencial teórico principal as idéias do pensador chileno Humberto Maturana. No texto faremos uma exposição das proposições de Maturana, isto é, dos entendimentos mais centrais oferecidos pela Biologia do amor e a Biologia do conhecer. Procuramos incorporar um olhar a partir desses entendimentos, buscamos discutir a origem dos conflitos que vivemos e o entendimento sobre a nossa possibilidade de sermos responsáveis pelas nossas ações ao viver no mundo e, especialmente, ao nos envolvermos com o que chamamos de questões ambientais.
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    Educação ambiental: concepções e ações de docentes nos anos iniciais do ensino fundamental em área marítima
    (EDGRAF, 2006) Vargas, Tatiana de Souza
    Analisar concepções e ações dos docentes em área marítima acerca de Educação Ambiental (EA) foi o problema central deste trabalho de investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de cinco docentes dos anos iniciais de uma escola do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se em uma instituição de ensino localizada em um balneário, no município do Rio Grande/RS, visando saber como professores exercem atividades pessoais e/ou profissionais de Educação Ambiental na escola e na comunidade.
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    A educação ambiental e o projeto Tamar
    (EDGRAF, 2004) Suassuna, Dulce
    O trabalho discute o significado da educação ambiental para o Projeto Tamar, por meio do estudo do processo de intervenção do programa ambiental em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Verifica-se que a intervenção promoveu rupturas nos modos de vida das populações envolvidas, considerando as seguintes categorias: componente estrutural/alteração de domínio: cultura e reprodução cultural – perda de sentido; cultura/integração social – perturbação da identidade coletiva e cultura/socialização – ruptura da tradição; sociedade/reprodução cultural: retirada de legitimação; sociedade/integração social: anomia; sociedade/socialização: retirada da motivação. Conclui-se situando a dimensão das rupturas ocasionadas pela intervenção do Tamar em comunidades pesqueiras e mostra-se que a proposta de educação ambiental do Projeto Tamar tem como entrave a não-participação política dos indivíduos das comunidades de pescadores.
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    Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
    (2007) Arruda, Rogério Dias de
    Este artigo busca investigar, junto a professores dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental da Furg, no Brasil, e do Interuniversitário, na Espanha, as concepções sobre a importância (ou não) do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto formal de ensino. Para tanto, foram realizadas entrevistas – presenciais e a distância – com esses professores. Ao final do artigo, faz-se uma avaliação do atual estágio do uso das TIC, bem como sobre as expectativas futuras.
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    A configuração das tendências educacionais e pedagógicas e da inclusão da educação ambiental: reflexões iniciais
    (2007) Santos, Virginia Machado Kurtz dos
    O texto apresenta uma reflexão – em construção – a respeito das tendências educacionais e pedagógicas no Brasil e do esboço de um diálogo possível entre elas, visando a contextualização/inclusão da tendência ambiental na história das tendências educacionais e pedagógicas, bem como das relações de continuidades e descontinuidades internas e externas entre tendências. Parte-se de um resgate histórico sintetizado para acrescentar a tendência ambiental e a sinalização de possíveis impactos e desdobramentos da mesma.
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    Do universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental, REASUL
    (2009) Velasco, Sirio Lopez; Lima, Anabel de
    As redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas em torno de um desejo coletivo de mudança e impulsionadas pela objetivação de um propósito comum. E através deste recorte, a intenção foi explicitar o que se pesquisou, abordando o processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - REASul, no período de 2002 a 2005. Destacando suas potencialidades e limitações, apresentando subsídios que pudessem auxiliar no seu caminhar.