IE - Artigos publicados em periódicos
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Resultados da Pesquisa
- ItemViolência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer(Ed. da FURG, 2023-07) Cassal, Luan Carpes Barros; Oliveira, Tainá dos SantosDiante das condições opressivas presentes nos espaços formativos e do aumento da violência letal contra população LGBTI+, parece imprescindível considerarmos a escola, também, como lugar de produção do viver. Entendemos que a violência e seus efeitos não estão ontologicamente conectados aos corpos dissidentes, mas antes, reconhecemos força disruptiva perante as normas sociais. Buscamos, portanto, visibilizar modos de ser que emergem no processo pedagógico, quando atravessados por opressões e violências que se interseccionam. Para isso, apostamos que contar histórias dissidentes é um esforço na contramão da narrativa hegemônica do grupo vitorioso. O presente artigo performa um exercício narrativo a partir da imagem de crianças e adolescentes, que estabelecem outras formas não só de performar, mas de garantir o reconhecimento do gênero no ambiente escolar, anunciando, assim, uma pedagogia queer.
- ItemA universidade e os corpos invisibilizados: para se pensar o corpo LGBT(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Ribeiro, Cristiane Jaques; Moraes, Camila de Freitas; Kruger, Nino Rafael MedeirosO objetivo deste artigo é problematizar o lugar da população LGBT e, especialmente, da LGBTfobia enquanto manifestação de poder que violenta e subjuga corpos, evidenciando a negação do direito destes tanto na cidade, quanto no espaço universitário. Para tanto, será considerado, aqui, que os conceitos de disciplinarização e normatização do corpo são atitudes e modos de existência enquanto resultantes da construção social. Construção esta que merece ser denunciada frente as relações de poder. Ao fim, para a compreensão desta análise utilizou-se os entendimentos a partir de Michel Foucault, Judith Butler, Daniel Borrillo e Achille Mbembe.
- ItemSobre existências: as narrativas de vida de mulheres trans e seus modos de resistência(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Oliveira, Itauane de; Romanini, MoisesAtualmente, a transexualidade é compreendida na literatura como um fenômeno que causa intenso sofrimento ao indivíduo, tendo em vista que há um sentimento de pertença a um determinado gênero que está em desacordo com o seu sexo biológico. Diante desse contexto, em que a transexualidade é tomada como uma experiência universal e patológica, realizou-se uma pesquisa de campo cujo objetivo geral foi o de compreender a forma como vão se construindo as trajetórias das pessoas transgêneros nas políticas públicas de saúde em um município do interior do Rio Grande do Sul. A partir da realização de 6 entrevistas narrativas com mulheres trans, nesse artigo buscamos reconstruir os aspectos cronológicos ou indexados de tais narrativas, apresentando suas histórias e experiências, fragmentos de vida que nos mostram que o corpo também é político. Cada uma delas, a seu próprio modo, vai construindo um cuidado de si, uma significação própria para a sua experiência. Assim, torna-se evidente não ser possível falarmos em uma experiência transexual universal, pois universalizar tais vivências seria capturar a dimensão mais bela e plural que existe em cada uma dessas vidas.
- ItemPercorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Silva, Apolônia FerreiraO artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a discussão que circunscreve os movimentos de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia no que diz respeito ao gênero e às sexualidades e como essas se encaminham em meio aos trabalhos acadêmicos produzidos entre os anos de 2006 e 2018. Foi possível perceber como a política envolvendo o gênero e as sexualidades vêm apresentando novas cores e contornos nos últimos anos. Até meados de 2010, a discussão já se consolidava como importante e as instituições buscavam a implementação de disciplinas, uma vez que a procura por docentes que discutiam a temática ainda era escassa. Porém, o que presenciamos hoje está marcado pela necessidade da volta a lógica do convencimento.
- Item“A mulher mais linda do mundo por acaso era um homem.”: educando sobre outras masculinidades através dos artefatos culturais(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Silva, José Rodolfo Lopes daO presente artigo tem como objetivo problematizar aquilo que aprendemos a ver como o “homem de verdade” e a potência pedagógica, social, estética e política dos artefatos culturais como, por exemplo, filmes, séries, novelas, documentários, etc. Para tal serão analisadas diferentes passagens do documentário I am Divine, que conta a história de Harris Glenn Milstead – intérprete da drag queen Divine, famosa por suas músicas e filmes do cinema underground estadunidense. Através das entrevistas, fotos, registros audiovisuais pessoais e jornalísticos da produção podemos refletir sobre questões como, por exemplo, gênero, sexualidade, sucesso, entre outras. Dessa forma, a obra cinematográfica nos permite descolar de concepções essencialistas e binárias sobre o “ser homem”, entender que há outras opções para além daquilo que está posto como “sucesso” e que artefatos culturais podem fomentar debates, ensinar e fazer repensar sobre modos de ser e estar nas relações sociais.
- ItemMasculinidades performativas na literatura infantojuvenil(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Ramos, Edimauro Matheus CarrielSustentada pela revisão bibliográfica, a pesquisa se encarrega de destacar pontos principais nas obras da literatura infantojuvenil “O menino de vestido”, de David Walliams e “O menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins, os quais implodem com os modelos hegemônicos de masculinidade, bem como, com as desigualdades proferidas por esses protótipos. O objetivo da pesquisa é de promover interlocuções e reflexões entre a literatura infantojuvenil e as masculinidades performativas. Conforme os desdobramentos possibilitados pelo aporte teórico, vislumbra-se que ambas têm atuado em consonância em prol da propagação do respeito às diversidades de gênero que permitem novas percepções acerca das masculinidades.
- ItemA criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser)(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Carvalho, Luana Moletta de; Barichello, Fernanda BelleO presente artigo tem a pretensão de articular reflexões a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul.A formação do grupo foi sustentada posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros e das discussões teórico-práticas possibilitadas juntamente ao grupo, o trabalho se evidencia à metodologia cartográfica, entendendo que a produção de realidades cunha de uma valorização das singularidades. Posto isso, a experiência grupal refere-se a uma forma de resistência frente à instituição escolar, que além de bases de ensino, é sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser.
- ItemMovimento de homens; homens em movimento: dissonâncias no debate sobre as masculinidades(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Santos, Helen Barbosa dos; Detoni, Priscila Pavan; Novais, Flávia Luciana MagalhãesO estudo problematiza questões relativas aos homens e à equidade de gênero como parte das discussões no campo dos debates feministas. Nesse sentido, o objetivo do artigo é analisar movimentos de homens, em especial as postagens do evento “Homens Libertem-se”, a fim de situar brevemente dissonâncias nos distintos posicionamentos sobre homens e relações de gênero. Inspirado em estudos feministas sobre masculinidades numa perspectiva pósestruturalista e queer, buscamos perceber efeitos discursivos, a partir da perspectiva foucaultiana, na produção subjetiva das masculinidades através de movimentos de homens. Os aportes teóricos que utilizados contam com autores cujos estudos versam sobre masculinidades, como Raewyn Connell, e apontam a retomada conceitual e histórica acerca desse conceito, bem como as distintas iniciativas que pautam as masculinidades como parte de reinvindicações no campo das relações de gênero. Portanto, suscita-nos visualizar campos de possibilidades que incluam os homens como parte da discussão voltada a ações prófeministas com vistas à equidade de gênero e a coalisões entre movimentos.
- ItemMemórias da Coligay e o currículo de masculinidade dos torcedores de futebol(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Bandeira, Gustavo Andrada; Seffner, FernandoNos estádios de futebol existem hierarquias de gênero bastante marcadas com conteúdos específicos e que limitam as possibilidades de vivências masculinas. Neste trabalho nos propomos a dialogar com torcedores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para tentar mapear como esses sujeitos dialogam com o currículo de masculinidade que atravessa as práticas torcedoras. Nos interessa especialmente, tentar escutar os entendimentos dos sujeitos sobre o permitido/autorizado para masculinidades não normativas a partir das memórias da torcida homossexual Coligay. Ainda é muito cedo para saber como episódios como o reaparecimento da Coligay atravessarão o currículo de masculinidade dos torcedores de estádio de futebol na Arena do Grêmio. O que parece certo é que agora, mais do que antes, há um jogo a ser jogado sobre as construções das masculinidades torcedoras nos estádios de futebol.
- Item“Queria ter nascido menina”: descumprindo normas e masculinidades na escola(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Freitas, Claudia Jorge de; Baião, Jonê CarlaO texto é parte de uma dissertação de mestrado, já concluída, que investigou cenas e narrativas em uma escola pública do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro, que envolvem uma criança de 9 anos que desestabiliza concepções sobre identidades de gênero. Para este artigo, optou-se por trazer uma cena, onde, a partir das contribuições dos estudos de gênero, objetivou-se compreender como as crianças constroem suas representações acerca das identidades de gênero nas relações com seus pares. A metodologia considerou aspectos da pesquisa etnográfica e da análise de narrativas em uma perspectiva socioconstrucionista, possibilitando-nos a compreensão do processo de construção das identidades sociais dos sujeitos, no qual as conclusões apontaram que, mesmo em um espaço normativo, como a escola, a relutância irrompe e inscreve, nos corpos, outras possibilidades de dizer e dar sentidos aos gêneros, às sexualidades e a outros processos identitários que estão em jogo/disputa nas relações sociais.
