IE - Artigos publicados em periódicos
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Resultados da Pesquisa
- ItemCorpos, gêneros e sexualidades: questões que integram o PPP(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Barros, Suzana da Conceição dePara desenvolvermos nossas atividades diárias, como ir em um determinado local, cozinhar, limpar a casa, ministrar aula, por exemplo, é necessário pensarmos os caminhos que vamos traçar para alcançar o nosso objetivo. Na escola, isto não é diferente. Também é necessário planejar, isto é, pensarmos, organizarmos, definirmos metas, estabelecermos objetivos que queremos alcançar, para que as necessidades escolares sejam atendidas.
- ItemFalar sobre sexo é proibido professora?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Oliveira, Lucilaine dos SantosPrezado/a leitor/a, neste texto apresento o relato de uma experiência docente, em que realizei a atividade “Biblioteca na sala de aula”, na qual as crianças exploraram os livros da coleção Sexo e Sexualidade, problematizando discursos que ao longo da história, vêm determinando e posicionando as crianças como ingênuas, inocentes, passivas, imaturas e desprovidas de dúvidas e saberes sobre corpos e sexualidades.
- ItemApresentando o artefato cultural: “Os 15 anos de Mariana”(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Ribeiro, Paula Regina Costa; Longaray, Deise Azevedo
- ItemGrupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro deO Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
- ItemCorpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar(Editora da FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Quadrado, Raquel Pereira
