Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Artigos publicados em periódicos

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 128
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Galeras e paqueras
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Amaral, Caroline Amaral
    Discutir sobre sexualidade dentro do ambiente escolar para muitos/as professores/as é um grande desafio. Lidar com uma turma de crianças e adolescentes pode trazer alguns assuntos para dentro da sala de aula, podendo causar algum " desconforto" para você, docente. Sexualidade, namoro, sexo, homossexualidade, "primeira vez"... dentre outras temáticas que podem estar presentes em rodas de conversa e, a partir disso, você se vê perante a situação de decidir se dá seguimento ao assunto, ou o interrompe o mais depressa possível.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As relações de gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Silva, Fabiane Ferreira da
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Corpos, gêneros e sexualidades: questões que integram o PPP
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Barros, Suzana da Conceição de
    Para desenvolvermos nossas atividades diárias, como ir em um determinado local, cozinhar, limpar a casa, ministrar aula, por exemplo, é necessário pensarmos os caminhos que vamos traçar para alcançar o nosso objetivo. Na escola, isto não é diferente. Também é necessário planejar, isto é, pensarmos, organizarmos, definirmos metas, estabelecermos objetivos que queremos alcançar, para que as necessidades escolares sejam atendidas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entrevistada da edição: Cristiane Soares Bastos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    Neste espaço de nossa revista a professora Cristiane Soares Bastos, parceira do GESE, compartilha conosco suas experiências e relata como foi discutir as temáticas de corpos, gênero e sexualidades com crianças, através de um objeto lúdico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Meninos e meninas N'AS Histórias de Maria! Problematizando o gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa
    Leitor/a, nesse texto gostaríamos de convidá-lo/a a conhecer as histórias contadas por Maria! Nessas histórias estão entrelaçadas as questões de diversidade de gênero, sexual e religiosa. Vamos conhecer o que Maria tem a nos contar?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gênero & Ciência: tecendo relações
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Silva, Fabiane Ferreira da
    Muitas mulheres foram (e ainda são) excluídas da produção do conhecimento. Mesmo com as mudanças ocorridas quanto ao acesso à educação e ao Ensino Superior por parte das mulheres, a representação de quem faz e pode fazer ciência ainda é masculina. Atualmente, é possível perceber o número significativo de mulheres em universidades e instituições de pesquisa, contudo, ainda evidencia-se que esta participação vem acontecendo de modo dicotomizado ou está aquém da presença masculina em determinadas áreas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Por que não um carrinho?
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Nunes, Marcelo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gabriel: construindo um novo integrante na turma 11
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Elesbão, Eliane da Silva
    A construção de um boneco de meia e jornal motiva alunos do 1º ano de uma escola da rede pública municipal a discutir sobre questões de gênero, sexualidade e raça.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gênero e Diversidade na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    O Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE Extensão, dá continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE. O mesmo foi financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, no âmbito do Programa Brasil Sem Homofobia, do Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e do Plano Nacional de Política para as Mulheres II. Frente a alguns discursos presentes nas escolas, bem como em outras instituições sociais, consideramos ser necessário questionar e refletir sobre essas temáticas na formação dos/as profissionais da educação e licenciando/as. O curso, realizado nos municípios de Rio Grande, Bagé e Uruguaiana, contou com a parceria das Secretarias de Educação desses municípios, além da 5º e 10º Coordenadoria Regional de Educação e da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana. O mesmo foi organizado em três encontros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O fusquinha cor-de-rosa
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Bastos, Elisa Cordeiro