Universidade
Federal do Rio Grande
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IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)

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    Didática e matemática no ciclo de alfabetização: uma análise dos planejamentos e dos currículos propostos
    (2024) Pinho, Charlene Origuela Gaspar de; Silva, João Alberto da
    A presente pesquisa teve como escopo investigar os objetivos, a avaliação e as propostas do currículo de Matemática, presentes nos planos de aula de professoras do Ciclo de Alfabetização, por meio de análise descritiva, visando examinar a coerência entre os elementos do processo didático e como o currículo se materializa dentro do processo cultural. A pesquisa é documental, e a análise de dados é de caráter descritivo. O estudo investigou os planos de aula de professores do Ciclo de Alfabetização da rede pública do município de Rio Grande - RS. São 12 semanas contempladas e elaboradas por seis docentes do 1o ano do Ensino Fundamental, quatro docentes do 2o ano e quatro do 3o ano. Assim, foram contempladas seis turmas de 1o ano, quatro de 2o ano e quatro de 3o ano. Para o aporte teórico das Teorias do Currículo e a Didática, utiliza-se Perrenoud, Sacristán, Bernstein e Libâneo. No que concerne a Matemática, utiliza-se a concepção sobre função social da Matemática trazida por meio do letramento, com referências de Danyluk, Nacarato, Maldaner, Maia e Maranhão. O estudo revelou uma predominância do ensino de Números e uma discrepância na priorização de conteúdos entre Matemática e Língua Portuguesa. Observou-se uma desconexão entre as habilidades formalmente intencionadas e as atividades propostas pelas educadoras, resultando em uma prática educativa centrada em tarefas repetitivas. A pesquisa recomenda uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e uma revisão da abordagem da avaliação, enfatizando a necessidade de uma integração mais significativa e contínua no processo de ensino e aprendizagem.
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    Ensino de física no componente curricular de ciências nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva interdisciplinar
    (2024) Pasinatto, Joana de Moura; Araujo, Rafaele Rodrigues de
    A pesquisa de mestrado objetivou investigar o ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção de professores atuantes na Educação Básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está construída e organizada por meio de artigos que compõem os capítulos. Inicialmente investigamos as discussões da comunidade científica sobre o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental mediante a realização do Estado da Questão, além de problematizar o que a literatura tem abordado sobre o tema a partir de uma discussão teórica. Para a produção das informações, os participantes da pesquisa foram professores supervisores/preceptores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que lecionam no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Rio Grande/RS. As informações obtidas mediante entrevistas semiestruturadas, foram analisadas através da metodologia da Análise Textual Discursiva, e a discussão dos resultados ocorreu através das seguintes categorias finais: Dos espaços aos territórios de formação em Física: a prática docente em Ciências no Ensino Fundamental; A Física no componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental: a contextualização e a busca do disciplinar ao interdisciplinar. Concluímos que no ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, se faz necessário investigar e revisitar a formação de professores, a qual, na perspectiva interdisciplinar, pode ser potencializada por meio de lugares de formação e pela atitude dos docentes envolvidos.
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    Metodologias ativas na prática docente: perspectivas de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental do município do Rio Grande
    (2024) Pepino, Lorena Vargas Soares; Mackedanz, Luiz Fernando
    O presente trabalho buscou compreender de que forma os professores de Ciências que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Rio Grande/RS concebem a ideia e a utilização de metodologias ativas em sua prática docente. Com o objetivo de explorar as perspectivas desses professores, a pesquisa foi realizada com 29 professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de produção de dados. A análise dos dados, conduzida por meio da Análise Temática de Braun e Clarke, destacou quatro temas centrais: “Metodologias Ativas: o olhar dos professores de Ciências”; “Diversidade metodológica no ensino de Ciências: do tradicional às metodologias ativas”; “Os desafios da utilização de metodologias ativas na prática pedagógica dos professores de Ciências”; e “A importância das metodologias ativas para uma nova perspectiva para o Ensino de Ciências”. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos professores conheça os princípios das metodologias ativas e as integre em suas práticas, eles enfrentam desafios que dificultam sua aplicação consistente. Apesar disso, as metodologias ativas são vistas como necessárias para o ensino de Ciências, pois promovem o desenvolvimento de habilidades e competências e contribuem para uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e colaborativa, favorecendo a formação integral e científica dos estudantes.