Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2336

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 158
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dor em neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: conhecimento e práticas de enfermeiras (os)
    (2023) Costa, Ana Paula Matta dos Santos; Gomes, Giovana Calcagno; Vieira, Ana Cláudia Garcia
    Há uma compreensão crescente de que os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor e que é essencial minimizar seu desconforto durante procedimentos invasivos ou dolorosos. Nesse contexto, objetivou-se conhecer como os enfermeiros percebem a dor em neonatos internados em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e que estratégias utilizam para minimizá-la. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de cunho qualitativo realizada em um hospital no sul do Brasil. Participaram 11 enfermeiras por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Temática. Quanto ao conhecimento dos enfermeiros acerca da dor verificou-se que buscam conhecimento por meio de cursos de capacitação, leitura de artigos em periódicos e realização de pós-graduação. Avaliam a dor do neonato observando critérios como o choro, a expressão facial, a postura corporal, as feições, alterações na saturação de oxigênio e a frequência. Afirmaram não terem recebido nenhuma capacitação e/ou treinamento de modo que tal diagnóstico se dá de forma assistemática e com base nas experiências individuais de cada profissional. Referiram a capacitação recebida como ultrapassada e ineficiente, considerando que não há reciclagem e funcionalidade no que tange a aplicabilidade do cuidado. Reconhecem a dor do recém-nascido, mas sentem-se impotentes frente ao sofrimento dos mesmos. Possuem dúvidas quanto à sua habilidade técnica e conhecimento específico. Apontaram sentimentos de despersonalização do profissional enfermeiro relacionados à falta de padronização e envolvimento da equipe multiprofissional na assistência integrada, fragmentando o cuidado. Quanto às estratégias utilizadas para o alívio da dor dos neonatos investem em medidas não farmacológicas como sucção não nutritiva, diminuição de estimulações táteis, aleitamento materno precoce, glicose oral antes e após aplicação de um estímulo doloroso, método canguru, contenção facilitada. Utilizam também medidas farmacológicas, mas apontam a grande resistência dos profissionais médicos em prescrever essas medicações. Demonstraram preocupação em realizar ações sobre o ambiente, citando a diminuição de ruídos e iluminação, lençóis bem esticados, cateteres bem posicionados, acomodação da criança no leito e imobilização durante procedimentos. Referiram sentirem-se pouco capacitados, necessitando revisarem técnicas e procedimentos, estabelecerem protocolos específicos e implantarem uma escala de dor na unidade. Referiram a necessidade de uma capacitação da equipe de enfermagem para reconhecer os sinais de dor e reconhecerem o momento em que devem ser utilizadas medidas farmacológicas, além de realizarem os registros nas evoluções de enfermagem e no prontuário da criança. Conclui-se que o enfermeiro possui importante papel na identificação, mensuração e tratamento da dor, pois é a equipe de enfermagem que presta cuidados diretos aos pacientes, sendo necessária capacitação para minimizá-la, qualificando a assistência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação das práticas alimentares e níveis de atividade física de Estudantes de Graduação em Enfermagem
    (2024) Oliveira, Eduardo Soldera; Silveira, Rosemary Silva da; Bordignon, Simoni Saraiva
    O presente estudo de caráter quantitativo e transversal, teve o objetivo de analisar o comportamento saudável, através das práticas alimentares e níveis de atividade física dos estudantes de enfermagem. Participaram do estudo 166 estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Obteve-se a aprovação do Comitê de Ética, mediante parecer favorável. A coleta de dados ocorreu após a concordância dos participantes e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, mediante a aplicação de questionário estruturado, contemplando aspectos sociodemográficos e variáveis de saúde, do Questionário Internacional de Atividade Física e do questionário “Como está sua Alimentação?”. Como resultados, verificou-se que o sexo, raça, horas de sono, peso e práticas alimentares influenciaram no índice de massa corporal dos participantes. Mulheres que se autodeclararam brancas e estudantes que relataram ter seis horas ou mais de sono apresentaram Índice de Massa Corporal elevado. Outro fator que influenciou no aumento do índice de massa corporal, foi a alimentação. 63,8% dos estudantes possuem uma alimentação inadequada ou parcialmente adequada. A maior parte dos estudantes (96,3%) encontram-se ativos, ou seja, atendem as necessidades de atividade física avaliadas pelo Questionário Internacional de Atividade Física. Assim, acredita-se que a avaliação do comportamento e dos hábitos de vida dos universitários consiste na elaboração de estratégias alimentares e de atividade física a fim de contribuir de maneira significativa com a vida, a saúde, o trabalho e o processo de ensino aprendizagem dos estudantes da Escola de Enfermagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evidências do processo de acolhimento na estratégia de saúde da família
    (2023) Dias, Suelen da Cunha; Rocha, Laurelize Pereira
    As Unidades de Estratégia Saúde da Família são a principal porta de entrada, investigar a organização e impacto da implantação do acolhimento permite que novas ações possam ser implementadas. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é: analisar as evidências científicas acerca do acolhimento e de ferramentas para classificação da demanda espontânea utilizadas nas Unidades de Saúde da Família. E como objetivos específicos: conhecer as evidências sobre o processo de acolhimento ao usuário nas Unidades de Saúde da Família; e, analisar as evidências sobre as ferramentas para classificação da demanda espontânea durante o acolhimento nas Unidades de Saúde da Família. Trata-se de uma revisão de escopo guiada pelo JBI Reviewers a partir das seguintes fontes de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line, SCOPUS, Embase, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde e Bancode Dados em Enfermagem via Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados os seguintes descritores: Enfermagem, Atenção Primária á Saude, Acolhimento, Acesso aos Serviços de Saúde, Acessibilidade aos Serviços de Saúde, Triagem de demanda, Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação do Acesso e da Qualidade da Assistência à Saúde, Assistência Integral à Saúde e Profissionais de Saúde. Utilizou-se as recomendações específicas para escopo do check-list Preferred Reporting Itemsfor Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA- ScR). Para a seleção dos estudos foi utilizado o aplicativo Rayyan QCRI. A análisede dados foi realizada com apoio do software Interface de R pour les AnalysesMultidimensionnelles de Textes et de Questionnaires utilizando a análise de contéudo de Bardin. Os resultados do estudo foram apresentados no formato de dois artigos, organizados por meio da Classificação Hierárquica Descendente, o corpus geral foi constituído por dezesseis textos, separados em 457 segmentos de texto, com aproveitamento de 88.18%. O conteúdo foi categorizado em seis classes, e para a construção do primeiro artigo foi utilizadoa classe 1 com 21.59% e a classe 5 com 15.14% dos segmentos de texto. A primeira aborda questões acerca do atendimento na unidade e as mudanças em decorrência do atendimento à demanda espontânea; na segunda classe identificou-se que os estudos trazem questões acerca da escuta que é um método que permite que o profissional identifique as reais necessidades e problemas de saúde. Para a construção do segundo artigo foi utilizado a classe 2, com 22.33% de segmentos de textos; classe 3, com 14.14%; classe 4, com 15.38%; e classe 6, 11.41%. Destas emergiram as categorias: o enfermeiro como protagonista do acolhimento com classificação de risco; ausência e desconhecimento de protocolo norteador; fragilidades do acolhimento; a importância de manter a educação permanente e espaços de escuta aos profissionais; e as potencialidades do acolhimento. Apesar dos desafios evidencia-se que o acolhimento tem grande potencial para a resolutividade do processo de trabalho e a incorporação da classificação de risco oportuniza o cuidado integral e equitativo. Contudo, ainda há uma escassez de ferramentas utilizadas para a classificação da demanda espontânea que seja voltado para a Atenção Primaria a Saúde.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Humanização da assistência de enfermagem ao recém nascido prematuro em uma unidade de terapia intensiva neonatal
    (2023) Alves, Winícius de Carvalho; Silveira, Rosemary Silva da
    Humanizar a assistência de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal significa cuidar do recém-nascido de modo integral, buscando atentar não apenas para suas necessidades de cuidado clínico, mas também, para questões relacionadas à humanização, solidariedade, acolhimento, intervenções éticas, respeitando suas necessidades individuais. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar a percepção da equipe de enfermagem acerca da assistência humanizada ao recém-nascido prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e como objetivos específicos: identificar as facilidades e dificuldades para prestar um cuidado humanizado aos recém nascidos prematuros internados na UTIN; identificar as estratégias utilizadas pelos trabalhadores da equipe de enfermagem para prestar um cuidado humanizado ao recém nascido prematuro internado na UTIN; escrever os cuidados prestados pela equipe de enfermagem na humanização da assistência ao recém nascido prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas-RS. Participaram do estudo quarenta profissionais de enfermagem, a maioria do sexo feminino, na faixa etária de 38 a 47 anos, sendo: doze enfermeiros assistenciais e vinte e oito técnicos de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado pelo pesquisador no período de agosto a outubro de 2022. Os dados foram organizados em um banco de dados informatizado do Microsoft Excel® e para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de texto discursivo. Foram respeitados os princípios éticos da pesquisa conforme os princípios das Resoluções no 466/12, de 12 de dezembro de 2012 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. O estudo foi autorizado sob o CAEE n0 59138722.0.00005324. Os resultados foram apresentados sob forma de dois artigos, intitulados: “Percepção da equipe de enfermagem acerca da assistência humanizada ao recém-nascido prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal” e “Cuidado de enfermagem humanizado direcionado ao recém-nascido prematuro na unidade de terapia intensiva neonatal”. No primeiro evidenciou-se o compromisso dos profissionais no cuidar do recém-nascido na unidade de terapia intensiva, com o objetivo de minimizar os riscos associados a procedimentos de alta complexidade e tornando o ambiente menos agressivo ao recém-nascido, enfatizando atitudes de entusiasmo, segurança, respeito à individualidade e particularidade, e a necessidade de qualificação na assistência prestada. O segundo artigo, permitiu demonstrar a importância que a equipe possui na assistência neonatal, os procedimentos mais realizados na unidade e as atribuições que a equipe de enfermagem desempenha para proporcionar a recuperação e a promoção da saúde do recém-nascido de forma humanizada. Aliado a isso, também evidenciou a importância da necessidade de ampliare qualificar as ações de assistência para os cuidadores e familiares, respeitando suas individualidades e particularidades culturais. Conclui-se que a equipe de enfermagem possui um bom conhecimento acerca dos aspectos da humanização inserida na assistência neonatal, proporcionando e reforçando a melhora na qualidade do atendimento técnico e científico, buscando resgatar o humanismo na assistência, fazendo com que o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal deixe de ser estressante e nocivo para os neonatos, familiares e profissionais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhador docente do Ensino Fundamental e as cargas de trabalho vivenciadas no Ensino Remoto Emergencial
    (2022) Brum, Raissa Garcia; Rocha, Laurelize Pereira
    A pandemia da covid-19 originou um novo modelo de ensino que modificou o processo de trabalho docente. Os docentes precisaram reformular sua prática e desenvolver soluções adequadas para o momento vivido, o que implicou em uma mudança na configuração do trabalho e consequentemente uma exposição a cargas de trabalho que levam a desgastes à saúde. O objetivo geral desse estudo foi: investigar as cargas de trabalho e os desgastes a saúde apresentados pelos docentes do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto Emergencial. E os objetivos específicos foram: investigar as condições de trabalho dos docentes do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto Emergencial; conhecer as cargas de trabalho a que estão expostos os docentes do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto Emergencial e as possíveis relações com os desgastes à saúde apresentados. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, descritivo do tipo exploratório. Participaram 44 docentes do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal de um Município do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada através de videoconferência no período entre julho e setembro de 2021. Os dados foram analisados por Análise Textual Discursiva. Os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados, conforme a Resolução 510/2016. Esse estudo faz parte do Macroprojeto “A saúde do trabalhador docente em tempos de pandemia da covid-19” aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. Os resultados foram apresentados na forma de dois artigos. O primeiro intitulado “Condições de trabalho dos docentes do Ensino Fundamental durante a pandemia da covid- 19” foi construído a partir das categorias emergentes: adaptação da estrutura e infraestrutura dos docentes; impacto da estrutura e infraestrutura dos discentes; conciliação do trabalho e vida domiciliar e mudanças no processo de ensino aprendizagem, o qual evidenciou que as transformações ocorridas durante o Ensino Remoto Emergencial levaram a mudanças nas condições de trabalho dos docentes, gerando uma maior demanda de trabalho e consequentemente prejuízos à saúde. O segundo artigo “Docentes do Ensino Fundamental na pandemia da covid-19: cargas de trabalho e desgastes à saúde” foi construído a partir das categorias a priori: cargas de trabalho de materialidade interna que englobou as cargas de trabalho psíquicas e as cargas de trabalho fisiológicas; e cargas de trabalho de materialidade externa, que incluiu as cargas de trabalho físicas, cargas de trabalho biológicas, cargas de trabalho químicas e cargas de trabalho mecânicas e nele foi possível verificar que durante a pandemia os docentes foram expostos a cargas psíquicas que levaram principalmente a desgastes a saúde mental, a cargas fisiológicas que geraram principalmente desgastes no sistema musculoesquelético, a cargas físicas que levaram a desgastes oculares e relacionados à saúde mental. Além disso, os docentes relataram estarem expostos ao coronavírus como carga de trabalho biológica. Conclui-se brevemente que a pandemia gerou mudanças nas condições de trabalho do docente, implicando na exposição a cargas de trabalho que geraram desgastes à saúde.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre cuidados paliativos pediátricos
    (2022) Rosa, Gabriela Silva Miranda; Gomes, Giovana Calcagno
    O Cuidado Paliativo é dedicado aos pacientes que enfrentam doenças graves que ameaçam a vida ou doenças crônicas que exigirão cuidados contínuos ao longo da vida, assim, os Cuidados Paliativos Pediátricos foram desenvolvidos como uma forma de incorporar cuidados que envolvam não só os direcionados à doença que ameaça a vida, mas também à criança, com todas as particularidades da infância. Este estudo teve por objetivo analisar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem acerca dos cuidados paliativos pediátricos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa que teve como contextos as unidades de terapia intensiva pediátrica e de internação pediátrica de um Hospital Universitário no sul do Brasil. Os participantes do estudo foram profissionais de enfermagem das referidas unidades. A coleta de dados foi realizada em 2021 por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados pela técnica de análise temática. Foram respeitados os preceitos éticos definidos na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Obtiveram-se conhecimentos acerca do entendimento e vivências dos profissionais de enfermagem acerca e com os Cuidados Paliativos; percepções acerca do papel do enfermeiro/técnico em enfermagem/auxiliar de enfermagem na prestação do cuidado paliativo pediátrico, das facilidades e dificuldades em trabalhar com crianças elegíveis para o cuidado paliativo pediátrico, dos métodos utilizados de organização do serviço para atendimento da estrutura física necessária para o cuidado dos pacientes e as formas de qualificação desses profissionais para a prestação deste cuidado. A partir do estudo, pretende-se incorporar conhecimentos à prática das equipes multiprofissionais que trabalham com crianças, aprimorando o modelo de prestação de cuidados para cada caso, podendo também subsidiar capacitações que contribuam de forma sólida para o aprimoramento dos profissionais envolvidos na assistência à criança em cuidado paliativo pediátrico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paternidade no ciclo gravídico-puerperal a partir da percepção dos pais de um grupo de gestantes do extremo sul do brasil
    (2022) Costa, Melissa Guterres; Oliveira, Adriane Maria Netto de
    O presente estudo teve como objetivo geral conhecer a percepção do pai participante de um grupo de gestantes sobre a paternidade e como objetivos específicos: identificar a percepção do pai sobre o exercício da paternidade, a percepção do pai sobre sua atuação no ciclo gravídico-puerperal, a percepção do pai sobre sua influência e o impacto de sua participação para o desenvolvimento da criança e a percepção do pai sobre sua atuação no contexto intrafamiliar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratório descritivo. O local do estudo foi o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Junior, da Universidade Federal do Rio Grande, localizado no município do Rio Grande/RS, cujo contexto investigativo foi o grupo de gestantes que ocorre neste local, por meio de atividades realizadas por ele desde 2015. Participaram do estudo 22 homens que fizeram parte deste grupo entre os anos de 2017 e 2019, e foram selecionados a partir dos registros das reuniões em um Livro Ata, no qual continha dados de identificação das pessoas que frequentavam o grupo. A coleta dos dados foi realizada de modo remoto, depois de feito o contato prévio com os pais no período de outubro a dezembro de 2021, por meio da entrevista semiestruturada, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande, com CAAE no 50386221.9.0000.532. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e os resultados apresentados sob a forma de dois artigos. O primeiro, intitulado: “O exercício da paternidade na percepção de pais participantes de um grupo de gestantes”, que aborda sua percepção quanto ao exercício da paternidade, a relevância da sua participação na vida em família para o desenvolvimento saudável ou não da criança, bem como para que ocorram interações intrafamiliares predominantemente harmônicas. Já o segundo artigo: “Inclusão do homem nos serviços de saúde e em atividades educativas: percepção dos pais” contempla a percepção destes no que se refere a sua inserção nos serviços de saúde, principalmente por meio de ações de educação em saúde. Conclui-se que o estudo atingiu os objetivos propostos. Embora os resultados tenham evidenciado maior sensibilidade e atuação dos pais no que se refere ao exercício da paternidade e na vida em família, incluindo a divisão das tarefas cotidianas no cuidado com os filhos e com o lar, os serviços de saúde ainda os excluem do cuidado prestado à mulher e à criança, mostrando lacunas quanto à efetivação de intervenções que os incluam na promoção da saúde para um desenvolvimento saudável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos e apoio organizacional para segunda vítima de incidentes de segurança do paciente: perspectivas de profissionais de enfermagem
    (2022) Silveira, Sibele Ezequiel da; Barlem, Jamila Geri Tomascheswki
    A compreensão do fenômeno da segunda vítima no contexto da assistência à saúde deve abranger a resposta traumática do profissional de saúde que se envolve em um incidente, isto é, quando há falha na prestação do cuidado, podendo gerar ou não dano ao paciente, bem como o apoio organizacional ofertado para minimizar o sofrimento do profissional envolvido. O presente estudo objetiva compreender os impactos do envolvimento em um evento de segurança do paciente para os profissionais de enfermagem e conhecer as formas de apoio organizacional para redução do sofrimento pessoal de profissionais de enfermagem após o envolvimento em um evento de segurança do paciente. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório- descritiva, com 20 profissionais de enfermagem de um hospital universitário do Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e analisadas a partir da análise textual discursiva. Estudo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Os resultados deste estudo foram dois artigos, sendo o primeiro intitulado de “Envolvimento em evento de segurança do paciente: impactos para os profissionais de enfermagem” onde os dados foram agrupados em duas categorias que permitiram compreender o impacto para profissional de enfermagem: sentimentos das segundas vítimas; impacto na trajetória profissional e no ambiente de trabalho. No segundo artigo, “Apoio organizacional para profissionais de enfermagem envolvidos em evento de segurança do paciente”, os dados foram categorizados a priori conforme os cinco direitos da segunda vítima: tratamento justo; respeito; compreensão e compaixão; cuidados de apoio; e transparência e oportunidade de melhora; considerando o apoio ofertado e desejado. Os impactos para o profissional de enfermagem envolvido em um evento foram o sentimento de culpa pelo fato ocorrido, autojulgamento, julgamento pelos pares e pelo paciente, medo do desfecho ao paciente e das consequências para si e dúvidas quanto a sua habilidade e desempenho no trabalho. O apoio organizacional efetivo deve estar embasado na realidade cultural da instituição respeitando os cinco direitos da Segunda Vítima.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Crianças e Adolescentes Testemunhas da Violência entre os Pais
    (2022) Fonseca, Kateline Simone Gomes; Silva, Mara Regina Santos da
    Ser testemunha da violência entre os pais é um problema de saúde pública para crianças e adolescentes que afetam o seu desenvolvimento,’ com consequência a curto e longo prazo. A repercussão do testemunho da violência é influenciada pelo tipo de violência, a frequência e a intensidade que ocorre, assim como pelos fatores relacionais, sociais, comunitários e as características individuais dos pais e dos filhos. Apesar disso, as crianças e adolescentes que testemunham a violência entre os pais é um tema pouco explorado na literatura e invisível nos serviços de proteção às vítimas, onde o foco prioritário é a mãe vitimizada. Considerando a relevância da problemática e a necessidade de melhor conhecer o fenômeno, este estudo tem como objetivos: (1) Identificar, a partir de uma revisão integrativa da literatura, as repercussões que a experiência de testemunhar a violência entre os pais tem sobre os filhos, crianças e adolescentes; (2) Caracterizar, a partir dos registros de um serviço de proteção às vítimas, o tipo de violência testemunhada por crianças e adolescentes e o perfil dos pais (vítima e agressor). Para responder o primeiro objetivo, foi realizada uma Revisão Integrativa sobre o tema, através de um recorte temporal de cinco anos, nas bases MEDLINE/PUBMED, SCOPUS, LILACS, BDENF e PSYCINFO. Foram utilizados os descritores e palavras chave: “violência doméstica”, “violência por parceiro íntimo”, “criança”, “adolescente”, “maus-Tratos Infantis”,“exposure to violence’,“domestic violence”,“intimate partner violence”,“childhood exposure to intimate partner violence”,“witnessing inter parental violence”,“witnessing domestic violence”, “child”, “adolescent” combinando-se com os operadores booleanos AND e OR. Foram selecionados 32 artigos conforme os critérios de elegibilidade e que respondessem à pergunta norteadora. Foram excluídos os relatos de experiência, ensaio teórico, estudos de revisão, monografias, dissertações e teses. Os dados foram categorizados tendo por base o Modelo Ecológico proposto pela Organização Mundial da Saúde. Para o segundo o objetivo foram utilizados, dados secundários armazenados em um Banco de Dados do Grupo de estudo e Pesquisa em Família, Enfermagem e Saúde, com informações sobre violência contra mulher obtidos de 276 registros de um serviço de proteção às vítimas de Rio Grande/RS, nos quais estava explicitamente referido a presença de filhos. Essas informações foram analisadas a partir da estatística descritiva. Foram respeitados os princípios éticos aplicados à pesquisa envolvendo dados secundários. Os resultados advindos da revisão integrativa evidenciam as repercussões em níveis individuais, relacionais e sociais, incluindo comprometimento da saúde física e mental; comportamentos agressivos na escola, na família, uso de substâncias ilícitas e transmissão intergeracional da violência testemunhada. Nos dados secundários foram evidenciados predomínio da violência psicológica, causada predominantemente por conflitos familiares e praticada pelo ex-companheiro da mãe. Ambos, o pai agressor e a mãe vítima, estavam na faixa etária entre 21 e 40 anos, possuíam ensino fundamental, raça branca e ensino fundamental. Não faziam uso de substâncias lícitas e ilícitas. A maioria das crianças e adolescentes (62,7%) presenciou ou sofreu a violência durante a agressão perpetrada contra mãe. Os resultados da revisão integrativa e da análise dos dados secundários mostram que apesar das repercussões que a experiência de testemunhar a violência entre os pais tem sobre a saúde das crianças e adolescentes expostas, ainda assim elas não recebem a atenção que necessitam, mesmo nos serviços de proteção as vítimas. Isto evidencia a persistência de um modelo de assistência centrado no indivíduo que fragmenta a família.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A paternidade na unidade de terapia intensiva neonatal: vivências de pais de recém-nascidos internados
    (2021) Severo, Daniel Gomes; Gomes, Giovana Calcagno
    Há situações em que um recém-nascido necessita internar em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, tendo o pai que exercer a paternidade nesse ambiente. O estudo teve por objetivo conhecer as vivências de pais frente à internação do recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Realizou-se em um Hospital Universitário no sul do Brasil no ano de 2020 uma pesquisa descritiva e exploratória de cunho qualitativo. Participaram 19 pais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à Análise de Conteúdo. Foram respeitados os princípios éticos da pesquisa conforme a resolução 510/2016. Os pais reconheceram a necessidade da internação do recém-nascido na unidade neonatal como chocante e difícil, apresentando-se vulneráveis e inseguros. O medo foi o sentimento mais frequente, relacionado ao quadro clínico instável de seu filho e a iminência de sua morte, exacerbado pela falta de conhecimento em relação à unidade de internação e às intervenções realizadas. Sentiram-se ansiosos, sem controle sobre a situação vivenciada e frustrados. Angústia e incerteza também foram relatadas relacionadas à incerteza quanto ao futuro de seus filhos. Referiram como dificuldades questões relativas à perda de emprego e diminuição da renda, gerando estresse. Referiram dificuldades relacionadas à logística/horários/acomodação e à inflexibilidade de horários para visitação. A comunicação entre os pais e a equipe multidisciplinar, geralmente, transcorreu de forma tranquila, tanto em relação à transmissão de informações quanto à própria interação. Destacaram como importante a comunicação com os outros pais que vivenciavam situação semelhante. Os pais apresentaram uma autopercepção positiva em relação ao seu preparo para o cuidado do filho no setor, satisfeitos com a realização de cuidados que estavam ao seu alcance, demonstrando sentimento de dever cumprido. Viram na situação adversa uma oportunidade de aprendizado que os tornou mais fortes, superando seus medos e aprendendo a realizar o cuidado. Destacaram o importante papel da equipe multidisciplinar no estímulo a sua participação direta nos cuidados, contribuindo no aumento do vínculo com os filhos. Os profissionais demonstraram-se ativos na tentativa de incluir os pais nos cuidados por meio de orientações, educação em relação aos cuidados básicos ou com a criação de protocolos de visitação mais flexíveis, visando a inclusão paterna no setor. A maioria dos pais participou do cuidado direto ao neonato, realizando a troca de fraldas, o banho e o contato pele a pele, sentindo-se orgulhosos e autônomos. Concluiu-se que as vivências de pais com a internação do recém-nascido na unidade neonatal são complexas, sendo necessário que sejam auxiliados a exercerem a paternidade nesse contexto. Acredita-se que a equipe de enfermagem pode fazer a diferença, possibilitando ao pai ser reconhecido como cuidador de seu filho, o empoderando. Os profissionais que atuam em unidades neonatais devem elaborar estratégias de apoio efetivas de maneira a auxiliar os pais no cuidado ao filho internado no setor, de forma harmônica e menos traumática.