IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2338
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemNascimento e evolução da disciplina de Física no Ensino Secundário brasileiro: uma análise a partir da teoria de David Layton(2017) Buss, Cristiano da Silva; Mackedanz, Luiz FernandoEste texto apresenta uma pesquisa que analisou a gênese e a evolução da disciplina de Física no Brasil à luz da teoria de David Layton. A partir de uma investigação qualitativa, foram levantados aspectos que deram subsídios para o entendimento do modo como tal disciplina surgiu e tomou espaço no currículo secundário nacional. O trabalho foi amparado numa metodologia de pesquisa bibliográfica que analisou livros, artigos, teses e dissertações. Além disso, o exame de documentos relativos as legislações educacionais auxiliaram a estruturação e escrita da história da disciplina de Física em nosso país. Todos os acontecimentos que possibilitaram o seu nascimento e desenvolvimento foram considerados a partir da teoria de David Layton. Este autor prevê que o movimento histórico de uma disciplina ocorre em três etapas, indo desde um princípio mais utilitarista e de interesse às resoluções de problemas imediatos de estudantes, passando por um processo de afirmação até o momento em que a disciplina, já estabilizada, aproxima-se das características das cadeiras universitárias. Os resultados da pesquisa mostraram que as contingências históricas da disciplina de Física no Brasil são muito particulares e não podem ser descritas em uma teoria geral.
