ICHI - Trabalhos apresentados em eventos
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- ItemMachado de Assis: a ditadura e o dicionário(Ed. da FURG, 2006) Koch, Ana MariaAs crônicas publicadas por Machado de Assis no período de setembro de 1892 a janeiro de 1894, n’A Semana, permitem estudar um dos modos pelos quais o autor apresentou seu posicionamento político. O governo republicano, nessa época, decretou o estado de sítio no Rio de Janeiro, em conseqüência do embate entre as corporações militares sobre a representatividade para a sustentação do governo. Em dezembro de 1893, no período da vigência da censura, a revista Gazeta de Notícias, onde as crônicas eram editadas, ficou impedida de circular. A tensão política da época foi explorada por Machado de Assis na crônica de 24 de setembro – quando já tinham ocorrido os primeiros bombardeamentos – sob a forma de metáfora. Num sonho, o narrador se vê morto, viajando para a lua, lugar do juízo final. O julgamento do autor sobre o regime ditatorial foi expresso nesse contexto, representado na figura do dicionário.
- ItemO bibliotecário como agente socializador na disseminação da informação sobre meio ambiente: relato de experiência(Ed. da FURG, 2006) Martins, Mariza Silveira; Cipolat, SabrinaA preocupação com o meio ambiente está inserida em várias áreas do conhecimento e presente no cotidiano de diferentes tipos de profissionais. Fornecer informações, com o intuito de alcançar um comportamento ecologicamente correto, gerando pensamentos críticos e atitudes conscientes com relação ao ecossistema, também são tarefas do profissional bibliotecário. Colocar em prática tais atividades biblioteconômicas, através de métodos não-convencionais, foi o fator motivador que impulsionou o desenvolvimento deste trabalho, no qual crianças da 1º a 4º série da Escola Barão de Cerro Largo, localizada no município de Rio Grande, RS, pudessem participar de uma Trilha Ecológica e visualizar a natureza devastada e a natureza protegida, através da montagem de cenários e da narração de uma história infantil.
- ItemMinicurso de letramento informacional: competência informacional(2021) Silveira, Juliana Alves Da; Pinto, Amanda das Neves; Silveira, Paola Carvalho daSão necessárias outras formas de ensinamento além do teórico, dentro das universidades, um tipo de ensino seria o letramento informacional, objetivos centrais seriam auxiliar os alunos ingressantes na universidade na parte da pesquisa e escrita, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, por fim vimos a necessidade de criação de uma minicurso com 3 matérias bases retirados do QSL do Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
- ItemDivulgação Científica da Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação(2019) Lira, Edna Karina da Silva; Gonçalves, Maison Roberto Mendonça; Miranda, Angélica Conceição DiasApresenta a importância de publicizar o conhecimento produzido à sociedade. O estudo teve por objetivo geral apresentar a indexação da revista Biblos no software de referência Mendeley e por objetivos específicos: a)apresentar a indexação da revista Biblos no Mendeley e b) apresentar os números indexados. Foram inseridos 7 volumes e 14 números na referida plataforma. A proposta encontra-se em andamento e outras formas de divulgação dos periódicos estão sendo estudadas.
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saude: estudo bibliométrico sobre a lei dos cuidados inversos.(2010-10-25) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre desigualdades no acesso a saúde, realizado a partir da análise das citações feitas a um artigo da área médica. O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A Lei dos Cuidados Inversos em 1971 foi analisado quanto às características de impacto, dispersão geográfica e, através das co-citações, foram identificados os trabalhos e autores que compartilham um mesmo espaço cognitivo com o autor. O artigo foi citado 528 vezes no período (1971-2010), um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema. Houve um crescimento no número de citações ao longo do período. O artigo foi citado por autores de 34 diferentes países, incluindo o Brasil. Dois autores, incluindo um brasileiro, compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado. Os resultados também mostraram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas últimas décadas, e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- ItemEducação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente(2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana InêsEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saúde: estudo bibliométrico sobre a Lei dos Cuidados Inversos(2010) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre desigualdades no acesso a saúde, realizado a partir da análise das citações feitas a um artigo da área médica. O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A Lei dos Cuidados Inversos em 1971 foi analisado quanto às características de impacto, dispersão geográfica e, através das co-citações, foram identificados os trabalhos e autores que compar tilham um mesmo espaço cogn itivo com o autor. O artigo foi citado 528 vezes no período (1971-2010), um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema. Houve um crescimento no númer o de citações ao longo do período. O artigo foi ci tado por autores de 34 difere ntes países, incluindo o Brasil. Dois autores, incluindo um brasileiro, compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado. Os resultados também mostraram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas últimas décadas, e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- ItemO repositório digital como instrumento para preservação e acesso ao patrimônio arquivístico documental(2013) Lampert, Sérgio Renato; Flores, DanielO presente artigo aborda aspectos relacionados à utilização do repositório digital como recurso para preservação, acesso e armazenamento de documentos arquivísticos digitais, e seu envolvimento com princípios e conceitos da arquivística, bem como da preservação digital. Este estudo está centrado na problemática de garantir o armazenamento e proporcionar acesso contínuo aos documentos digitais de caráter permanente. Para tanto, foram reunidos conceitos acerca de documento digital, sob a perspectiva do patrimônio documental, assim como considerações que proporcionaram identificar o repositório digital como uma solução que possibilita preservar documentos digitais. Da mesma forma, foi possível relacionar softwares para repositório digital, a fim de apontar suas características e averiguar o desempenho destes para preservação, acesso e armazenamento de objetos digitais
- ItemOs Sistemas de workflow em arquivística: a identificação dos modelos e a análise das ferramentas(2010) Lampert, Sérgio RenatoApresenta a tecnologia de workflow sob a ótica da arquivística, apontando os sistemas de workflow, bem como a identificação dos modelos e a análise das ferramentas. Com base nos critérios deste estudo foi possível identificar uma gama de ferramentas que promovem funções arquivísticas. A análise deu-se apenas nas ferramentas identificadas como sendo Sistemas de Gestão Documental (DMS), as quais são: Agorum Core, Alfresco, ArchivistaBox, KnowledgeTree, Maarch e Owl Intranet.
- ItemCriação de um banco de dados para o centro de atendimento terapêutico e social - CATES(2012) Rodrigues, Mateus de Moura; Silva, Anderson Vargas da; Castanho, Denise MolonO presente trabalho apresenta o relatório das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Arquivologia da UFSM, elaborado como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Arquivologia. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atendimento Terapêutico e Social (CATES). O relatório expõe a realidade arquivística encontrada na organização através do diagnóstico, onde ficou clara a necessidade de implementar um banco de dados para o gerenciamento da informação dos pacientes e atendimentos realizados no órgão. Posteriormente ao diagnóstico foi elaborada uma proposta de trabalho que proporcionou a modelagem de um banco de dados que atendesse as necessidades do CATES.
